Friday 20 July 2007

O fim...


...é hoje.
Coincidência ou não: vou de férias por duas semanas. Nem era preciso; um dia bastava, mesmo que sejam 600 páginas.
Durante as próximas duas semanas, um asterisco alusivo à primera frase deste post, dos Doors, e um alusivo à segunda, dos Pixies.
Milfontes, here I come.

Thursday 19 July 2007

Portela mais quê?

Ele é a Ota, Alcochete, Figo Maduro, não-sei-onde no meio do deserto. Eu cá, não sei. O que sei, é que os canadianos é que descobriram a pólvora; em vez de se estarem a preocupar com quantos gajos vindos de fora podem aterrar num ano em dado aeroporto, chegaram à conclusão que mais vale é aproveitarem o aeroporto para eles. Portanto, cá para mim, também me quer parecer que "Portela + 2", não está nada mal, não senhora. Desde que o tempo dê uma ajudinha, claro.

Wednesday 18 July 2007

Psssshhhhhh - glup, glup. glup

Se o Bizet soubesse o que se iria fazer à sua "Carmen", acho que teria escondido a partitura. Desde anúncios a detergentes a canções sobre as vantagens da cerveja, já serviu para tudo. Para quem não acreditar, aqui fica essa canção, dos Arrogant Worms. A segunda, é do David Allan Coe. É sobre cerveja. Uau.

Geladinha


E agora, que já chegou (?) a altura de uma geladinha saber ainda melhor (sim, porque não é um frio ártico que me vai demover de deitar uma jola abaixo), um coisinha sobre as loiras. Também as há ruivas, as morenas e os malucos dos belgas até as inventaram com sabores de frutos (beeeeurk), mas essas não contam. E não falo dos estróinas que as bebem mornas e estupidezes dessas.
A razão pela qual existem tantas cervejas com nomes de abadias, santos ou ordens religiosas, não vem do facto de terem sido monges a inventá-la. A cerveja já existia muito antes. Bem vistas as coisas, se tivesse havido falta de vinho, poder-se-ia ter recorrido a cerveja. Nesse caso, hoje em dia diriamos qualquer coisa como "Bebei, pois esta é a minha bílis". Yuk.
Seja como for, a razão para a profusão de cervejas associadas a abadias e semelhantes está noutro lado: na Idade Média, os monges não só tinham dias de trabalho extenuantes, como ainda eram obrigados (ou faziam-no por convicção) de jejuar com alguma frequência. As duas coisas são relativamente incompatíveis; se não comes, não trabalhas. Vai daí, adoptaram o fabrico (e consumo) de cerveja. Cerveja é muito nutriente e também não havia o risco de o monge chegar ao fim do dia em coma alcoólico: era muito mais fraquinha do que a nossa, para além de morta. Como lhes era vedado o consumo de alimentos, mas não o de bebidas, eles contornavam a coisa por aí. É, também, daí que vem a alcunha de "pão líquido" - efectivamente, era o que a cerveja era para os monges. Só dava era um trabalhão barrar a manteiga, mas não se pode ter tudo.
A mais antiga lei de protecção ao consumidor é relativa à cerveja: em 1487 foi editado na Alemanha o "Reinheitsgebot" (traduzido: "mandamento de pureza"), que estipulava não só a composição da cerveja (tinha de se restringir somente a água, cevada e lúpulo), como também o preço. A lei esteve efectivamente em vigor até 1987 (500 anos, portanto), quando a União Europeia a decretou ser contrária à livre circulação de bens. Ela impossibilitava que se vendesse a grande maioria das cervejas não-alemãs nesse país. Não fez grande diferença, porque ainda hoje em dia é praticamente impossível conseguir vender uma cerveja na Alemanha, se essa não for feita segundo o "Reinheitsgebot".
Água? Epá, água não. Os peixes mijam nela.

Saturday 14 July 2007

Nova filosofia do asterisco


You scratch my back, I'll scratch yours.

Thursday 12 July 2007

O sôdotôr juíz sabe o que pode fazer? Sabe?

O autor do asterisco sonoro de hoje também é reincidente. Trata-se de G.G. Allin. G.G. Allin foi uma lenda do punk rock, não tanto pela sua "música", mas pelo seu comportamento. Raros eram os espectáculos que duravam mais de 20 minutos, e comparado com ele, o Iggy Pop era uma menina de coro, em termos de comportamento em palco.
Para se ter uma noção pálida de quem era G.G. Allin, é ir aqui.
G.G. morreu aos 37 anos, duma overdose regada a alcóol, após ter fugido da polícia completamente nú, no seguimento de mais um concerto interrompido. Quem quiser ler sobre as últimas horas do bicho, é fazer click aqui, por sua própria conta e risco.

Esta capa de um dos seus discos, foi desenhada por um amigo que ele fez numa das suas múltiplas estadias em prisões: o assassino em série (entretanto executado) John Wayne Gacy.
Boas companhias, portanto.
Seja como for, numa altura em que G.G. Allin tinha perto de 50 mandatos de captura pendentes, compôs esta... ehhh... coisa, que até casa bem com o post anterior a este.

Eu nem...

...queria acreditar!!!
Caso Esmeralda
Visitas dos pais perturbam criança

De acordo com os relatórios do Instituto de Reinserção Social (IRS) e da equipa de pedopsiquiatras nomeada pelo Tribunal de Torres Novas, Esmeralda Porto, a criança de seis anos entregue ao casal que a criou desde os três meses de vida, tem vindo a revelar sinais de instabilidade emocional numa situação que alegadamente poderá estar relacionada com os contactos semanais com os pais biológicos.
Segundo a Lusa, a equipa de clínicos e assistentes sociais admite a possibilidade de a criança de seis anos vir a ser sujeita a um "eventual internamento" devido ao seu estado de fragilidade emocional.
Público, 12.07.2007, p. 15
E, por acaso, esses especialistas não poderão emitir um comunicado a dizer que o juiz de Torres Novas é um atrasado mental?

Todos iguais...

Com tanta diversividade, admirem-se se a União Europeia vai andar às turras durante ainda muito tempo.
The English are feeling the pinch in relation to recent terrorist threats and have raised their security level from "Miffed" to "Peeved". Soon, though security levels may be raised yet again to "Irritated" or even "A Bit Cross". Londoners have not been "A Bit Cross" since the blitz in 1940 when tea supplies all but ran out. Terrorists have been re-categorized from "Tiresome" to a "Bloody Nuisance". The last time the British issued a "Bloody Nuisance" warning level was during the great fire of 1666.

Also, the French government announced yesterday that it has raised its terror alert level from "Run" to "Hide". The only two higher levels in France are "Surrender" and "Collaborate". The rise was precipitated by a recent fire that destroyed France's white flag factory, effectively paralyzing the country's military capability.

It's not only the English and French that are on a heightened level of alert. Italy has increased the alert level from "Shout Loudly and Excitedly" to "Elaborate Military Posturing". Two more levels remain: "Ineffective Combat Operations" and "Change Sides".

The Germans also increased their alert state from "Disdainful Arrogance" to "Dress in Uniform and Sing Marching Songs". They also have two higher levels: "Invade a Neighbor" and "Lose".

Belgians, on the other hand, are all on holiday as usual, and the only threat they are worried about is NATO pulling out of Brussels.

The Spanish are all excited to see their new submarines ready to deploy. These beautifully designed subs have glass bottoms so the new Spanish navy can get a really good look at the old Spanish navy.
Recebido via e-mail, proveniência desconhecida

Wednesday 11 July 2007

De volta ao negro


Para hoje, um asterisco sonoro reincidente. A acompanhar o post sobre o Google versão "baixo consumo", e já que também estamos a falar de energia, que se pode apresentar em forma de corrente contínua ou corrente alternada, ficam aqui os AC/DC. Grande malha.

E não é que é preto?

Pronto, prometo que é a última vez que falo disto. Lembram-se dos posts sobre as cores? Processo aditivo, processo subtractivo, etc. e tal? Há uns tempos atrás, um senhor, de seu nome Mark Ontush, escreveu um artigo sobre quanto se pouparia, teoricamente, se o Google tivesse um fundo preto em vez de um branco.
Poupa-se, porque para fazer branco, um monitor tem de adicionar as três cores nos seu valores máximos (255 de vermelho, 255 de verde e 255 de azul), o que quer dizer que gasta, no seu interior, mais energia. Se, no entanto, se tiver um fundo preto, este é muito mais económico, porque é a misturas das três cores a valor 0 (zero) - ou seja , não há necessidade de gastar energia a gerá-las.
Vai daí, chegou à conclusão que se pouparia, a nível mundial, cerca de 750 MW/h, claro que sempre teoricamente. Seja como for, é o consumo de 7500 lâmpadas de 100 Watts, durante uma hora. Dá para fazer uma colonoscopia a olho nú. Se bem que não sei porque carga de camelos se quereria fazer isso.
Seja como for, a malta do Google, que é toda modernaça e toda "save the whales", leu o artigo, e respondeu:

Tem a mesma eficácio do Google, mas gasta, em média menos uns 15 Watts por hora, por utilizador (quando lá forem, reparem na barrinha de nome da janela).

Tuesday 10 July 2007

Uma balada sincera

Tal como o inquérito do post anterior, o asterisco sonoro de hoje, é uma maneira bestial de chamar nomes a alguém, desde que esse alguém não saiba inglês.
- Olha, pá, esta canção é para ti.
- É bonita. É sobre o quê?
- É sobre ti e as coisas que me fazes lembrar. É da Martha Wainwright.
- Oh. Obrigado.
- De nada. Foi um prazer.
Como curiosidade: é a irmã do Rufus Wainwright. É o barulho de hoje, juntamente com esta charada:

Como chamar "palhaço" a alguém, numa lição fácil

You Are a Pundit Blogger!

Your blog is smart, insightful, and always a quality read.
Truly appreciated by many, surpassed by only a few.

Fui ver ao Wikipedia:
"A pundit is, in contemporary English, someone who offers mass-media opinion, analysis or commentary on a particular subject area, (most typically political analysis, the social sciences or sport), on which they are presumed to be knowledgeable. As the term has been increasingly applied to popular media personalities lacking special expertise, however, it can be used in a derogative manner. Pundit is also a slang term for politically biased people pretending to be neutral."

Com que entããããããooo... Testezinho para insultar a malta sem que um gajo dê por isso, hã? Filhos duma cadela sarnenta.

Monday 9 July 2007

A mais favorita


Para hoje, e sem grandes comentários (pelo menos da minha parte, da vossa parte é à vontedex) dois asteriscos sonoros da Tori Amos, possivelmente a minha cantora favorita.

Não obrigado

"Your worst enemies are made when you ignore people. Those boys in America who shot dead classmates recently, didn't do that because they woke up with a positive self image that morning and then felt like slaughtering their friends. No, they felt ignored."
Tenho a leve suspeita de que o indiano aqui na rua só me oferece todos os dias o panfleto a anunciar o restaurante, porque sou o único que não o ignora, apesar de só lhe dizer "Não, obrigado", todos os dias. Vê-me chegar, faz um sorriso (também suspeito que deve ser o único sorriso que ele faz durante o dia todo...), estica a mão com o papel, e recebe, em jeito de retribuição, um sorriso (muito menor!) e um "Não obrigado".
Ele sabe que eu não quero o papel.

Friday 6 July 2007

E que tal um agrafe na tromba?!

Os asteriscos sonoros para este fim-de-semana, como não podia deixar de ser, são um reflexo directo do post anterior. Se, no início, uma pessoa ainda possa achar que o bricolage é giro, então tem esta aqui do Peter Gabriel (ao vivo, que esta é daquelas que são muito melhores na gravação ao vivo do que na de estúdio). Seja como for, mais cedo ou mais tarde, quando perceberem o tempo que estão a perder deste fim-de-semana que se antevê a atirar para o meteorologicamente porreiraço, só se pode aplicar a canção da Rio en Medio, que, apesar do título, até é calminha e agradável. Ao contrário da minha morte. Lá para as 13.00h de Sábado. O primeiro a chegar ganha, os outros vão ter de descarregar a fúria para outro lado.

Faça você mesmo


E pronto. Outro fim-de-semana, outra tentativa de vos fazer perder um pouco de tempo durante estes dois dias que, se não fosse isso, tenho a certeza que seriam perfeitos.
Para maiszum pouco de bricolage, é fazer um click aqui
descarregar e imprimir. E não, não é um A4. Num acesso de loucura, decidi fazer mais pequeno. É o fim do mundo.

Thursday 5 July 2007

Pré-aviso de abuso

Hoje, não só tenho um trabalho urgente para acabar (o que já me fez sugerir um adiamento para amanhã de algo que até nem deveria ser passível de se poder adiar - desculpa lá, pá), como também estou a finalizar o post de amanhã. Fica o aviso: o asterisco vai voltar a abusar da vossa paciência e destreza - vão precisar dum agrafador, dum X-Acto e duma régua (estes dois últimos também podem ser substituidos por uma tesoura, mas não fica tão arranjadinho). Como já diziam o Jeff Beck e o Rod Stewart: "People get ready" - quanto mais não seja, para desenferrujarem esse calão e me voltarem a insultar.

Wednesday 4 July 2007

Oportunidade

O segredo de um bom negócio é a combinação entre o preço e a altura do negócio. Assim, uma coisa que numa altura é uma pechincha, dois minutos depois já não o é, apesar de o preço ser o mesmo.
Por exemplo, e no nosso caso, aquele instante em que deixamos definitivamente de respirar, é miserável para as nossas aspirações de ganharmos "algum" com o nosso corpinho (pelo menos numa transacção que envolva uma troca efectiva de mercadoria - no caso dos serviços, a coisa já é diferente: parece (e eu não falo por experiência!!!!) que a necrofilia é um hobby um pouco para o carote).
Claro que, para o intermediário, não há nada melhor do que o instante da paragem cerebral, e ele concordaria instantaneamente com os Devildriver. Só o nome já deverá alertar os mais incautos, fica o aviso feito.

Óóóóólhóóóóóó fresquiiiiiinho!

É como disse aqui (onde descobri isto): valho menos morto do que um rim meu no mercado negro. É a desvalorização instantânea, é o que é.
$4525.00

Tuesday 3 July 2007

Consciência


Wendell Arneson (1946 - )
"Consciência" (2005)
27,5 x 25 cm; óleo sobre papel

E se eu dissesse que tive tanto, tanto, mas tanto trabalho que não consegui ter tempo de me dedidicar com a devida atenção a este cantinho, bem como aos outros que já se tornaram parte de mim (uma boa parte deles, por sinal, estão aqui à direira)? Hem? O que é que diriam? Só poderiam dizer uma coisa: é mentira. Bom, pelo menos é-o parcialmente; não tenho tido mesmo muito tempo para estas coisas da net, ms também tenho de admitir que o (pouco) tempo que tenho tido, não me tem apetecido - também devido ao facto de não me ter lembrado de nada digno de aqui figurar, que a malta merece mais do que o post de circunstância. É por isso que, às tantas, aparece uma coisa chamada "consciência", que me chama de preguiçoso e ingrato, e que me faz debitar uma desculpa esfarrapada, mas sem que eu consiga livrar-me de alguma culpa.
Resumindo e concluindo: tenho tido, de facto, muito que fazer, sem muito tempo para me dedicar ao que verdadeiramente devia importar, mas também (aqui entra a parte da auto-flagelação) me tenho desleixado vergonhosamente.
Para hoje, dois asteriscos sonoros: o primeiro, dos Zutons, precisamente a dar as boas-vindas a essa coisa por vezes tão incómoda, mas, ao mesmo tempo, tão útil.
O segundo, dos Mouth of Wilson, podia ser o título deste post, se não fosse o caso de eu ter de expiar os meus pecados mais abertamente. Consciência filha duma saca de vacas.


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.