Processo criativo
Hmmmmm. Isto pede um "C". Corto por ali, arredondo as pontas. 'tá giro, sim senhor. Agora altero um pouco as proporções... ora beeeemmmm. E uma bolinha no centro? Assim fica um pouquinho mais diferente. Também não convém exagerar... Agora um gajo vende isto ao cliente como sendo simplificação, o "c" de copyright (a ver se eles não se lembram de perguntar porquê, que senão estou lixado). Agora pego naquela fonte da Volkswagen dos anos 70 (já ninguém se lembra). c... o...n... - nááá, este está mal. Redesenha-se o "n". E, já agora, o "e". Olha, uso o "m" como base, que dá menos trabalho. É isso. Já fica diferente. Ainda lhes vendo a fonte, caraças. Blá, blá, blá, fonte desenhada à mão, e o caralho.
E cores? Bah, o melhor é deixar esta. Digo-lhes que mantive uma das cores originais deles. Claro: reconhecimento imediato, associação cromática presente, mando umas larachas sobre a psicologia das cores que os gajos são uns bacocos que só sabem é vender presuntos: "vermelho representa, no subconsciente, um alto envolvimento, competitividade, prazer, paixão, energia, alegria e vitalidade". Tunga, já os comi.
P.S.: Este texto não é um relato factual. A agência que desenvolveu este logo, desenvolveu, ao mesmo tempo, este:
28 Comments:
Zero:
Dou-me total liberdade. Mas, e por experiência própria, sei que acontece frequentemente de modo semelhante. O copy - paste é uma ferramente do caraças.
Zero:
Aliás: a semelhança entre as duas fontes (TMN e Continente) já foi admitida pelo próprio director criativo da agência. Justificada com (e cito): "... em comunicação visual as pessoas são influenciadas por aquilo que vêm e encontram, e apesar de exisitir um esforço de fugir ao que existe, a imparcialidade é uma falsa questão."
(in Meios & Publicidade, ano 7, nº 3636, 07.10.2005)
Concordo, acho é que se devia ter feito um pouco mais de esforço na fuga.
Irrita-me o recurso ao copianço descarado. Todos usamos livros e a net para ver o que se faz lá fora - em todas as profissões é assim. Mas no design e na publicidade, infelizmente, há muita gente a pura e simplesmente roubar.
Eu defendo o recurso a bases como inspiração, não solução imediata. É a admissão de que se é mau designer (neste caso), e é chamar estúpidas às outras pessoas. Por isso é que, volta e meia, aparecem aqui exemplos destes. Sei que não sou a pessoas mais brilhante do mundo, mas não hão-de ser esses a prová-lo.
Deixa, em relação a eles não brilhas, ofuscas. Caga nisso...
2 milhoes?!?!?!?!? F******* piiiiiiiii que os piiiiiiiiiii!!!! Bolas, como é que o meu espirito não ha-de estar violento!!!! 2 milhoes!!!!!!!!!??????????
Mas consta que quem fez esse logo , foram os supostos génios da EURORSCG e da Media Comunicação hemmmm ... Plagistas hihihihi bela fama
Bem visto... Ando a pensar num, mas...
Abraço
Alex:
Nem todos podem ser bons, mas todos têm a obrigação de o tentar ser. Chama-lhe um dever moral.
Obrigado. Um bom feriado para ti, também.
B-Good:
És pouco exagerada, és. Mas simpática, muito simpática.
1entre1000's:
Claro que nestas contas também entra a implementação, que até é a fatia mais grossa do bolo, mas o logo não deve ter ficado baratinho. Sobretudo porque não se trata de uma agência de vão-de-escada; paga-se bem, portanto.
Viuva Negra:
Foram, sim. A mim o que me espanta, é que os tipos da Sonae (que de certeza absoluta conhecem a Target), foram na cantiga. Deve ser um encadeado de insultos: a agência acha que o cliente dela é burro e dá para lhe vender qualquer merda, e este, por sua vez, engole aquilo, porque os américas até devem saber, além de que os clientes deles são todos uns pacóvios que nunca vão dar por nada.
Run Away Man:
Tu vê lá...
Um abraço.
Coincidência? Não há coincidências.
Uma coisa é inspiração, outra é plágio.
Vim ver se estavas melhor. :D (sorriso aberto)
Beijinhos!!
"anões às costas de gigantes" era o título de um livro de Harolg Bloon que também falou do fenómeno da "anxiety of influence".
nada mais fácil de enganar do que um incauto com pouca criatividade e referências!!
nunca pensei que um logo fosse tão caro!!
;)
está melhor isso por ai?
outro acidente?
ainda são sequelas do mesmo?
;)
Asterisco,
Muito interessante esta tua conclusão.
Afinal enganar é arte...
E só se deixa enganar quem quer.
Bom feriado.
Abraço.
AJPP:
É esse o ponto, precisamente.
S.:
Olha, um bonequinho...
Nana:
Bom, um logo não custa tanto. Senão eu já estava reformado aos trinta. Os dois milhões são referentes ao programa completo, incluindo implementação (que não é so a sinalética nas lojas: é estacionário, etiquetas, embalagens, frota, fardas, enfim, tudo). Mas um logo pode custar um bom dinheiro. A estes níveis, então... Tem é obrigação de ser bom.
De resto, está melhor, por aqui. Por acaso, tenho uma leve uspeita que rachei a clavícula - vou ver isso amanhã.
Quiosque:
Não conhecia essa história. Sabes onde é que posso ler/ver isso?
Art of Love:
Eu é que devo ser um lírico, ao achar que o design não é a venda da banha da cobra...
Um abraço, também.
Mas um bonequinho com um parêntesis direito, sim? Se não, é torto.
A bere! :D
S.:
Pronto, rendo-me, mais uma vez: 8).
simplesmente acho este post em estricta consonãncia com a realidade...
(batendo no banco como fazem no parlamento)... MUITO BÉÉÉÉM!!!!... Muito bem!!!...
Estou completamente solidario contigo Arst!...
Anus Nimous:
Obrigado. Arst?
Eu pensei exactamente o mesmo quando vi o dito cujo logotipo..
Identifiquei-me com a mensagem...
...Emocionei-me!
...isso levou à simpatia... (aquele: "sim senhor!" (inside my head!))
...e numa actitude de respeito desportivo genuino
...virei informal
e abreviei...
prontsh!... mas...
ok! desculpe...
...
Sr. Arst!
Asteriscio , no caso da TMN acho que deram pelo facto sim , mas nao no dia de lançamento.. heheheh !!! depois adorei a resposta da Vodafone com o NOW passaroco louco aqule hihiih já para não falar da musica.
Relativamente ao continente, acho que só quem entende do assunto , de resto, os ditos pacovios e parolos deve m pensar que é um novo concorrente.
Ainda ontem alguem me disse, se a campanha falha a culpa não é do cliente, mas sim, da agência que não soube aconselhar heheheheeh
Anus Nimous:
Pronto. É uma abreviatura, então, e perfeitamente justificada. Obrigado e um abraço.
Viuva Negra:
Claro que a agência tem culpa. Mas para que diabo contratam as empresas malta do marketing, se eles se deixam enganar que nem uns principiantes? É que as agências até parece que fazem de propósito: "vamos lá a ver se os gajos mamam este engróminanço...".
Asteristo, no marketing como sabes e na publicidade, exostem femonemos, tal e qual na vida , o dos chamado seguidismo, os concorrentes seguem o lidere de mercado tal a populaça e os politicos, assim tambem as empresas, pensam se eles fizeram e resukltou bora lá copiar... vai lá explicar ao cliente que +ode não resultar que são mercados e targets diferents hemmm eu tenho um cliente que adorava enviar para ai para lhe tratares da saude heheheh
sim , porque se o cliente, meste caso a empresa, contrata consultores, por alguma razão ~e , depois bate o pé e diz que não gosta das ideias e projectos e toca de implementar a merda de ideias que ele teve , depois dá asneira e de quem é a culpa... do consultor que não teve capacidade para advertir hehehehehe
Quisque:
Obrigado. A ver se encontro isso.
Viuva Negra:
É por essas e por outras, que as empresas "inteligentes" já começaram a encomendas consultadoria criativa. Contratam empresas especializadas, que lhes analisam o mercado das agências e recomendam as mais criativas. E não as maiores. Aliás, dos casos que eu conheço, a do Continente / TMN nunca foi recomendada. Ao contrário de, por exemplo, a da Optimus, que o é quase sempre.
mas olha que o NOW da Vodafone esta de se lhe tirar o chapeu na minha modesta opinião
por outro lado nao te esqueças que por mais criativo e original que a agência seja, tem sempre uma pedrinha no sapato... o cliente !!!
Viuva Negra:
O "now" é brilhante.
Claro que há muitos casos de clientes que estragam trabalhos. Mas achas que, neste caso, foi o cliente a "obrigar" a usar o target?
Já disse mal da Wolff Ohlins por ter criado aquele logo indescritível para o Crédito Predial (a casinha com a moeda a entrar), e depois vim a saber que foi o cliente a aparecer com o "rough" daquilo.
E até acredito que, às tantas, tendo em conta a quantidade de massas envolvidas, a agência tenha de ceder.
Asterisco:
Em relação ao projecto do continente não acho que as opiniões possam passar só por meras especulações. o estudo envolvido na criação de uma nova identidade, como sabe, engloba muitos processos. O cliente também pode ter culpa. E, pessoalmente, eu acho que está muito bem conseguido. Não falo só do logo como de toda a campanha. O que é certo é que toda a gente fala nisso.
Em relação à tal empresa d bragança que meteu a EDP em tribunal chama-se Serrelharia feliz. Esse caso foi resolvido com uma boa quantia paga pela EDP para calar esse homemzinho... Acho que ele agora pode reformar-se em paz e feliz... ehehe
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