Friday 5 August 2005

Praia!!! (III) ou Crónica de um Labrego Anunciado

Já visivelmente entusiasmado pelo facto de finalmente ter podido pôr a descoberto o seu novo slip "Speedo", comprado na Feira do Relógio (que, segundo ele, lhe dá um porte atlético), o Sr. Silva toma a iniciativa de montar o estaminé: o para-vento é colocado cientificamente, o que implica atirar sete mãos-cheias de areia para o ar ("porcaria de vento inconstante"), suscitando olhares penetrantes dos vizinhos (prontamente correspondidos), os chapéus de sol são enterrados recorrendo a extrema violência e abertos de modo a baterem no traseiro da Sra. Etelvina (que continua a despejar a caixa térmica, o que faz com que ela aterre de frente no areal) e na cabeça da Sra. Dona Felismina (que entretanto já se tinha conseguido sentar, e assim perde outra vez a dentadura), de seguida prende duas toalhas aos chapéus com as molas que vieram do camping ("providência é a mãe da caixa de porcelana", já dizia a mãezinha Silva), prende o rádio (sintonizado na onda média da Rádio Renascença, com o botão "Vol." orgulhosamente no "MAX" - exactamente como os vizinhos de praia) à estaca de um dos chapéus e retira a camisa "Fred Perry", disponibilizando ao mundo uma das visões mais aterradoras existentes numa praia: O sr. Silva, de slips vermelhos e panamá "Martini", dois tamanhos abaixo do necessário.
"Atão mulher? O comer? Olha que já marchava qualquer coisinha." - "Ó homem, tem lá calma... tome lá os seu dentes, mãezinha... toma lá uma sande de chóriço, para fazer a cama, enquanto eu acabo aqui." - "Ó minha sogra, passe-me lá uma "mine", que com este calor escorrega melhor e o chóriço é salgadito.".
Pouco tempo, quatro minis, cincos sandes variadas, seis croquetes e três pastéis de bacalhau depois (estes últimos já regados com tinto, que vai melhor com o "fiel amigo"), o Sr. Silva decide ir dar um passeio pela praia, "ver as vistas".
Isto é um exercício digno de um desportista, porque implica não só um passo firme e decidido à beira-mar, como a capacidade de encher o peito e assim o manter o máximo de tempo possível, outra das características só atingíveis por verdadeiros descendentes de Viriato (e por alguns selectos mergulhadores de pérolas no Pacífico, mas que, para tal, devem ter algum antepassado em comum com o Sr. Silva, de certeza).
O devaneio pela praia é acompanhado de interjeições, sempre que um fato de banho ou um biquini se aproxima ("Ééééééélááááá", "Tsctsctsc", assobiadelas, etc.), o que é um desafio não menosprezível à capacidade de manter, ao mesmo tempo, a caixa toráxica insuflada. Pelo meio, o Sr. Silva passa à proveniência todas e quaisquer bolas que se aproximem demais, através de um toquezito com o lado interior do pé, "qu'é comó Simão".
Após meia hora, resolve voltar para trás, que já está a ficar tarde, e é preciso contar com 45 minutos para desmontar tudo e encaixar na viatura familiar.
Aproximando-se do poiso Silva, depara-se-lhe a visão do Zé Francisco a brincar num elaboradíssimo forte de areia, com ponte levadiça e canhões ("Parece que ainda vai ao sítio, o cabrão do puto"), o Zé Leonardo continua deitado de barriga para baixo, as costas a parecerem um anúncio da Vodafone, virado com a cabeça adornada com os "fones" para algures que lhe absorve a atenção toda, a Sra. Etelvina, de fato de banho preto, sentada na sua toalha verde e amarela com um tucano poisado num galho e a sogra sentada à sombra, toda vestida, também de preto (roupa que não abandona desde que lhe faleceu o Zé Manel, há 25 anos) com um lenço branco sobre a cabeça.
Decide mandar para as urtigas o levantamento do forte, e dirige-se para a beira-mar, onde fica parado, de perna aberta e braços atrás das costas, a ver o sol a desaparecer.
Vagarosamente (que de outra maneira já não é possível), a Sra. Etelvina ergue-se e aproxima-se do seu marido. "Então, homem, como é que foi o passeio? Está tudo bem?" - ele vira-se para ela, faz um ligeiro sorriso e diz-lhe, baixa-voz: "Não foi nada de especial. Está tudo perfeito. Tudo perfeito."; dão as mãos, e, naquele curto momento, virados de costas para o dia-a-dia e de frente para o início do crepúsculo, chegam os dois à conclusão que estão mesmo bem um para o outro.

FIM

12 Comments:

At 5/8/05 12:58, Blogger Patioba said...

Bolas... não lhe deste um palitinho para terminar a refeição :D:D:D:D

Que pena que acabou! Mas foi romântico, igual aos finais hollywoodescos, mas com os nossos Silvas!

Venha a próxima! ;)

 
At 5/8/05 13:08, Blogger asterisco said...

Alex:
Eles estão casados há 17 anos: tinha que acabar bem...

Exdruxulando:
ainda bem que gostaste do conjunto. Ainda hoje, mudo para outras duas dos System.

Patioba:
Já tinha usado o palito noutra crónica.
Era para não trivializar a coisa...

 
At 5/8/05 14:57, Blogger Patioba said...

ooppssss, não fiz os TPC's... sorry!!!!!! ;)

 
At 5/8/05 15:13, Blogger asterisco said...

Epá, aquilo já estava lá bem para trás.

 
At 5/8/05 17:01, Anonymous Anonymous said...

Baaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!! Ouviste dizer que podia sair daí um filme ao nivel de hollywood e toca de por um final feliz :)))
Epá, essa tua vertente sentimentalmente correcta, era-me completamente alheia! bolas!
A parte que me trouxe lágrimas aos olhos, foi imaginar essas duas personagens de mãos dadas na praia :)))))

 
At 5/8/05 17:06, Blogger asterisco said...

Míscaro:
Pá, o que é que queres: slips "Speedo" vermelhos emocionam-me. Sou um sentimentalão.

 
At 5/8/05 18:28, Blogger Indibiduo said...

Atão? O Sr Silva, quando passa uma gaija das boas não grita em alto e bom som? " Ó JÓIA, ANDA CÁ AO OURIVES!".

Mas como em tudo, sempre tem um final feliz.

Carago, e o jornalito?

 
At 5/8/05 20:02, Blogger asterisco said...

Miss Caipira:
Sou pouco dado a poesia, mas olhando para os Silvas que por aí andam, juntinhos há uma pilha de tempo, pensei cá para os meus botões (que, como de costume, não me deram troco, armados em intelectuais de pacotilha), que deve haver algo que os mantém unidos. Foi a única coisa que achei plausível - todos são Silvas.

Run Away Man:
Não, pá. Na praia tem que se ser mais discreto, que a miúda pode estar acompanhada do namorado, que, por acaso, é cinturão negro em Jiu-Jitsu.
O jornalito aqui não aparece, para eu não queimar todos os cartuchos duma só vez. E tanta coisa mais que um Silva poderia fazer, que ficou para outro.

 
At 8/8/05 03:01, Blogger Humor Negro said...

ahahahahahahahahah
medo medo medo!!
Excelente conclusão!

 
At 8/8/05 11:14, Blogger asterisco said...

Ainda bem que gostaste.Um abraço.

 
At 25/8/05 15:14, Anonymous Anonymous said...

só um blog fantástico como este para me por a gargalhar para o monitor e animar os tempos mortos de funcionalismo publico! Fique sabendo q já divulguei o seu blog para a minha rede de amigos!
PARABÉNS!

 
At 25/8/05 16:21, Blogger asterisco said...

Anonymous:
Obrigado, e volte sempre. E traga lá mais um amigo!

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.