Thursday 12 January 2006

Aquele, ele e aqueloutro


- Como assim, o Fim do Mundo?!
- É isso mesmo, amigo. Amanhã é o Fim do Mundo. PUF! Acaba tudo.
- Mas assim? Sem mais nem menos?
- Claro que não é sem mais nem menos. Isto é uma operação logística complicada. Repara que, quando vocês abatem um porco, também é preciso uma data de papelada: certificados de conformidade, autorização de operação de abate, garantia de eliminação de desperdícios, enfim, uma maçada.
Maki Hauitanen, finlandês cumpridor escrupuloso da regra de "só beber ao fim-de-semana, mas então que seja de modo a justificar a baixa da segunda-feira", ainda mal se tinha refeito do susto de ter desaparecido do seu bar favorito num Sábado à noite e de ter à sua frente não uma girafa e um shot de vodka, mas sim um manto negro intransponível, de onde trovoava uma voz ribombante. Na realidade, ele nem tinha desaparecido do bar: no seu lugar ao balcão tinha ficado um loiro de olhos azuis rasgados, com um ligeiro tique numa mão e uma carteira que continha um B.I. em nome de Maki Hauitanen e que permitia pagar tudo o que o fígado conseguisse processar. Ninguém no bar notou que o tique tinha passado, numa fracção de segundo, da mão direita para a esquerda. Uma benção para quem não é canhoto e tenta levar uma girafa cheiinha à boca.
Entretanto, no negrume, outro Maki Hauitanen, o verdadeiro, percebia que faltavam uma série de perguntas, que, com o choque, nem lhe tinham passado pela cabeça. Coisa compreensível, se tivermos em consideração que estava, há apenas dois minutos e 12 segundos, a preparar-se para levar o shot aos lábios, e que, um milésimo de segundo depois, estava a ser confrontado com uma mão vazia, uma voz a dizer-lhe que Domingo seria o Fim do Mundo e a visão de... bem, nada.
- Mas onde é que eu estou? E quem és tu, já agora? E porquê eu?
- Não estás em lado nenhum. Ou melhor, AINDA não estás em lado nenhum. Claro que, quando voltares para o bar, terás estado nalgum lado, mas não terás capacidade para o explicar. Para já, conforma-te com a ideia de que não tem nem forma de sela de cavalo, nem de banda de Moebius. Vocês ainda não chegaram lá.
De resto, contenta-te com o facto de eu ser "Aquele-que-tu-não-pensas-que-eu-sou". Outro conceito que vocês nunca compreenderam. E tu, foste aqui chamado, porque não és ninguém. Eu me livre de explicar isto tudo a alguém que fosse alguém: ainda acreditavam nele quando voltasse e ficava tudo num alvoroço na véspera do trabalho.
- O teu nome é "Aquele-que-tu-não-pensas-que-eu-sou"?
- Não. "Aquele-que-TU-não-pensas-que-EU-sou".
- "Aquele-que-eu-não-penso-que-tu-és"?
- Isso.
- Posso abreviar para "Aquenapequete"?
- Desde que não abrevies para "Deus", por mim, tudo bem. Há uns milhares dos vossos anos, quando aqui chamei um faraó egípcio para lhe comunicar o Fim do Mundo (que eu já tinha percebido que a coisa era uma experiência falhada), ele abreviou-me para Aton e transformou o Egipto numa sociedade monoteísta. Virou-me aquilo tudo do avesso na véspera do serviço. Tive de adiar tudo até agora, que os gajos revoltaram-se e puseram aquilo tudo num rebulício. Às tantas, tive de mandar uma data de pragas para acabar com aquela raça, que não me deixavam pensar em paz. Por isso é que desta vez, te mandei vir a ti. Tu não és nada.
- Bem, calminha lá, que pelo menos eu sou algo que se veja. Em relação a ti, tu és uma voz.
- Não preciso que me vejam. Nem preciso de me justificar. Eu sou "Aquele".
- Mau. Agora é só "Aquele"? Assim não vamos a lado nenhum.
- Não interessa. Amanhã, por esta altura, serás ainda-menos-do-que-nada, portanto não interessam as conclusões a que chegaste.
- Ah, pois. Isso. Diz-me lá uma coisa: não se safa ninguém? Nem a Madre Teresa de Calcutá? Nem o Einstein?
- Esses já estão mortos.
- Sim, mas foram para algum lado, não? Ou reencarnaram, ou qualquer coisa assim.
- Não. Morreram. Foram-se. Passaram a não-existir.
- Não há nada depois da morte?
- Se quiseres, e para te reconfortar um pouco, eles continuam a viver nas gerações de larvas que os consumiram após a morte. Mas mais não.
- Não te parece um desperdício? Tanta gente boa que ser perde assim, sem mais nem menos?
- Nem por sombras. Einstein era um lunático perigoso, que quase me descobria a careca. Quando arranjei maneira de lá meter uns loucos para acabarem com ele, o gajo pira-se-me para os Estados Unidos, e eu fico a ter de tratar dos outros malucos a matarem meio mundo. Enfim, ninguém é perfeito. Apesar de "Alguém" dever ser.
A Madre Teresa de Calcutá era suposta ter ficado quietinha na Albânia e ter morrido aos 24 com desinteria, mas não. Foi-se armar em Madre Teresa de Calcutá. Deu-me cabo das projecções e estimativas para o quociente de mortes no norte da Índia. Uma trabalheira. Cada vinte anos, lá tinha eu de rever os números.
- E dos vivos? Não se safa ninguém? Tipo o Papa? Ou o Dalai Lama?
- Olha lá, pá: se tu quisesses que não se criassem ondas para poderes trabalhar em paz, ajudavas um gajo que, só por causa de um paízeco de nada me chateia o maior país do mundo? Não me parece. E o outro, sentado lá no seu trono de representante, de cada vez que abre a boca, põe-me metade do mundo a prostrar-se e a outra metade a protestar. Aliás, maldito o dia no qual eu me revelei a Abraão. A partir daí, só me criaram chatices, à procura de "Alguém". E maldito o dia no qual eu disse ao outro que eu era o Tudo e o Nada. Foram-me logo criar as religiões politeístas. Eu devia é ter ficado muito quietinho no meu lugar, volta e meia ter mandado uma catástrofe natural qualquer, uma doeançazita qualquer ou um político qualquer para ver o que acontece, e pronto. No dia em que abri a boca, estraguei a experiência.
- Olha lá, pá...
- "AQUELE"!
- Pronto, pronto. Olha lá, "Aquele", se bem estou a perceber, tu é que tens culpa disto tudo. Se tivesses ficado no teu lugar, a experiência, como tu a chamas, teria resultado.
- É uma possibilidade, mas se eu soubesse isso, não precisaria de fazer a experiência, porque saberia o resultado de antemão, não é?
- Então para que é que servia a experiência? Se tu és quem em não penso que és, não devias precisar de experiências; o resultado é sempre aquele que tu queres.
- Bem, como tu amanhã já não-és, vou-te confessar uma coisa, aqui entre nós: a experiência era para ver se "Ele" saía do seu esconderijo.
- "Ele"?! Existe mais do que "Aquele"?
- Claro que sim. Tem de existir. De onde é que eu venho? Quem sou eu? Alguém, ou melhor, "Aquele", claro, mas como?
- Tu não sabes de onde vens? Criaste o mundo para ver se "Ele" aparecia?
- Claro. Mas falhei. Ao me revelar a vocês, vocês tomaram-me por "Ele", e "Ele" já não teve necessidade de aparecer. Passaram por cima da minha cabeça, por assim dizer. Eu bem que mandava uma pragas e uma catástrofes, na esperança de que ele aparecesse para vos corrigir quando diziam que a culpa era "Dele", mas nada.
- Então vais retirar o anzol da água, para refazer o isco?
- É uma bonita imagem, sim senhor.
- E se criasses outro Mundo, e deixasses este como está? Tipo, em auto-gestão?
- Olha lá, pá, mas tu pensas que eu sou "Ele"? Eu consigo lá monitorizar dois Mundos! Um a seguir ao outro, vá lá que não vá. Além de que, vocês, com essa mania de descobrir coisas, ainda me encontravam o outro mundo, e lá estava o caldo entornado. Há uns três mil e tal dos vossos anos fiz isso, e pimba!: lá me apareceu a outra experiência a aterrar na América do Sul. Quando os espanhóis lá chegaram, foram tomados pela outra experiência, e foi o que se viu.
- Se a outra experiência era igual aos ocidentais, isso não fala muito a favor da tua imaginação...
- Isso não interessa. Lá tive de acabar com os outros, para vos deixarem em paz.
- Quer dizer, não há nada para além de nós? Extraterrestres?
- Nááááá... Já não. Já cheguei à conclusão que dois ao mesmo tempo era areia a mais para a minha carroça.
- Mas, olha lá: se existe "Ele" acima de ti, não havera um "Aqueloutro" acima "Dele"?
- Isso já é preocupação "Dele". Cada macaco no seu galho. Seja como for, e se isso te consola, esta foi a minha experiência favorita.
- Favorita? Mas em quantas é que isso já vai?
- Umas 754 562 639 687. E meia. Aquilo dos dinossauros nunca funcionou verdadeiramente bem. Mas vá lá, que se aproveitou o Mundo.
- E nunca te passou pela cabeça, que talvez "Ele" não exista?
- Impossível. Isso faria com que eu não pudesse existir.
- Epá, não é por nada, mas se na Terra me aparecesse uma voz a falar sem mais nada agarrado, eu partia do princípio que ela não existia.
- Acreditas nisso agora?
- Bem, neste momento, não... Mas não acredito que "Ele" exista.
- Achas mesmo que não?
- Claro. Tens alguma prova em contrário? Já fizeste milhões de experiências, e nem uma pontinha da sua barba. "Ele" não existe.
- Mas será mesmo? Será que esta experiência serviu para eu chegar a essa conclusão? "Ele" não existe?
...
- ORA BOLAS!!!! Mais uma experiência para o galheiro!! Rai'spartam!
Se se visse negrumes a encolherem de susto, esta teria sido uma das vezes. Maki Hauitanen deu um salto estratosférico (se existisse estratosfera no nada) e olhou à sua volta. Continuava a não haver nada. Somente outra voz, ainda mais trovejante.
- Pequeno ser insignificante, que me desmontaste mais esta experiência! Há quatro mil milhões de quadrilhões de anos que ando a fazer experiências para ver se "Aqueloutro" sai do seu esconderijo, e tu lixas-me tudo num quarto de hora!
- Então tu és "Ele"?!!!!! Vês, "Aquele"?! "Ele" afinal existe!!
- "Aquele" é que já não existe. No momento em que soube da minha existência, a dele deixou de fazer sentido. Eliminei-o. Vou ter de criar um novo.
- Então estamos safos? O Mundo não acaba amanhã?
- Não. O Mundo não acaba amanhã. A partir do momento que "Aquele" deixou de existir, a experiência dele deixou, também, de fazer sentido. O Mundo já acabou. Adeus.
- Ora foda-se.

19 Comments:

At 12/1/06 17:24, Blogger asterisco said...

Anonymous and Mike:
I don´t think you got the message: it's the End of the World! Go out and get drunk! Jump off a bridge! Go check if the Eiffel Tower fits in one of your holes! Or go blow yourselves; anything to keep you busy and stop hassling me.

Pinguinha:
Ainda bem que gostaste. Mas olha: medi. Continuam a ser maizoumenos 1 metro e 90. Não é pequeno, claro, mas conheço muito maior.

 
At 12/1/06 17:25, Anonymous Anonymous said...

Lindo! Espectacular! Épico, mesmo!
Até os primos dos anónimos voltaram e tudo!

 
At 12/1/06 17:37, Blogger asterisco said...

Penso Rápido:
Um tipo não pode largar isto nem por um minuto, que os gajo começam logo a invadir o estaminé. São piores do que políticos em vazio de poder.

 
At 12/1/06 18:24, Blogger asterisco said...

Pinguinha:
Só quando venho aqui parar, hehehe.

Alex:
Quando o $%#&/( do médico te proíbe de andares de mota, e tu tens de vir todos os dias de metro para o trabalho, começas a pensar nas coisas da maneira mais estúpida. Esta foi a de hoje...

 
At 13/1/06 00:29, Blogger 605 Forte by CPiteira said...

nice! o fim? excelente! essa cena dos foruns dos friends foruns? "- Ora foda-se." PS-COPIEI! LOL

 
At 13/1/06 10:01, Blogger 1entre1000's said...

:D, gostei de ler!
Já les-te o Apocalipse Nau do Rui Zink? Este teu diálogo enquadrava-se na perfeição...

 
At 13/1/06 10:19, Blogger B-Good said...

Prostro-me perante ti, ó "Ele" ou ó "Aquele" ou whatever...já pensaste em centrifugar a mioleira e distribuir por nós, comuns mortais, um bocadinho dessa tua letracia?! Da-se, que me cansas... :)

 
At 13/1/06 10:20, Blogger S. said...

Isto é mesmo 1 metro e 90 de post. Eu não conheço maior!

 
At 13/1/06 10:32, Blogger The Crow said...

É o que eu digo: O trbalho fundiu-o!!!! :)

 
At 13/1/06 10:59, Blogger just me said...

Bom, já está tudo dito! Faço minhas as palavras dos colegas bloggers!
Valeu a pena a espera!

 
At 13/1/06 14:54, Blogger asterisco said...

cpiteira:
Força.

1entre1000's:
Por acaso, não li. Despertaste-me a curiosidade.

B-Good:
Beeeurk. Que imagem tão linda...

S.:
Não medi isso, por acaso.

The Crow:
"Fundiu" não era o termo, mas percebo as tuas reticências em usar o termo correcto.

Balzakiana:
Ah pois. Quem nunca apanhou o metro em hora de ponta, não sabe o que é uma descida aos infernos. Claro que um tipo se põe a pensar no fim do mundo!
A Caipira já levou comigo lá no estaminé.

Just me:
Todas as palavras?! Vou ter de recomentar tudo? Olha, adopto a tua solução: faço minhas as minhas palavras e faz de conta que as repito aqui.

 
At 13/1/06 15:45, Blogger 1entre1000's said...

Não seja por isso mata-se ja essa curiosidade, queres que te mande?

 
At 13/1/06 16:11, Blogger asterisco said...

1entre1000's:
Força. Que também tenho práqui um livro a apanhar pó. Só para io caso de já te teres esquecido...

 
At 13/1/06 19:31, Blogger S. said...

Então mediste o quê?

 
At 13/1/06 19:53, Blogger nana said...

o fim-do-mundo em cuecas,que há muito se ouve falar....não vem com pré-aviso!!
;)
os delírios são muito comuns ao balcão, ou nas "cercanias" da barra!!
escusado será dizer que li o relato post com ébrio agrado!

 
At 17/1/06 19:11, Blogger asterisco said...

S.:
O meu dedo mindinho. E depois, não sei porquê, multipliquei por 32,5. Vá se lá saber...

Nana:
Gostei de "ébrio agrado".

 
At 6/3/07 11:49, Anonymous Anonymous said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Cover notes car insurance lexus arrowhead tv commercial Cellular phone recall Male yeast infection zithromax Commercial insurance loan maryland blacks blonde boat Instruments washers disinfectors Black ladies in porn Online recruitment advertising debt problem Thompsons stock anaylsis Where are escorted family bus trips lexus Pontiac firebird clothing Acyclovir dosage Toyo ra 1 tires England ferrari new

 
At 26/4/07 04:12, Anonymous Anonymous said...

Looking for information and found it at this great site... 1993 saab owners manual farmers insurance Real time outbreak disease surveillance system Michael johnson running pop up blocker

 
At 12/11/08 10:18, Anonymous Anonymous said...

uma tremenda de uma merda!!!!!!!!!!

olha presta atenção quem fez isso pq esta uma porcaria se quem fez isso depender disso pra comer vai morrer de fome!!!!!!!!!!!!:{ :{ :{ :{

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.