Monday, 3 April 2006

Um clássico

Quem viu o filme do Milos Forman, sabe que Mozart morreu quando compunha o Requiem, encomendado por um misterioso homem mascarado. Até aqui, é tudo verdade. O que não é verdade, é que o tal mascarado era Salieri, o "rival" musical de Mozart na altura. Nem é verdade, que Salieri tivesse inveja de Mozart: na altura, Salieri era bem mais conceituado junto da corte do que Mozart.
O personagem misterioso que encomendou o Requiem, foi um emissário do conde Franz Walsegg-Stuppach. Este amante de música gostava mais dela, do que para ela tinha talento. E uma das maneiras de circumnavegar esta lacuna consistia em ele encomendar anonimamente peças a compositores, reescrevê-las pelo próprio punho, e depois alegar serem composições suas. Ainda não existia o copyright, e, peça encomendada e paga, era do comprador - por isso é que era tão importante para um compositor na altura, ter influência nas cortes: quando se era conceituado, era uma marca de privilégio ter dinheiro para se poder encomendar composições a um músico célebre.
No caso do Requiem, o conde Walsegg-Stuppach encomendou-o para a sua mulher, que tinha morrido há pouco tempo e quem o acabou foi um aluno de Mozart, Franz Joseph Süssmayr. E assim, possibilitou que ele estivesse a tocar hoje, nos asteriscos sonoros.

15 Comments:

At 3/4/06 21:15, Blogger just me said...

Mais um momento cóltural, portantes!!!!!!! Gramei!

 
At 3/4/06 21:34, Blogger asterisco said...

Just me:
Tinha de ser. Coitado do Salieri.

 
At 3/4/06 21:53, Blogger pinky said...

este, é dos requiems mais bonitos que conheço. espero que o post sonoro tenha sido só motivado pela sua maravilhosa sonoridade! bjkas e boa semana.

 
At 4/4/06 01:02, Blogger Pseudo said...

Fizeste-me andar para trás no tempo. No meu ano de caloira, eu fui uma das 10 ou 12 pessoas que assistiram à reposição (vespertina)de "Amadeus" no Teatro Académico Gil Vicente. Há pormenores desse "personagem" tão louco que são impossíveis de esquecer.
Excelente escolha musical!

 
At 4/4/06 11:09, Blogger asterisco said...

Pinky:
Foi só a sonoridade, descansa. Uma boa semana para ti.

Pseudo:
De facto. Aliás, foi tão marcante, que o Tom Hulce nunca mais fez nada, apesar de ter sido nomeado para todos os prémios possíveis por este papel: ficou, para sempre, o Amadeus.

 
At 4/4/06 14:29, Anonymous Anonymous said...

Como «mozart morreu»???
Ainda há pouco se celebraram os 250 anos do seu nascimento!!!

Isto de facto a vida dá umas voltas... e logo o gajo, que inventou uns chocolates tão giros com a cara dele... :-(

 
At 4/4/06 15:06, Blogger João said...

Graças a uma Sr.ªProfessora, conheci há pouco tempo a versão de Nikolaus Harnoncourt, maestro muito conhecido pelo seu trabalho com música barroca. Fiquei bastante curiosa quando ouvi dizer que ele tinha gravado o requiem com a sua orquestra, pois tudo o que dele se conhece é magnífico. E de facto, esta gravação é fantástica, tão diferente da outra que é quase como ouvir pela primeira vez. Tempo mais rápido, vozes muito mais leves e sem vibrato, muito mais contrastes de dinâmica, com uns crescendos de tirar a respiração (principalmente nas palavras quia resurget ex favilla do Lacrimosa). Também existem alguma diferenças mesmo de texto musical, pois como Mozart deixou o requiem incompleto (foi completado por um discípulo seu, com base em notas deixadas por Mozart, presume-se), existem edições diferentes da partitura.
Existem mais duas gravações que gostava de ouvir um dia, de maestros que admiro muito: Jordi Savall, também mais conhecido pela interpretação de obras antigas, e Claudio Abbado.
Ups! excedi-me, não? ;-)

 
At 4/4/06 15:32, Blogger asterisco said...

Esdruxulando:
Não parece, pelo que se sabe, que tenha havido rivalidade entre os dois. Mas Hollywood oblige... senão, qual seria o interesse do filme?

Ex-Penso:
E até te digo mais: o gajo que inventou os tornedós e os Cannellonis alla Rossini? Também esticou o pernil, vê lá tu!

João:
Conheço essa versão. Apesar de gostar muito do Harnoncourt, e de um ponto de vista meramente histórico, acho que ele aqui meteu a pata na poça; dificilmente acredito que Mozart tenha previsto o Requiem assim. No entanto, e como "exercício musical", também gosto.

 
At 4/4/06 15:41, Blogger Patioba said...

Uma pessoa às vezes vem aqui e leva cada estalada de informação que até fica pasmada!

Obrigada! ;)

 
At 4/4/06 16:16, Blogger asterisco said...

Patioba:
Juro que não é minha intenção ser violento!!

Balzakiana:
E ouviu por pouco! um minuto depois (literalmente), já tinha sido substituido. Ainda bem que gostou.

 
At 5/4/06 13:05, Blogger asterisco said...

Balzakiana:
Claro. Um bem cada vez mais precioso, esse.

 
At 5/4/06 16:11, Anonymous Anonymous said...

Belissima homenagem Asterisco.
Quando conhecemos um pouco mais da historia por detraz do "homem" acabamos por compreender um bocado o seu percurso, isto acontece com os pintores, com os escritores, com os fotografos, com os musicos claro.

Beijo

 
At 5/4/06 17:54, Blogger asterisco said...

Alex:
Em maior ou menor escala, acontece com todos nós.

 
At 16/2/07 18:26, Anonymous Anonymous said...

Best regards from NY! »

 
At 24/4/07 16:37, Anonymous Anonymous said...

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