Monday 28 May 2007

3, a caminho dos 80


Uma história que é contada e recontada na minha família, é a do 80º aniversário do meu bisavô. O meu bisavô tinha o mesmo nome que eu, e era português de gema. Nasceu numa terra chamada Pinheiro da Bemposta. Procurem num mapa: fica mesmo à beira da Nacional 1, uns cinquenta quilómetros a sul do Porto (eu sei, é a sul do Douro, portanto não é Norte, eu sei). viveu a vida toda lá, excepto quando tirou o curso de engenharia (genuíno) no Porto e só de lá saía, quando a família ia para Aveiro passar as férias. Operação que era precedida do envio dos empregados em dois carros de bois, com tudo que era preciso para a estadia, quatro dias antes de ir a família. Assim, quando lá chegavam, já estava a casa arrumada.
Seja como for, estou a desviar-me do tema.
No octogésimo aniversário do meu bisavô, a minha bisavó decidiu fazer uma festa de arromba, com banda e tudo. Fez-se um bolo de aniversário e ela decretou que se haveria de fazer a coisa a preceito, portanto colocou 80 velas no bolo - eram 80 velas, encaixadas num bolo bastante grande, mas, mesmo assim, não o suficiente para uma celebração levada tão literalmente (ou numericamente, neste caso). O resultado final, foi que, chegada a altura de acender as velas, elas começaram a incendiar-se umas às outras, tendo resultado numa belíssima fogueira de celebração da data, que chamuscou, inclusivé, o tecto da casa. A marca, até há muito pouco tempo, ainda lá estava - um testemunho a favor das velinhas em forma de números. Do bolo, obviamente, não se salvou nada.
Enfim, tudo isto, só para te desejar um feliz aniversário, e que um dia possamos incendiar também o teu bolo. É com dois dias de atraso, mas não o podia desejar na sexta-feira, e não tenho internet na minha gruta, portanto só pode ser hoje. Mas, pronto, vem com uma história.
Parabéns, carago.

10 Comments:

At 28/5/07 13:23, Blogger S. said...

És um doce, carago, e com espaço para muito mais que oitenta velas, mas que venham em forma de potência de um F1 ou da motazarrona que preferires.

Decidi que vou celebrar o aniversário do meu blog, sim, mas a modos que para os três anos, duas semanas, 3 dias e 1 post, e aí sim, como bolo ou não, mas como a gente merece.
(em que dia é que isso calha?)

Beijos, e obrigada por manteres a minha ervilha activa, por escreveres posts há mais tempo do que me lembro de mim na blogosfera, e por seres o único * (e todos os outros caracteres e pontuações) que me dá mesmo vontade de comentar...MESTRE!

 
At 28/5/07 16:51, Blogger asterisco said...

S.:
Opá, isso é defeito da tua memória, que o estaminé aqui só carbura há 2 anos - por sinal, faz dois anos daqui a quatro dias. Que tal: juntamos as celebrações? Sempre dá para pôr 5 velas no bolo!

 
At 28/5/07 17:36, Blogger S. said...

Bora lá... mas eu só volto a Lisboa no Sábado ou domingo e depois para o Porto uma semana inteira...

 
At 28/5/07 17:45, Blogger asterisco said...

S.:
Whenever. logo se vê - que isso, pelo menos, não nos cause stress!

 
At 28/5/07 21:42, Blogger S. said...

SIIIM!!!!!

 
At 29/5/07 12:25, Blogger Alex said...

Ha! O blog da Silvia!

Ela merece essa atenção, é autêntica.

 
At 29/5/07 12:31, Blogger S. said...

Deixem correr a SuperBock!!!
:D

 
At 29/5/07 15:06, Blogger asterisco said...

S.:
'tá combinado. Se for Super bock, então, nem pestanejo.

Alex:
Foi maizoumenos o meu raciocínio.

 
At 30/5/07 10:52, Blogger 1entre1000's said...

uppss atrasei-me ainda há bolo?????????
PARABÉNS a quem de direito!!! :)

 
At 30/5/07 17:14, Blogger asterisco said...

1entre1000's:
Aqui, já não. Mas lá mais acima, podes empanturrar-te.

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.