Monday 4 July 2005

Estado de bem

Estava há uns dias a ver a reportagem sobre a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em Espanha, mais precisamente o plenário do parlamento, na altura em que foi aprovada a lei.
Via-se pessoas nas galerias e na rua a abraçarem-se, beijarem-se e chorarem, e nenhuma delas o fazia por desgosto ou raiva ou medo.
Ontem atravessou-se-me o seguinte pela cabeça (e lá ficou): se um estado é, como gostam de se autoproclamar, uma pessoa de bem, e se for possível dar felicidade a um grupo de pessoas sem prejudicar outro, então não deverá um estado optar sempre por essa solução? Sendo que essa solução poderá chocar alguém, mas propriamente prejudicar, não prejudica nada.
Ou é o estado o tutor legal de uma certa moral, ainda que não aceite em todos os casos por toda a gente?

5 Comments:

At 4/7/05 12:15, Blogger B-Good said...

só é pena q nós aqui tão perto continuemos a ser os Velhos do Restelo.
E sim, sou a favor q cada um expresse a sua sexualidade da forma q entende, desde q n invada o espaço dos outros.

 
At 4/7/05 12:28, Blogger asterisco said...

Pois. É o que eu também acho. E eu já fui apalpado no Frágil!

 
At 4/7/05 13:48, Blogger Rita said...

Eu já reflecti sobre o assunto e faço aqui minhas as palavras de uma amiga: a Espanha é um país em evolução, o nosso não.

A questão da adopção é de facto a mais complicada, mas para mim está resolvida: uma família gay, com amor para dar, com o desejo de ter um filho e de dar amor a uma criança institucionalizada deve poder fazê-lo. Deve fazê-lo. Porque estamos a falar de crianças órfãs, que vivem em istituições, algumas delas sabe Deus (ou talvez não saiba) em que condições. Não estamos a falar de crianças que têm pai e mãe que os amam e lhes dão o que necessitam para crescerem e viver em segurança e com afecto.

Preconceitos? Discriminações? Há uns anos, quem era filho de pais divorciados era discriminado. Agora não. Há uns anos, quem não era baptizado era discriminado. Agora não.
As crianças não têm esses preconceitos, os adultos é que os criam.

 
At 4/7/05 15:31, Blogger asterisco said...

Ainda pensei em responder aqui, mas a coisa tomou tais dimensões, que se transformou num post.

 
At 2/3/07 23:34, Anonymous Anonymous said...

Looking for information and found it at this great site... Lotus web design

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.