Monday 31 October 2005

Ser criança é...

Hoje, ao sair da escolinha do puto, reparei num painel no qual se tinha inscrito as palavras "Ser criança é...". Tinha sido pedido a cada miúdo que ele desse uma definição, que depois foi inscrita numa folha A4, e, de seguida, cada um ilustrava a sua. Saltou-me à vista um, que definiu o "ser criança é..." - "ser português". Coitadinho. Tão pequenino e já tão ciente da verdade. Voltei para trás, para me certificar: não foi o meu. Esse achava que era "ser pequeno".
Ser criança é ser português e ser pequeno?
Resignamo-nos a olhar para trás, ver o nosso reflexo aumentado na concavidade da história, só para voltarmos a olhar para o nosso umbigo presente e verificarmos, com um suspiro, que agora já não há nada a fazer?
Não é por mal, mas foda-se, cada vez parece mais que sim.

6 Comments:

At 31/10/05 14:09, Blogger 1entre1000's said...

Bolas se até em crianças temos noção que ser Português é ser pequeno, porque será que crescemos e ignoramos esse facto??? E seguimos em frente (sempre com pena de nós próprios)... enfim...

 
At 31/10/05 14:22, Blogger just me said...

Bolas!!! Mas que amargura!!!!!
Para a minha filha do meio, ser criança é receber presentes!!!!!

 
At 31/10/05 15:10, Blogger AJFF said...

Nós não pequenos somos. Temos a mania é que somos os maiores.

 
At 31/10/05 18:57, Blogger asterisco said...

1entre1000's:
É que nem sempre foi assim, não é?

Just me:
Devia ser qualquer coisa do género, sim.

Penso Rápido:
"Superior complexo de inferioridade" é muito bem visto.

AJFF:
Nalgumas coisas, sem dúvida.

Alex:
Admito que foi um pouco um exercício mental: "Ser criança é ser português" + "ser criança é ser pequeno" (que o meu puto só diz porque a gente lhe diz que ele ainda é pequeno para algumas coisas).
Mas a questão mantém-se válida: os portugueses de agora enchem o peito de orgulho por terem sido os maiores no passado, e, mal olham para o presente (ou o futuro, se forem temerários), desinflam tal qual um balão, sob a impressão de serem insignificantes. Não é uma questão de "ser", é uma questão de "pensar ser". Alías, o cerne do problema está aí: na impressão de nós próprios.

 
At 2/11/05 12:24, Blogger asterisco said...

Alex:
Há, de facto, uma mudança, mas tenho sempre a impressão que é movida mais pela raiva, do que pelo facto de nos começarmos a encarar de um modo "maior". É a raiva porque os políticos são incompetentes, é a raiva de não receber aumentos decentes, é a raiva de sermos sempre preteridos na UE... A malta está a reagir, mas só para ser contra algo. Vá lá, que, devido a essa reacção, muita gente percebeu que não é insignificante. Mas mantém-se o problema principal: o país (a nação) é visto como pequeno - todos nos lixam, e não há nada a fazer.

 
At 6/3/07 16:00, Anonymous Anonymous said...

This is very interesting site... 1989 oldsmobile trofeo 2005 gmc camper shell parts diagram 1994 oldsmobile royal 88 Renault laguna automat Discount golf courses Tampa celebrex attorneys private schools in nh Free ocean vacation timeshare seminars 1956 oldsmobile 88

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.