Monday 31 October 2005

Processo criativo


- Epá. Que logo tão fixe. Isto é o quê? "Target"? Segunda maior cadeia de retalho nos Estados Unidos? Que coincidência... até tenho aqui um cliente que me pediu um logo novo. Deixa cá ver... para já, saco este da net.
Hmmmmm. Isto pede um "C". Corto por ali, arredondo as pontas. 'tá giro, sim senhor. Agora altero um pouco as proporções... ora beeeemmmm. E uma bolinha no centro? Assim fica um pouquinho mais diferente. Também não convém exagerar... Agora um gajo vende isto ao cliente como sendo simplificação, o "c" de copyright (a ver se eles não se lembram de perguntar porquê, que senão estou lixado). Agora pego naquela fonte da Volkswagen dos anos 70 (já ninguém se lembra). c... o...n... - nááá, este está mal. Redesenha-se o "n". E, já agora, o "e". Olha, uso o "m" como base, que dá menos trabalho. É isso. Já fica diferente. Ainda lhes vendo a fonte, caraças. Blá, blá, blá, fonte desenhada à mão, e o caralho.

E cores? Bah, o melhor é deixar esta. Digo-lhes que mantive uma das cores originais deles. Claro: reconhecimento imediato, associação cromática presente, mando umas larachas sobre a psicologia das cores que os gajos são uns bacocos que só sabem é vender presuntos: "vermelho representa, no subconsciente, um alto envolvimento, competitividade, prazer, paixão, energia, alegria e vitalidade". Tunga, já os comi.


P.S.: Este texto não é um relato factual. A agência que desenvolveu este logo, desenvolveu, ao mesmo tempo, este:

Portanto, até admito que a fonte de um deles se possa ter baseado na do outro, e deixo a Volkswagen em paz...

28 Comments:

At 31/10/05 15:37, Blogger asterisco said...

Zero:
Dou-me total liberdade. Mas, e por experiência própria, sei que acontece frequentemente de modo semelhante. O copy - paste é uma ferramente do caraças.

 
At 31/10/05 15:42, Blogger asterisco said...

Zero:
Aliás: a semelhança entre as duas fontes (TMN e Continente) já foi admitida pelo próprio director criativo da agência. Justificada com (e cito): "... em comunicação visual as pessoas são influenciadas por aquilo que vêm e encontram, e apesar de exisitir um esforço de fugir ao que existe, a imparcialidade é uma falsa questão."
(in Meios & Publicidade, ano 7, nº 3636, 07.10.2005)
Concordo, acho é que se devia ter feito um pouco mais de esforço na fuga.

 
At 31/10/05 15:55, Blogger asterisco said...

Irrita-me o recurso ao copianço descarado. Todos usamos livros e a net para ver o que se faz lá fora - em todas as profissões é assim. Mas no design e na publicidade, infelizmente, há muita gente a pura e simplesmente roubar.
Eu defendo o recurso a bases como inspiração, não solução imediata. É a admissão de que se é mau designer (neste caso), e é chamar estúpidas às outras pessoas. Por isso é que, volta e meia, aparecem aqui exemplos destes. Sei que não sou a pessoas mais brilhante do mundo, mas não hão-de ser esses a prová-lo.

 
At 31/10/05 16:14, Blogger B-Good said...

Deixa, em relação a eles não brilhas, ofuscas. Caga nisso...

 
At 31/10/05 16:22, Blogger 1entre1000's said...

2 milhoes?!?!?!?!? F******* piiiiiiiii que os piiiiiiiiiii!!!! Bolas, como é que o meu espirito não ha-de estar violento!!!! 2 milhoes!!!!!!!!!??????????

 
At 31/10/05 16:45, Blogger Viuva Negra said...

Mas consta que quem fez esse logo , foram os supostos génios da EURORSCG e da Media Comunicação hemmmm ... Plagistas hihihihi bela fama

 
At 31/10/05 17:50, Blogger Indibiduo said...

Bem visto... Ando a pensar num, mas...

Abraço

 
At 31/10/05 17:59, Blogger asterisco said...

Alex:
Nem todos podem ser bons, mas todos têm a obrigação de o tentar ser. Chama-lhe um dever moral.
Obrigado. Um bom feriado para ti, também.

B-Good:
És pouco exagerada, és. Mas simpática, muito simpática.

1entre1000's:
Claro que nestas contas também entra a implementação, que até é a fatia mais grossa do bolo, mas o logo não deve ter ficado baratinho. Sobretudo porque não se trata de uma agência de vão-de-escada; paga-se bem, portanto.

Viuva Negra:
Foram, sim. A mim o que me espanta, é que os tipos da Sonae (que de certeza absoluta conhecem a Target), foram na cantiga. Deve ser um encadeado de insultos: a agência acha que o cliente dela é burro e dá para lhe vender qualquer merda, e este, por sua vez, engole aquilo, porque os américas até devem saber, além de que os clientes deles são todos uns pacóvios que nunca vão dar por nada.

 
At 31/10/05 18:10, Blogger asterisco said...

Run Away Man:
Tu vê lá...
Um abraço.

 
At 31/10/05 19:26, Blogger AJFF said...

Coincidência? Não há coincidências.

Uma coisa é inspiração, outra é plágio.

 
At 31/10/05 20:08, Blogger S. said...

Vim ver se estavas melhor. :D (sorriso aberto)
Beijinhos!!

 
At 31/10/05 23:00, Blogger nana said...

"anões às costas de gigantes" era o título de um livro de Harolg Bloon que também falou do fenómeno da "anxiety of influence".
nada mais fácil de enganar do que um incauto com pouca criatividade e referências!!
nunca pensei que um logo fosse tão caro!!
;)
está melhor isso por ai?
outro acidente?
ainda são sequelas do mesmo?
;)

 
At 1/11/05 16:28, Blogger Å®t Øf £övë said...

Asterisco,
Muito interessante esta tua conclusão.
Afinal enganar é arte...
E só se deixa enganar quem quer.
Bom feriado.
Abraço.

 
At 2/11/05 12:51, Blogger asterisco said...

AJPP:
É esse o ponto, precisamente.

S.:
Olha, um bonequinho...

Nana:
Bom, um logo não custa tanto. Senão eu já estava reformado aos trinta. Os dois milhões são referentes ao programa completo, incluindo implementação (que não é so a sinalética nas lojas: é estacionário, etiquetas, embalagens, frota, fardas, enfim, tudo). Mas um logo pode custar um bom dinheiro. A estes níveis, então... Tem é obrigação de ser bom.
De resto, está melhor, por aqui. Por acaso, tenho uma leve uspeita que rachei a clavícula - vou ver isso amanhã.

Quiosque:
Não conhecia essa história. Sabes onde é que posso ler/ver isso?

Art of Love:
Eu é que devo ser um lírico, ao achar que o design não é a venda da banha da cobra...
Um abraço, também.

 
At 2/11/05 14:02, Blogger S. said...

Mas um bonequinho com um parêntesis direito, sim? Se não, é torto.
A bere! :D

 
At 2/11/05 15:04, Blogger asterisco said...

S.:
Pronto, rendo-me, mais uma vez: 8).

 
At 3/11/05 13:52, Blogger vitornev said...

simplesmente acho este post em estricta consonãncia com a realidade...
(batendo no banco como fazem no parlamento)... MUITO BÉÉÉÉM!!!!... Muito bem!!!...
Estou completamente solidario contigo Arst!...

 
At 3/11/05 16:21, Blogger asterisco said...

Anus Nimous:
Obrigado. Arst?

 
At 4/11/05 09:46, Blogger vitornev said...

Eu pensei exactamente o mesmo quando vi o dito cujo logotipo..
Identifiquei-me com a mensagem...
...Emocionei-me!
...isso levou à simpatia... (aquele: "sim senhor!" (inside my head!))
...e numa actitude de respeito desportivo genuino
...virei informal
e abreviei...
prontsh!... mas...
ok! desculpe...
...
Sr. Arst!

 
At 4/11/05 10:44, Blogger Viuva Negra said...

Asteriscio , no caso da TMN acho que deram pelo facto sim , mas nao no dia de lançamento.. heheheh !!! depois adorei a resposta da Vodafone com o NOW passaroco louco aqule hihiih já para não falar da musica.

Relativamente ao continente, acho que só quem entende do assunto , de resto, os ditos pacovios e parolos deve m pensar que é um novo concorrente.

Ainda ontem alguem me disse, se a campanha falha a culpa não é do cliente, mas sim, da agência que não soube aconselhar heheheheeh

 
At 4/11/05 14:44, Blogger asterisco said...

Anus Nimous:
Pronto. É uma abreviatura, então, e perfeitamente justificada. Obrigado e um abraço.

Viuva Negra:
Claro que a agência tem culpa. Mas para que diabo contratam as empresas malta do marketing, se eles se deixam enganar que nem uns principiantes? É que as agências até parece que fazem de propósito: "vamos lá a ver se os gajos mamam este engróminanço...".

 
At 6/11/05 19:01, Blogger Viuva Negra said...

Asteristo, no marketing como sabes e na publicidade, exostem femonemos, tal e qual na vida , o dos chamado seguidismo, os concorrentes seguem o lidere de mercado tal a populaça e os politicos, assim tambem as empresas, pensam se eles fizeram e resukltou bora lá copiar... vai lá explicar ao cliente que +ode não resultar que são mercados e targets diferents hemmm eu tenho um cliente que adorava enviar para ai para lhe tratares da saude heheheh

 
At 6/11/05 19:02, Blogger Viuva Negra said...

sim , porque se o cliente, meste caso a empresa, contrata consultores, por alguma razão ~e , depois bate o pé e diz que não gosta das ideias e projectos e toca de implementar a merda de ideias que ele teve , depois dá asneira e de quem é a culpa... do consultor que não teve capacidade para advertir hehehehehe

 
At 7/11/05 10:47, Blogger asterisco said...

Quisque:
Obrigado. A ver se encontro isso.

Viuva Negra:
É por essas e por outras, que as empresas "inteligentes" já começaram a encomendas consultadoria criativa. Contratam empresas especializadas, que lhes analisam o mercado das agências e recomendam as mais criativas. E não as maiores. Aliás, dos casos que eu conheço, a do Continente / TMN nunca foi recomendada. Ao contrário de, por exemplo, a da Optimus, que o é quase sempre.

 
At 7/11/05 13:31, Blogger Viuva Negra said...

mas olha que o NOW da Vodafone esta de se lhe tirar o chapeu na minha modesta opinião

 
At 7/11/05 13:32, Blogger Viuva Negra said...

por outro lado nao te esqueças que por mais criativo e original que a agência seja, tem sempre uma pedrinha no sapato... o cliente !!!

 
At 8/11/05 19:22, Blogger asterisco said...

Viuva Negra:
O "now" é brilhante.
Claro que há muitos casos de clientes que estragam trabalhos. Mas achas que, neste caso, foi o cliente a "obrigar" a usar o target?
Já disse mal da Wolff Ohlins por ter criado aquele logo indescritível para o Crédito Predial (a casinha com a moeda a entrar), e depois vim a saber que foi o cliente a aparecer com o "rough" daquilo.
E até acredito que, às tantas, tendo em conta a quantidade de massas envolvidas, a agência tenha de ceder.

 
At 9/11/05 13:52, Anonymous Anonymous said...

Asterisco:
Em relação ao projecto do continente não acho que as opiniões possam passar só por meras especulações. o estudo envolvido na criação de uma nova identidade, como sabe, engloba muitos processos. O cliente também pode ter culpa. E, pessoalmente, eu acho que está muito bem conseguido. Não falo só do logo como de toda a campanha. O que é certo é que toda a gente fala nisso.
Em relação à tal empresa d bragança que meteu a EDP em tribunal chama-se Serrelharia feliz. Esse caso foi resolvido com uma boa quantia paga pela EDP para calar esse homemzinho... Acho que ele agora pode reformar-se em paz e feliz... ehehe

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.