Monday 31 October 2005

Processo criativo


- Epá. Que logo tão fixe. Isto é o quê? "Target"? Segunda maior cadeia de retalho nos Estados Unidos? Que coincidência... até tenho aqui um cliente que me pediu um logo novo. Deixa cá ver... para já, saco este da net.
Hmmmmm. Isto pede um "C". Corto por ali, arredondo as pontas. 'tá giro, sim senhor. Agora altero um pouco as proporções... ora beeeemmmm. E uma bolinha no centro? Assim fica um pouquinho mais diferente. Também não convém exagerar... Agora um gajo vende isto ao cliente como sendo simplificação, o "c" de copyright (a ver se eles não se lembram de perguntar porquê, que senão estou lixado). Agora pego naquela fonte da Volkswagen dos anos 70 (já ninguém se lembra). c... o...n... - nááá, este está mal. Redesenha-se o "n". E, já agora, o "e". Olha, uso o "m" como base, que dá menos trabalho. É isso. Já fica diferente. Ainda lhes vendo a fonte, caraças. Blá, blá, blá, fonte desenhada à mão, e o caralho.

E cores? Bah, o melhor é deixar esta. Digo-lhes que mantive uma das cores originais deles. Claro: reconhecimento imediato, associação cromática presente, mando umas larachas sobre a psicologia das cores que os gajos são uns bacocos que só sabem é vender presuntos: "vermelho representa, no subconsciente, um alto envolvimento, competitividade, prazer, paixão, energia, alegria e vitalidade". Tunga, já os comi.


P.S.: Este texto não é um relato factual. A agência que desenvolveu este logo, desenvolveu, ao mesmo tempo, este:

Portanto, até admito que a fonte de um deles se possa ter baseado na do outro, e deixo a Volkswagen em paz...

Pffffff...

Hoje estou assim. Alguém me insufle.

A vida na cidade

Descobri outro dia esta canção, achei engraçada. Portanto ficam aqui, nos asteriscos sonoros de hoje, os Mattafix.

Ser criança é...

Hoje, ao sair da escolinha do puto, reparei num painel no qual se tinha inscrito as palavras "Ser criança é...". Tinha sido pedido a cada miúdo que ele desse uma definição, que depois foi inscrita numa folha A4, e, de seguida, cada um ilustrava a sua. Saltou-me à vista um, que definiu o "ser criança é..." - "ser português". Coitadinho. Tão pequenino e já tão ciente da verdade. Voltei para trás, para me certificar: não foi o meu. Esse achava que era "ser pequeno".
Ser criança é ser português e ser pequeno?
Resignamo-nos a olhar para trás, ver o nosso reflexo aumentado na concavidade da história, só para voltarmos a olhar para o nosso umbigo presente e verificarmos, com um suspiro, que agora já não há nada a fazer?
Não é por mal, mas foda-se, cada vez parece mais que sim.

Friday 28 October 2005

Dar bandeira(s)

Shit happens

Foi este o desabafo do presidente do Belenenses, ao ter de justificar o despedimento do treinador. E tem toda a razão.
Mas porque será que, por estes lados, a merda só acontece na política e no futebol? Será que são o esgoto deste país? É que se for, há uma inversão de papéis: deviamos ser nós a despejar em cima dos senhores, e não ao contrário.

Dura lex, sed lex

- Então, minha senhora, diga lá ao tribunal: qual é a sua ocupação?
- Sou puta, sô dôtor juiz.
- Prostituta!
- Santinho.

Eclipse repetido

Para o fim-de-semana ficam mais dois asteriscos sonoros; aliás, bem vistas as coisas, fica só um: a Innocent Bystander esteve sem acesso à net, portanto não apanhou a Bonnie Tyler, que assim fica em repetição. E, já que estamos a falar em repetição, "Ora bem, cá vou eu outra vez", tradução liberal da canção dos Whitesnake que também aqui fica, a pedido dela.

Thursday 27 October 2005

Arigato

Já não há desculpas para não arrumar pelo menos as t-shirts.

Mais um tiro no próprio pé...

Mais utilidade pública

Podem descarregar aqui um documento bem esclarecedor sobre a gripe das aves - só tem cinco páginas, mas resume bem o que se possa querer saber. Como foi elaborado em Setembro, é bastante actual.
É só clickar (com o botão da direita do rato e seleccionar para guardar) no botão abaixo.

Se não tiverem o Adobe Reader no computador, na barra da direita, em baixo, têm o link para o descarregar gratuito.

Incógnitas

Hoje, sem razão aparente, estou um pouco assim.

Wednesday 26 October 2005

80's


Hoje vou a uma festa dedicada à música dos anos 80. Vai ser tão mau, tão mau, tão mau, que vai ser bom. Mexer-me muito, é que não vai dar...

Mentiras em cheio na veia

Mais duas anotações no asteriscos sonoros, ambas vindas daqui.
Um baixo de duas cordas (!), um tipo que conseguia tocar dois saxofones ao mesmo tempo e um baterista. Estes eram os Morphine, que acabaram em 1999, quando o vocalista/baixista colapsou num palco em Roma e morreu. Esta canção é do "Cure for Pain" e é, de longe, a minha favorita deles. A tocar muito alto.
O segundo asterisco é da Rollins Band, que mais não é do que um veículo para o Henry Rollins pôr cá fora música. O que eu me ria com o video desta canção, com ele vestido de Superhomem.
Para quem gosta de rir e/ou ouvir histórias bem contadas, vale a pena ouvir os discos a solo dele, que mais não são do que palestras ao vivo dele, a ler e comentar passagens do diário.

Caos

Talvez tenha finalmente chegado a altura de arrumar o estaminé...
Ou será que vou passar a assumir que só o idiota arruma e que o génio controla o caos? E onde é que pus a #$%!& da caneta de acetato?

Para uma descrição on-line do caos, cliquem na imagem.

Tuesday 25 October 2005

É agora, é agora!!


My blog is worth $19,194.36.
How much is your blog worth?



Quem é que compra? É que é uma motita nova toda janota!!
Visto aqui

Caixa de óculos

Pronto. Já regressei ao meu estado normal.

Asteriscos pedidos

Agora, sim. E sem falhas, que já tenho comigo os apontamentos. Reinicia-se a colocação de asteriscos sonoros apontados.
A primeira é do Meat Loaf. Foi mencionada já há uns bons tempos, e ficou em stand by, admitidamente também por resistências minhas. Só que depois um tipo põe-se a prometer coisas irreflectidamente, e pronto. Lá vai ter de ser, desculpa lá, . Quem pediu foi a B-Good.
E, para não se perder a embalagem, a Innocent Bystander, ao ler "Meat Loaf", não fez mais nada que não fosse lembrar-se da Bonnie Tyler, que cantava esta composição do Jim Steinman (o mesmo do Meat Loaf).
Seja como for, diga-se o que se disser sobre a canções, as recordações estão lá todinhas.

Semana do Demo

Esta semana está a correr muuuuuuiito bem, sim senhora. Acho que racharam no Sábado e hoje entregaram a alma ao criador.

É o que eu digo: a continuar assim, este Sábado estala a Terceira Guerra Mundial. E sobre essa, dizia o Einstein: "Não sei com que armas vai ser disputada a Terceira Guerra Mundial, mas sei que a Quarta será disputada com paus e pedras".

Monday 24 October 2005

Em crescendo

Este últimos dias não estão a correr nada bem. Agora, para cúmulo dos cúmulos, este desapareceu. Primeiro era todo colorido e alegre, depois passou a monocromático mas ainda mandava uma larachas e agora defuntou-se.

Se contabilizar a semana como tendo começado no Sábado, pelo próximo Sábado estala a Terceira Guerra Mundial. Está a correr bem, sim senhor, isto.

Acertei?

Afinal, lembrei-me duma canção que era para ser colocada aqui, e que eu tinha anotado há uns tempos. Também é dos Soundgarden, e acho que foi ela que mencionou esta canção. Como isto é de memória, corrijam-me se estou enganado.

Já fui corrigido. A menção veio daqui.

Asteriscos defuntos e caídos

Na sexta-feira anunciei, com alguma pompa, que os asteriscos sonoros se iriam reger por algumas preferências que eu fui anotando ao longo dos últimos tempos. Claro que isto só funciona, se o génio que toma estas resoluções se lembra de ter consigo esses mesmos apontamentos, coisa que hoje não acontece...
No entanto, e já que está a dar o hino da URSS, dou-lhe continuação com outro. Este, só muito raramente o vão voltar a ouvir, porque já nem o país existe: é o hino da Alemanha do Leste. Aquilo podiam ser tudo económias desfeitas, mas hinos os rapazes sabiam escrever, lá isso... Quem estiver para aí virado, atente aos instrumentos de corda (sobretudo os violinos). Dá-me calafrios.
A letra fala sobretudo da reconstrução do país; manteve-se actual até ao fim, portanto.
Excepcionalmente, fica um segundo asterisco sonoro, por duas razões: primeiro, porque sei que anda por aí quem aprecie (mesmo sem anotações!) e segundo, porque há três dias que, de facto, eu "Fell on black Days" - Soundgarden.

KM 8

"Isso não é óleo. A autoestrada é que é mal feita, e o alcatrão é muito escorregadio. Temos aqui acidentes dia-sim-dia-sim."
Foi esta a resposta do GNR, quando lhe chamei a atenção para o facto de a A5, naquela zona estar muito escorregadia, e de eles terem de limpar aquela zona toda. E eu falava por experiência própria, que tinha acabado de enfaixar a minha mota debaixo do último carro de um acidente com 6, por alturas do quilómetro 8. Umas horas antes, com direito a sair na página 56 do Correio da Manhã, a ex-mulher do João Pinto tinha destruido o seu carro, precisamente no mesmo sítio.
O bombeiro disse-me exactamente a mesma coisa. O único que disse que a culpa era das pessoas andarem depressa demais, foi o caramelo da Brisa (que são os gajos que deviam ser processados...).
De resto, os representantes do estado naquela situação, acham perfeitamente normal uma autoestrada ser uma armadilha. Enfim. Resultados:
não fui ao autódromo do Estoril (ia a caminho dele, Sábado de manhã), tenho a mota com a carenagem rachada e empenada, um pisca partido, a manete do travão pulverizada, tenho o ombro direito semi-imobilizado, a perna do mesmo lado nas cores do arco-íris, dores musculares até na orelha, um dedo mindinho imobilizado, umas calças no lixo e só entrei em casa depois de endireitar as chaves à porrada (o que até poderia ser um escape bom, não fosse pelo facto de me doer tudo, de cada vez que lhe marrava).
Foi um fim-de-semana bestial, portanto. Pelo meio ainda descobri que, muito provavelmente, a mota não vai passar na inspecção, que vai ser obrigatória a partir de Janeiro - o dono anterior montou-lhe um escape diferente, e não guardou o original.
Basicamente, hoje estou assim:

Friday 21 October 2005

Roubalheira

Sabotagem

Ontem ao fim do dia, falhou a electricidade por estes lados. Quando voltou, não tinhamos servidor e só hoje veio o técnico. Já agora, o mito é realidade: basta mesmo só fazer off - on...
As consequências foram dramáticas: a malta daqui teve de abdicar das gajas nuas e eu não pude actualizar os asteriscos sonoros, tal como tinha prometido / ameaçado.
Isto baralhou-me o horário e, como consequência, os asteriscos sonoros para o fim-de-semana ficam durante quase três dias.
A partir de hoje, e enquanto durar, os asteriscos são determinados pela lista de barulhos que fui apontando por aí: fica, portanto, o hino da União Soviética, pelo Coro do Exército Vermelho, que andou feito bola de ping-pong entre mim e a Innocent Bystander; é de elogiar, que os novos donos da Rússia o mantiveram, alterando somente a letra - aquilo é que é um hino, senhores!
Fica aqui, também, o David Bowie, porque li num jornal.
Relembro, que ainda podem, até segunda-feira, descarregar o "Comunicado do MLCM" e a entrevista da Rádio Mocambique ao N'Jomba. Basta clickar com o botão da direita do rato e escolher 'Save as' .

Vrum vrum

Este fim-de-semana, podem-me encontrar aqui.

Para além do programa principal, vai haver o Porsche Cup, patrocinado pela FHM...

Vingança

Cavaco Silva já anunciou que é candidato à presidência da República.
João Soares reagiu, dizendo que há um empate técnico e que espera que ganhe o candidato apoiado pelo PS.

Thursday 20 October 2005

Filosofia

pragmatismo (Gr. prágma, prágmatos, negócio, acção), s.m. doutrina filosófica que adopta como critério da verdade a utilidade prática, identificando o verdadeiro com o útil.
Dicionário Universal da Língua Portuguesa, 1ª edição, 1995, Texto Editora
- O que pensa da morte?
- Sou contra.

Serviço de utilidade pública

Tendo em conta que não será pelos meios de comunicação, mais interessados em vender e ter audiências, que se terá alguma informação verdadeiramente útil sobre isto, podem descarregar aqui o pdf dum documento emitido pela Organização Mundial da Saúde sobre a Gripe das Aves.
É só clickar (com o botão da direita do rato e seleccionar para guardar) no botão abaixo.

Se não tiverem o Adobe Reader no computador, na barra da direita, em baixo, têm o link para o descarregar gratuito.

Wednesday 19 October 2005

Baralhação aproveitada

Outro dia, a Nana fez uma confusão e escreveu "Scorpions" em vez de "Marillion" (pensavas que passava em branco, escondidinho nos comentários, não?). Facto é, que me deixou um escorpião atrás da orelha, e hoje ele decidiu mandar uma ferroada: da minha orelha para a vossa, a oitava canção do CD "Summer Balladas" oferecido ao Zé Leonardo Silva, dos Scorpions nos asteriscos sonoros.

Última oportunidade

Para quem ouviu e queria mas ainda não o fez e para quem nunca ouviu: até segunda-feira é a última oportunidade para descarregarem o "Comunicado do MLCM" e a entrevista da Rádio Mocambique ao N'Jomba. É clickar e escolher 'Save as' do menu. Segunda-feira vou ter de limpar o servidor, porque estou perigosamente no limite.
Se não conhecem, arrisquem e façam o download, que vale a pena.
Se vos der uma mensagem de erro, é porque ultrapassei a largura de banda: é esperar um hora e tentar de novo.

Brainstorming


- Então, já temos um logótipo novo. Agora precisamos duma assinatura. Uma assinatura que nos aproxime do cliente, não duma maneira espacial, como era até agora, mas duma maneira mais íntima, estão a ver?
- E se usássemos uma frase que se diz ao telefone? O que um cliente nosso diria ao outro?
- Epá, mas os outros já têm isso...
- Ah, pois, mas funciona; está provado.
- Lá isso... e se fosse "Como vai isso?"
- "Como estás?"
- Hmm, isso é muito giro, mas
os outros já têm igual.
- Então e se for "Até logo"?
- "Até já"?
- Epá, boa!
- Porreiro.
- É moderno, como
os outros. E ainda podemos dizer que é em português, os outros roem-se todos.
- Fica isso, então. Como isto era para demorar duas horas, dá para irmos em almoço prolongado. Parabéns a todos, bom trabalho. Muito original.

Tuesday 18 October 2005

Apêndice defunto

Em estreia absoluta por aqui, admitidamente tarde, fica uma canção em português nos asteriscos sonoros.
Claro que é uma questão de opinião, mas é uma estreia em grande: Mão Morta, com "Sangue no Asfalto".

P.S.: É mazé uma granda mentira. O Crow chamou-me a atenção para o facto de já por cá ter passado "A minha Sogra é um Boi" dos Mata-Ratos e eu depois lembrei-me que a estreia absoluta foi "Morte aos Ciquelistas" dos Comme Restus. Tenho de começar a apontar os sons que por cá passaram.
"Apresentaaaaaaar arma... apontaaaaaaar...".

Interrupções


Não lhe cairam os parente na lama, foi mais os dentes na palavra.

Monday 17 October 2005

Reuniões ou Bronco mais bronco, não há

Depois de serem explicados os novos lançamentos de uma marca de produtos cosméticos:
- Basicamente, então, o que vai ser lançado em 2006 é para resolver problemas que, supostamente, os produtos lançados em 2005 já resolviam, certo?
Segue-se a nota mental: o consumidor é burro.

Infecções

Avizinha-se uma bela duma semana, bem recheada de trabalho. Aviso já. Assim ninguém estranhará se o que mais mudar aqui forem os asteriscos sonoros, que hoje se atiram aos The The. Chamá-los de "grupo" é um exagero, porque eles eram só um, o Matt Johnson, que ia mudando a formação a seu bel-prazer, consoante o que lhe ia na cabeça. A mesma cabeça que rebelou contra o seu dono, depois de gravado o disco do qual é retirada esta canção: foi física e psicologicamente tão estenuante, que o rapaz teve de ser internado durante uns meses, com um colapso generalizado do corpo e da mente.
Ficou um dos álbuns mas extraordinários dos anos 80, e a descoberta da Neneh Cherry, que até aparecia no video do "Slow Train to Dawn", deste disco, que, no entanto, não é o som que estão a ouvir: fica o "Infected", a minha canção favorita e a que dá o título ao álbum.
É a de hoje, também por causa deste trecho:
"(...)
I can't give you up, 'till I've got more than enough,
So infect me with your love -
Nurse me into sickness, nurse me back to health,
endow me with the gifts ot the man-made world.
(...)"

Friday 14 October 2005

Traço ponto traço

18 anos

Entre as duas canções dos asteriscos sonoros para o fim-de-semana, ficam 18 anos. A dos Marillion é tirada do último disco deles que ainda prestou para alguma coisa, a da Carla Bruni do único disco que ela lançou, pelo menos até agora.
Apeteceu-me ouvir estas duas hoje, não há razão nenhuma para as colocar aqui e não têm nada a haver uma com a outra.

Fossa

Não. Não vou falar das minhas fossas nasais, isso já foi amplamente ilustrado no post anterior.

Este é um pedido pessoal: passem por , dêem-lhe uma palavra amiga e um abraço / beijo, que ele merece. Obrigado.

Dou gostibado


Dada ze desberdiça, dudo ze abroveida? Beeeeuuuuurk!

Sic transit gloria lusitanii

08:00 - Abrem as urnas no país.
08:01 - Pedro Santana Lopes é o primeiro a votar, vindo directamente da noite lisboeta.
10:30 - Sócrates foi votar num avião Falcon da Força Aérea.
11:00 - Pedro Santana Lopes vai para casa dormir.
12:00 - Mário Soares acorda.
12:05 - Mário Soares adormece.
13:00 - Maria Barroso acorda Mário Soares e diz-lhe que já são horas para ir cumprir o seu dever cívico.
13:01 - Mário Soares diz que não vale a pena, sente que Sócrates já ganhou.
13:02 - Maria Barroso lembra que as legislativas já passaram, hoje são autárquicas.
14:00 - Mário Soares engana-se na secção de voto.
14:10 - Agora sim, Mário Soares consegue votar.
14:15 - Mário Soares apela ao voto no filho João Soares em Sintra, dizendo que se encontra em empate técnico com Fernando Seara.
14:30 - Maria Barroso pergunta a Mário Soares se votou em consciência.
14:40 - Mário Soares diz que não se lembra onde pôs a cruz.
15:00 - Carrilho vota e não cumprimenta o presidente da mesa de voto.
15:20 - Maria Barroso descobre uma cruz na mão de Mário Soares.
15:30 - Jerónimo passa a tarde na sua sede partidária a rebobinar as cassetes com os discursos dos dias de eleições e a ouvir a "Internacional".
16:00 - Comissão Nacional de Eleições (CNE) acusa Mário Soares de violação clara da lei eleitoral que proíbe que no dia das eleições seja feito um apelo ao voto. Como se trata de um ilícito eleitoral de natureza criminal, é um crime da responsabilidade do Ministério Público. É a segunda vez consecutiva que Mário Soares viola a lei, depois de ter apelado à maioria absoluta de Sócrates no dia das eleições legislativas.
16:30 - Mário Soares dorme profundamente.
17:00 - Levantam-se vozes no Largo do Rato a favor do fim do apoio socialista à candidatura presidencial de Soares.
17:30 - PS retira a confiança política a Mário Soares.
17:35 - Mário Soares vai concorrer como independente renegado, mas não sabe porque está a dormir.
18:00 - Analistas políticos prevêem que nas próximas sondagens o candidato independente Mário Soares apareça à frente de Cavaco Silva.
19:00 - Projecções dão grandes vitórias ao PSD e PSD/CDS, neste dia de eleições.
19:01 - O "emplastro" corre da sede do PS para a sede da coligação PSD/CDS na Avenida dos Aliados.
19:05 - Carmona esmaga em Lisboa, Rio ganha com maioria absoluta no Porto.
19:05 - O empate técnico (diferença de 1%), de que Mário Soares falava em Sintra, afinal traduziu-se numa diferença de 13%.
19:05 - Carrilho chora como uma criança, num quarto do Hotel Altis.
19:05 - Cavaco chora a rir com os resultados e engasga-se com uma fatia de bolo-rei.
19:05 - Sócrates diz a Jorge Coelho que nem tudo correu mal, pelo menos o convencido do Carrilho que se acha mais inteligente e bonito, perdeu.
19:10 - João Soares, volta a perder, agora em Sintra... tomou-lhe o gosto.
19:15 - João Soares culpa o seu pai pelo mau resultado e nunca mais quer o seu apoio.
19:20 - João Soares pensa já nas próximas autárquicas, mas arriscando uma candidatura numa presidência de junta de freguesia da margem sul.
19:30 - Mário Soares acorda e telefona ao filho a dar os parabéns.
19:31 - Maria Barroso aconselha Mário Soares a ir para a cama.
19:32 - Mário Soares não hesita e vai.
19:33 - Mário Soares já ressona.
19:35 - Poeta Alegre abre uma garrafa de champanhe para festejar o dia pouco feliz no clã Soares.
19:40 - O paraquedista, cacique e populista Avelino Ferreira Torres, perde em Amarante e culpa o "Sr. Mota-Engil".
19:45 - Avelino tenta sair de Amarante rumo a Marco de Canaveses, mas perde-se na cidade que não conhece. Pede ajuda, sem sucesso. Pára o carro para se acalmar. Quem sofre são os caixotes do lixo e os bancos de jardim.
19:50 - Isaltino sente-se cansado, e é aconselhado pelo sobrinho a tirar umas férias na Suiça.
20:00 - Fátinha Felgueiras vence categoricamente, apesar de ter estado de férias no Brasil nos últimos dois anos.
20:05 - Poeta Alegre abre nova garrafa de champanhe, agora pela derrota pessoal de Sócrates.
20:10 - Avelino anda perdido ás voltas numa rotunda de Amarante.
20:15 - Jorge Coelho sacode a água do capote e esconde-se numa toca.
20:20 - Major Valentim, prepara-se para discursar, a azáfama na sala é a grande, recorre de um apito valioso para impor o silencio na plateia.
20:21 - Discurso inflamado e paroquial do Major de Gondomar.
20:30 - António "Limiano" Guterres, sente-se aliviado com este novo terramoto eleitoral, a fazer lembrar a tragédia, o horror e o drama de 2001.
20:35 - Poeta Alegre, abre a terceira garrafa de champanhe, agora sem motivo aparente.
20:50 - Avelino bate de carro contra um alvará de construção da Edifer e culpa o "Sr. Mota-Engil".
20:55 - Carrilho faz um discurso patético, não reconhece a derrota, não felicita o vencedor Carmona, e Bárbara Guimarães dá-lhe um beijo num cenário "kitsch" a fazer lembrar uma telenovela venezuelana.
21:00 - Jerónimo de Sousa carrega no play e desbobina a cassete, ouvem-se os grandes clássicos nestas ocasiões: "uma grande vitória para a CDU,enfim uma vitória dos trabalhadores e de toda a classe operária", "a luta continua", "uma pesada derrota para a direita", "um cartão vermelho ao governo", "fascismo nunca mais", "camaradas vamos cumprir Abril", "um rude golpe para o lobby económico-financeiro e dos interesses capitalistas no país e, quiçá, no mundo" "25 de Abril sempre","blábláblá", fim da cassete.
21:04 - Membros do secretariado do Comité Central do PCP mudam as pilhas de Jerónimo de Sousa.
21:05 - Até agora, só Valentim Loureiro elogiou Sócrates.
21:10 - Povo de Felgueiras festeja nas ruas a vitória de Fátinha. O povo grita: "uma grande senhora" ,"a autarca mais séria e honesta de Portugal", "uma mulher que não foge à luta", "fez-se justiça".
21:15 - Francisco Louçã enumera as conquistas, só possível pelo seu reduzido número. O B.E continua desconhecido no interior do país.
21:15 - Carrilho chega a casa, olha para uma fotografia sua, dá-lhe um beijo e pergunta como foi possível.
21:20 - Sócrates discursa para a comunicação social e para mais três pseudo-notáveis do partido.
21:25 - Marcelo Rebelo de Sousa, descarrega veneno contra a direita e contra a esquerda, há mais de duas horas, num canal de televisão.
21:30 - Avelino é apanhado no meio da caravana automóvel do PS, é vilipendiado por populares, mas descobre finalmente uma saída de Amarante.
21:40 - O Poeta Alegre telefona a Carrilho para o confortar, diz-lhe que ser filósofo não chega e canta-lhe: "ser poeta é ser mais alto, é ser mais alto que os homens".
21:41 - Carrilho desliga-lhe o telefone na cara.
21:50 - Bárbara Guimarães, obriga Carrilho a dormir no sofá da sala, de castigo pelos miseráveis 26%.
22:00 - Pelo sim, pelo não, Fátima Felgueiras compra uma viagem de ida para o Brasil e põe apenas uma muda de roupa num saco azul, porque já está cheio.
22:10 - Carrilho desata a chorar novamente.
22:15 - Mário Soares acorda para cear.
22:16 - Mário Soares bebe um copo de leite e come uma cavaca.
22:20 - Mário Soares pergunta a Maria Barroso se aconteceu alguma coisa no país.
22:20 - Maria Barroso pede encarecidamente a Mário Soares que se deite.
22:30 - Avelino chega a Marco de Canaveses, mas é mal recebido; refugia-se no estádio que tem o seu nome, e adormece no banco de suplentes a acusar o "Sr. Mota-Engil".
22:45 - Carrilho, agarrado a um gato de peluche do Dinis Maria, adormece a ver o vídeo oficial da campanha.
23:00 - Mário Soares não consegue adormecer. Diz a Maria Barroso que a cavaca era indigesta.
23:30 - Afinal o furacão "Vince" chegou mesmo a Portugal, pelo menos ao Largo do Rato... Alguém terá dito que a culpa é do "Sr. Mota-Engil".


Prémios da noite

Prémio Celebridade Frontal para Avelino Ferreira Torres com: "A culpa é do Sr. Mota-Engil".
Prémio Dom Quixote de la Gondomancha para Valentim Loureiro com: "Gondomar não é de um Zé-Ninguém, é dos gondomarenses".
Prémio Ferrero Rocher ("Ambrósio, apetecia-me algo...") para o discurso completo de Carrilho.
Prémio Próstata do Ano para Mário Soares com: "Toda a gente sabe que há um empate técnico e espero que se decida a favor do candidato socialista, ou seja, o João Soares".
1º lugar, Ordem de Mérito (distinção que galardoa actos ou serviços meritórios praticados no exercício de funções públicas ou privadas ou que revelem desinteresse e abnegação em favor da colectividade) para Fátima Felgueiras com: "Foi a vitória da Democracia!".

recebido por e-mail

Thursday 13 October 2005

Templos caninos

Para hoje, os asteriscos sonoros são ocupados por mais uma promessa, depois de ter aparecido num comentário o nome do Chris Cornell, vocalista dos Soundgarden. Antes de estes serem conhecidos, antes de existirem os Pearl Jam, havia um grupo chamado Mother Love Bone, cujo vocalista (olha a originalidade) morreu de overdose. Juntaram-se os amigos, e fizeram uma banda de tributo, que editou um disco. A banda chamava-se Temple of the Dog, gravou um disco, e só vendeu alguma cosinha quando desapareceu e deu lugar aos Pearl Jam. Apesar de na primeira das duas canções o vocalista ser o Eddie Vedder, ele só deu uma perninha no grupo: o vocalista principal era o Chris Cornell. Mas-que-vo-zei-rão!
Como ultimemente tem sido habitual, quem quiser saber mais, é só clickar no link.

Crédito

Mandaram-me isto em PowerPoint, e não resisto em partilhar:

Para o aniversário da sua esposa ou namorada, escolha um "Visa Gold". A sua parceira ficará encantada e grata por você lhe ter oferecido um prenda de tanto valor.
"Visa Gold" está na moda e só as grandes senhoras é que têm.
Não falhe, e ela fará de si um homem muito feliz, como você a tornou a ela.

É só clicar no logo
Obrigado, Rodrigo

Wednesday 12 October 2005

Vende-se tudo por nada

Os asteriscos sonoros de hoje tem a haver com o post anterior, sobre a lenta invasão de gente à procura de fazer dinheiro com blogs.
É um sketch dos Arrogant Worms.
Entretanto, o post sobre o aniversário do Zé Leo Silva sofreu duas alterações: A Innocent Bystander chamou-me a atenção para o facto de a Paulinha ter oferecido um CD dos D'ZRT, o que estava manifestamente errado, claro, e, se forem a meio do texto, agora há um acompanhamento musical. É clickar na setinha do play.

Comercialite

Até acho que têm montes de piada, mas recuso-me a linkar ou ler os blogs dos Markls, Nogueiras, Gatos Fedorentos, Niltons (a este, por acaso, nem acho piada por aí além). Para mim, um blog serve para uma pessoa se divertir e divertir os outros, e se se tiver uma opinião, parva ou não, melhor ainda.
Um blog não devia servir para vender os livros, linkar o endereço do manager para marcação de espectáculos, reciclar as piadas dos livros que já esgotaram. Façam um site e libertem a blogosfera.
Talvez seja um lírico, mas eu acho que um blog não deve ser um veículo comercial. É a perversão dum blog. Daí não os ler e não os colocar aqui à direita. A ver se tinham um blog ANTES de editarem livros, aparecerem na televisão ou serem ouvidos na rádio...
Não falta muito, e hei-de receber um comentário anónimo a dizer "Olá, adorei o teu blog! Tenho um blog sobre como fazer rir. Passa por lá e compra-me um livro.".

P.S.: O sublinhado NÃO é um link, pois claro.

Tuesday 11 October 2005

Aniversários têm silvas

Chez Silva, anda tudo numa lufa-lufa. São 10 da manhã de Sábado, e hoje é o dia da festa de aniversário do José Leonardo: 15-anos-15.
O Sr. Silva vê aproximar-se, com grande expectativa, a altura em que finalmente transporá a soleira da porta de entrada uma criatura que seja mais digna das suas atenções visuais, que desde que a Sra. Etelvina entrou lá em casa, acabadinha de casar com ele, as coisas foram como que um pouco sempre a descer. Está bem que 15 é um pouco novo, mas "já dá pa perceber como é que amadurecem, caraças".
A Sra. Etelvina está há quatro dias enfiada na cozinha, a preparar comes e bebes para as criancinhas, sobretudo porque o marido deu cabo dos primeiros dois dias de trabalho, bastando para tal 17 minis e um jogo da selecção. Claro que ela protestou, mas tudo se resolveu quando o Sr. Silva, no meio dos queixumes, a chamou de "pombinha" e lhe fez uma demonstração razoavelmente apaixonada de como ela é o sal da sua vida.
Quando na manhã seguinte acordou e olhou para o lado, o Sr. Silva lá exclamou que tinha "de beber menos, cum caneco!", atirando com quinze minutos de retórica básica e suor pela janela fora.
Resignada, mas não conformada, lá se voltou a enfiar na única assoalhada que domina a seu bel-prazer e tratou de refazer os pastéis de bacalhau, croquetes, pastelinhos de nata miniatura, coxinhas de galinha, rabanadas e chamuças. Hoje é dia de preparar as sandes (fiambre, queijo, mistas e paté La Piara, tudo cortado em triângulos), e ainda falta preparar o SunQuick.
Ontem à noite, por alturas da transmissão do "jogo do Mourinho, que é mazé um génio do caneco, pá", a Sra. Etelvina vingou-se do marido, dando-lhe gressinos quando ele pediu "algo para trincar", dizendo-lhe, ao mesmo tempo, que "a vingança serve-se fria". "Atão ao menos que sejam uma merda duns croquetes, caralho!" - "Olha, Alberto, de croquetes, então dos pequeninos, estou eu farta e não fales assim à frente dos miúdos!". A dobradiça da porta da cozinha já estava para ser mudada há uns tempos, agora vai mesmo ter de ser.
O Zé Leo, figura central das casa Silva por estes dias, também está num estado de excitação de considerável magnitude, sobretudo porque lá conseguiu convidar a Andreia para a festa. Entre o grupo de biltres no qual ele se integrou, esta é considerada uma "babe do caraças" - não muito elegante, até um pouco roliça, mas consideravelmente precoce e, segundo consta, "bastante activa". Claro que as hormonas tomaram conta da fantasia teenageriana, fazendo com que ele tenha apostado a sua colecção de Ginas em como "era desta".
Lá teve, também, de convidar o "Necas", que é um chato de galochas, mas o detentor de uma aparelhagem e do respectivo kit de luzes - há uns tempos até conseguiu juntar-lhe uma bola de espelhos - não é grave, que o "Necas" gosta de ficar a um canto a pôr a música, portanto até nem chateia muito.
De resto, vêm o "Ronco", um gandulo de 17 anos com a inteligência de uma folha de alface (o que explica o facto de andar na mesma turma com miúdos de 14 anos) mas com um bíceps de estivador, o que o torna automaticamente convidado para todo o lado, o "Tocas", melhor amigo do Zé Leo, companheiro de confidências e gamanços de revistas no quiosque do Sr. Américo, o "Pipo" e a namorada, a Carla, que são convidados para todas as festas, porque às tantas aquilo é um regalo para a vista, o "Cenas", que já esteve preso uma vez (por uma noite, que o pai estava inconsciente algures na Mouraria, e que jura que se "fartou de apanhar porrada da bofia", história que, com o passar dos tempos, foi ganhando em riqueza) e o "Vesgo", detentor de óculos com dioptrias de dois dígitos, mas tolerado pelos outros porque é quem deixa copiar nos testes.
Das raparigas, destaca-se as já mencionadas Andreia e Carla, mas vêm também a Paulinha, eterna apaixonada pelo Zé Leonardo, que ele lá teve de deixar vir, depois de muito ela ter pedido, a Marizé, que onde vai a Andreia, vai ela, a "Rucas", uma "miúda fixe" e a maria-rapaz da rua, que não tem medo de entrar numa briga ou de carrinho numa defesa mais física, as duas gémeas Mónica e Filipa, que a Sra. Etelvina insistiu e que são filhas da vizinha do nº 34, a Nita, que o "Tocas" pediu para vir, a ver se é desta que arranja coragem de a convidar para algum lado ("Talvez até lhe saque um beijo, pá!") e a Joaninha, que não deve nada à beleza, mas consta que é a tábua de salvação caso se tenha azar com todas as outras.
O Zé Leonardo está bestialmente contente com a sua escolha, especialmente por ter convidado mais duas raparigas do que rapazes, porque "pode ser que uma ou duas não queiram", o que, olhando para a selecção de espécimens do sexo masculino, é de um optimismo gritante.
Chegada a hora do lanche, com o "Tocas" já presente desde o almoço e o "Necas" há umas duas horas para montar tudo na garagem das traseiras, os convivas lá vão chegando, sendo prontamente levados para o espaço pela Dona Etelvina. O Sr. Silva colocou a televisão ao lado da porta da sala, de modo a não perder pitada do que ali vai entrando e, por alturas da Andreia, não consegue deixar de escapar um ligeiro desabafo de espanto, prontamente disfarçado com "'tava-se memo a ver qu'ias perder a bola, meu granda nabo!", seguido de um arroto, que dez minis estavam a necessitar de aragem.
A Sra. Felismina, por causa dos bicos-de-papagaio, é incumbida de se sentar numa cadeira na garagem, "para evitar chatices", nas sábias palavras da sua filha, enquanto que o Zé Francisco, o benjamim da família, é mandado para o desterro do seu quarto.
Na garagem, entretanto, o Zé Leonardo já recolheu os 5 CDs dos D'ZRT (um por rapariga (as gémeas dividiram), menos da "Rucas", que lhe ofereceu umas caneleiras e da Paulinha, que lhe ofereceu um livrinho "Amor é..."), um porta-chaves feito dum prego de 17 cms do "Ronco" ("Grunf, fui eu que dobrei, pá! Grunf!"), Um CD "Summer Ballads" do "Pipo" e da Carla, umas algemas com segredo do "Cenas", que ele jura ter "gamado a um bófia, enquanto me partiam a boca", uma enciclopédia da Verbo do "Vesgo" e um "Mini-guia das aves de Portugal" do "Necas".
O "Tocas" já o tinha presenteado, no segredo do quarto, com uma selecção criteriosa de revistas que o Sr. Américo não tinha tido debaixo do olho - o "Tocas" faz os 100 metros em 13,2 segundos.
Após algum tempo passado a mordiscar nos acepipes amontoados na mesa, a festa lá toma o seu rumo, sobretudo devido ao facto de o Zé Leonardo ter conseguido sacar à socapa uma garrafa de gin e uma de vodka da sala para a garagem (já para não falar na grade de Sagres que o "Ronco" parqueou no interior da garagem, embrulhada em papel de prenda - um esquema que, no caso do "Ronco", se poderá comparar à descoberta da pedra filosofal, caso se tratasse de uma pessoa de inteligência mediana). A Sra. Etelvina ainda ficou um pouco, mas, depois de uns olhares embaraçados do filho, decidiu desaparecer, confiando na atenção da sua mãe, que, no entanto, durou pouco: ao fim de 20 minutos a cabeça caia sobre o colo, e assim ficou.
Já um pouco tocados, os convivas optam por incentivar o "Necas" a pôr música ao que ele responde com uma selecção trazida lá de casa, rejeitada à quarta canção. As raparigas obrigam-no a passar os D'ZRT, sendo que o Zé Leonardo impõe que seja o CD da Andreia, "que é muito melhor". Três vezes "Para mim tanto faz" depois, dançado efusivamente pelas meninas ao som dos comentários dos rapazes (que ficaram ao lado, claro, o que serviu para cada um "tirar as medidas"), o "Necas" faz uma tentativa com Britney Spears, da qual é rapidamente dissuadido pelo "Ronco" com um torniquete de braço, apesar de saudado pelas raparigas. O problema, é que agora eles já estão mais descontraidos (graças aos senhores Larios, Smirnoff e Centralcer), e querem "dançar a sério". É tomada a decisão de aproveitarem o CD oferecido pelo "Pipo" e pela Carla, que arranca com o "Against all Odds" e assim vai em crescendo, até ao tema do "Titanic". Doze temas, que dão para definir (do primeiro ao sexto) o par: o "Pipo" com a Carla, claro, o que só durou em pé até ao "I will always love you", altura pela qual se enfiaram nas molas do velho sofá, para regalo dos outros imberbes, que iam lançando olhares por cima dos ombros das parceiras. O "Tocas", por ocasião do "Don't dream, it's over",

lá arranjou coragem e convidou a Nita, e ela não se fez rogada, que já estava à espera há uma data de tempo. A "Rucas" cedeu aos encantos do "Cenas", sobretudo depois dele lhe ter demonstrado como é que aplicou "uma cabeçada ao bófia gordo, acho que era o sargento, e uma joelhada ao capitão", antes de se pôr "a andar dali para fora". O "Vesgo", na qualidade de marrão e "enfiadinho" do grupo, espantou todos, ao não só conseguir dançar com as duas gémeas alternadamente durante doze canções, como sair da festa com elas, uma de cada lado. Foi a grande revelação do dia, e mesmo muitos anos depois, e vitimada por algum embelezamento factual, ainda será recordada na Picheleira a festa na qual ele ia alternadamente com uma das duas para trás do sofá, e, no fim, até com as duas.
A Marizé, depois de abandonada pela Andreia, dedicou-se a tentar inicialmente dançar com o "Tocas", mas, depois deste ter abraçado a sua desejada, foi ter com o "Necas", à falta de outro, que passou a tarde a mostrar-lhe a colecção de CDs e como se põe as luzes a piscar mais ou menos. Diria mais tarde, que "foi como ir ao dentista durante quatro horas". O "Necas", no entanto, não a largou durantre três meses, que nunca aquilo lhe tinha acontecido - uma miúda ir ter com ele e lá ficar tanto tempo, só podia ser paixão.
A Andreia foi a protagonista do caso do dia, após ter iniciado o primeiro slow com o José Leonardo. No fim da canção, não conseguiu resistir ao encanto das flexões dos braços do "Ronco" (que ele executava à beira da "pista de dança"), e aí se anichou para o resto do dia. Isto fez com que o aniversariante a rotulasse mentalmente (bem como na confidência do "Tocas") de "ganda puta", sendo, seguidamente, resgatado pela Paulinha. No fim do dia, acabariam por jurar eterno amor, o que, de facto, viria a acontecer - duraria seis meses.
De fora ficou a Joaninha, de fama imerecida e que se arrepedia sempre de ir a festas, porque ficava sempre ao lado, a ver.

138 de atraso

Cheguei atrasado para a comemoração, mas, como já tinha os foguetes à mão, cá vai, à mesma.
Foram 10000 clicks, e o que mais gosto (e admiro...), é que alguns desses até deram origem a repetições.
Eu queria ter chegado a tempo de tirar uma fotografia ao momento, mas não consegui - tenho um puto com febre, dor de garganta, cara inchada e coberto de borbulhas lá em casa (onde é que já ouvi isto?) e não vim ontem.
Ficam aqui três momentos de comemoração: o testemunho do meu atraso e de que ainda há pessoas que acham que ainda há esperança para estes lados, um asterisco sonoro dos U2 dedicado a todos que mesmo só por uma vez aqui fizeram "cucú!" e a história, daqui a pouco, do aniversário do José Leonardo Silva.

Isto, para mim, é qualidade de vida. Obrigado.

Friday 7 October 2005

É aproveitar!


Aproveitem bem o fim-de-semana e o bom tempo a fazerem o que mais gostam, mas não se esqueçam de pôr a cruzinha!

Eighties

Para o fim-de-semana, ficam dois asteriscos sonoros dos anos 80. Os ABC porque há uns tempos falaram neles por aqui (era esta canção, ou era o "Poison Arrow"?) e a Martha and the Muffins, porque foi das minhas primeiras recordações musicais "a sério".

Import / export


Já o disse antes, e volto a repetir: este é o melhor do mundo.
Trouxeram-me no fim-de-semana passado uma lata desta preciosidade de Londres. É tudo menos barata, mas mandar vir uma embalagem disto custa, só em portes, 24 órios.
Mais uma vez exportamos uma coisa para outro país que o soube aproveitar muito melhor do que nós - foi D. Catarina de Bragança que introduziu na corte inglesa o hábito de beber chá, aquando do seu casamento com Carlos II de Inglaterra. Consta que primeiro se estranhou, mas que depois se entranhou.
E agora há patos dispostos a pagar uma pipa de massa para o mandar vir de lá. Quac.

Thursday 6 October 2005

Ai, mãezinha

A carga de trabalho por estes lados está um pouco para o violenta, daí hoje (e, provavelmente, amanhã) o asterisco só vos dar música.
Com a devida vénia a todos por insistirem em passar por cá, fica o asterisco sonoro de hoje, por uma das minhas bandas-fétiche. "Should I stay or should I go" é substituido pelo "Mother" dos Danzig. Ditos os dois títulos de rajada, às vezes até bate bem.
Admito que a voz dele, tipo Elvis Presley a ensaiar para entrar nos Metallica, é capaz de necessitar de alguma habituação.

Monday 3 October 2005

Dois a zero

Não se trata do resultado dos próximo jogo do SCP, mas sim da notícia de que durante dois dias os asteriscos vão ficar a zero: não vai haver posts nem actualização de sonoros.
Depois de amanhã celebra-se o dia em que uns tipos decidiram proclamar o primeiro passo para a gloriosa estopada política na qual vive este "à beira mar plantado".
Amanhã celebra-se o dia em que um tipo, contra todas os prognósticos, conseguiu com que outra pessoa não lhe desse com os pés e lhe permita oferecer algo em bronze. Ou barro, dizem outros.
E pronto, o "Should I stay or should I go" até fica bem a tocar, pelo menos no dia 5...

Mercearia de Bairro

- Ora, muito bom dia! Há quanto tempo! Já passaram uns mezitos desde a última vez que a gente se viu, hem? O que é que vai ser desta vez?
- Oh, hoje não queria nada de especial. Arranje-me aí uns três.
- Só três? Olhe que estão especialmente fresquinhos - foram apanhados aqui mesmo ao lado! Fruta boa do Norte!
- Sim, sim. Têm muito bom aspecto, mas estou um pouco enjoada, sabe. Ainda outro dia comi três, e cairam-me mal.
- Pronto, comcertezamenina. Tome lá três, bem madurinhos.
- Muito obrigado. Quanto devo?
- Nada, menina. Nós aqui, damos sem receber. Disponha sempre, e até daqui a seis meses.

Eu sempre disse que a malta do norte era generosa, mas um tipo assim até se habitua mal...

Mudez

Parece que os Bloodhound Gang decidiram ficar mudos para algunas pessoas, por isso ficam aqui mais um dia, de castigo, para ver se decidem abrir o bico - o problema deve ter sido o servidor, que só recuperou ontem da mudança de instalações.
Para os acompanhar, e porque já apareceram aqui várias vezes nos comentários e eu os prometi definitivamente na sexta-feira, ficam os Clash.


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.