Monday, 17 October 2005

Reuniões ou Bronco mais bronco, não há

Depois de serem explicados os novos lançamentos de uma marca de produtos cosméticos:
- Basicamente, então, o que vai ser lançado em 2006 é para resolver problemas que, supostamente, os produtos lançados em 2005 já resolviam, certo?
Segue-se a nota mental: o consumidor é burro.

31 Comments:

At 17/10/05 16:46, Blogger Humor Negro said...

A velocidade de inovação e a velocidade de adopção de inovação raramente andam de mãos dadas.

 
At 17/10/05 17:20, Blogger asterisco said...

Humor Negro:
A mim, o que me rasga todo, é quando leio nas descrições das empresas o capítulo referente à "missão". Nunca, nunca lá aparece a palavra "vender". É hilariente, de certo modo.

 
At 17/10/05 17:27, Blogger just me said...

Não sei se é burro ou se é parvo!!!!
É o consumismo no seu melhor! O consumidor até pode saber que o produto novo faz exactamente o mesmo que o outro, mas prontes, é novo!!!!!!!!Balhamesantaingrácia!!!!

 
At 17/10/05 18:04, Blogger asterisco said...

Just me:
Além de que, agora, tem HidraT20!! Tchatchaaaaammmmmm.

 
At 17/10/05 18:12, Blogger innocent bystander said...

e gosta de ser enganado

 
At 17/10/05 18:15, Blogger Patioba said...

Realmente é uma coisa que sempre me inquietou e sempre achei que fosse um tiro no pé. Ou seja, vamos imaginar, sei lá, um detergente de louça. "Novo produto, agora ainda mais eficaz..." e continuam a vender o antigo..... Ora, se o novo é melhor, parece-me a mim, que seria de substituir o antigo, não? Para valorizar a marca, que só "dá" o melhor aos seus clientes....

O mais curioso ainda é que isto acontece maioritariamente no mercado feminino........ e aqui nem me vou pronunciar, que tenho uma perspectiva do feminino, a este nível, não muito abonatória! ;)

 
At 17/10/05 18:39, Blogger asterisco said...

Innocent Bystander:
E é tão fácil...

Patioba:
O que acontece, é que, por enquanto, o mercado feminino é maior. Só isso. Ou alguém acha mesmo que uma Gilette é melhor quando tem quatro lâminas em vez de três? De uma para duas, dou de barato, a diferença é brutal. De resto, é uma passagem a favor do pêlo e outro contra ele. E as "tiras lubrificantes"? Onde é que os senhores acham que eu vou enfiar aquilo?!
Bem, eu pessoalmente não, que sou preguiçoso e só vou ao barbeiro. Já agora: navalha tradicional (a lâmina é trocada com cada utilização, descansem as almas), duas passagens.
E, já agora: não é "branco mais branco, não há". É "bronco mais bronco não há". Pensando melhor, vai passar a ser esse o título do post.

 
At 17/10/05 18:39, Blogger S. said...

"Enganem-me que eu gosto".
É só isso. Mais nada.
"Contem-me uma história que me adormeça os sentidos e me faça sonhar, digam-me que este creme me faz mais nova, mais atraente, mais inteligente até. Façam-me sentir a melhor do mundo, a única, a mais especial e eu compro tudo.Pago."
Daí também a profissão de gigolo.

 
At 17/10/05 18:46, Blogger asterisco said...

S.:
E quem é que é o gajo que não quer aparecer na televisão antes do "O melhor para o homem"?

 
At 17/10/05 18:48, Blogger S. said...

Vivemos num mundo de ilusões, gostamos delas, gostamos assim. Podes insultar o cliente à vontade, mas é ele que te dá que pensar, dá que fazer, é ele que te alimenta a ilusão de que as 8/9 horas que passas aí sentado servem para alguma coisa. Pensa assim, ele pode ser burro - ou fazer-se de burro, mas a única satisfação que ele tem em comprar um produto e não outro, é aquela da ilusão, do conceito, do status, da personalidade da marca, do design a entrar pelos olhos dentro, das palavrinhas a acertar no sítio certo, que tu, enquanto publicitário foste capaz de criar.
Precisamos que seja assim, senão a vida teria muito menos piada (muito menos ansiedades e depressões também), mas muito menos piada.

 
At 17/10/05 19:18, Blogger S. said...

Sabes a história da formiguinha que tinha o pé preso na neve? Começava assim: Neve, virando-se para a formiguinha): Oh formiguinha, eu sou tão forte, tão forte que qualquer raio de sol me derrete!"
(O sol, a seguir diz que qualquer nuvem o tapa, a nuvem diz que o sopro do vente a desfaz, o vento é tapado pelo muro que é roído pelo rato que é comigo pelo gato que é aoanhado pelo cão que é espancado pelo pau que é quimado pelo fogo que é apagado pela água que é bebida pela cabra que é morta pela faca cujo fio é tirado pela pedra... should I continue?)
Isto tudo p+ara dizer que, eu tenho tanta razão, tanta razão que... enfim.

 
At 17/10/05 19:21, Blogger S. said...

Desculpem as gralhas... :P

 
At 17/10/05 20:24, Anonymous Anonymous said...

Então... o gel de banho que eu usava há 4 anos era cocó? Então vou aguentar mais meia dúzia de anos antes de tomar banho, pode ser que, aí sim, fique bem lavado...

 
At 17/10/05 21:18, Blogger asterisco said...

S. & Bzz:
Claro que a ilusão faz parte do nosso mundo. Claro que precisamos dela, tal comom nos dá um gozo bestial poder dizer que temos certos objectos: as marcas que se fazem pagar, mesmo sendo o produto igual à das outras fazem parte desta lute pelo status.

S.:
E no fim da cadeia toda, facilmente se coloca a formiguinha. No entanto, ela está presa pela neve.

Penso Rápido:
Daqui a meia dúzia de anos, vais realizar que o gel até era bom, mas o desodorizante é que era uma merda...

 
At 17/10/05 21:29, Blogger S. said...

A formiguinha morreu de hipotermia com tanta conversa.
Uma história do Cancioneiro tradicional português.

 
At 18/10/05 01:37, Blogger Indibiduo said...

Pois, é tipico. O lançamento de novos produtos é para tapar os buracos do anterior. Podemos chamar a isto cosmética, uma vez que apenas disfarçamos os defeitos.

Em relação ao post anterior, Grande banda os The The! Excelentes gostos...

Abraço

 
At 18/10/05 09:37, Blogger AJFF said...

A publicidade é a arte do engano combinada com a arte de criar necessidades.

 
At 18/10/05 09:44, Anonymous Anonymous said...

Ignorancia é felicidade..

 
At 18/10/05 10:55, Blogger 1entre1000's said...

Questões comuns numa sociedade de consumo...;)

 
At 18/10/05 11:20, Blogger S. said...

Míscaro, é sim senhor. Daí a sabedoria popular se referir á "Santa Ignorância!!"

 
At 18/10/05 12:06, Blogger asterisco said...

S.:
Coitadinha da formiga. E eu a tentar safá-la.

Run Away Man:
É bem visto, isso da cosmética.
Pela tua apreciação, posso portanto devolver os elogios musicais.

AJFF:
Nem inaginas a quantidade de publicitários a promoverem um produto, eles próprios enganados...

Míscaro:
É, pois.

1entre1000's:
Nos países do Leste (na altura do comunismo), também se fazia publicidade, e não era pouca. Aí, frequentemente, surgia a necessidade de estimular o consumo, mesmo havendo só um produto para um determinado fim. E mesmo quando havia mais do que um (mas muito raramente mais do que três!), continuava a ser detido pelo mesmo organismo - o estado. Quem ganhava? Sempre o mesmo. Mas a pubicidade existia.

S.:
Com um sentido pejorativo, graças a Deus.

 
At 18/10/05 12:10, Blogger 1entre1000's said...

asterisco: e ainda bem que existia!!!! nao foi no sentido critico o meu comentario, nao estou interessada em ficar no desemprego no tempos recentes! ;)

 
At 18/10/05 13:13, Blogger asterisco said...

1entre1000's:
Já somos dois...

 
At 18/10/05 14:22, Blogger S. said...

Qual pejorativo qual quê?
Quanto mais infomação, mais opção; quanto mais opção, mais indecisão; quanto mais indecisão mais ansiedade. Bom mesmo é não saber, para não ter de pensar. Santa Ignorância que nos salvas de tanto mal! (ou de saber que o mal que nos aflige não é apenas desígnio de Deus e que podia ser evitado...). Enfim.

 
At 18/10/05 14:34, Blogger asterisco said...

S.:
Aí, já começamos a entrar em terreno pantanoso: é bom ser mantido na ignorância? E se pudermos fazer a diferença, mas nada fizermos por ficarmos na ignorância?
E isto já não tem nada a haver com o post...

 
At 19/10/05 10:26, Blogger Senador said...

Porque não ver as coisas de outra perspectiva mais positiva? Se calhar o consumidor não é burro, os marketeers são é um pouco mais espertos. E o próprio consumidor pode apreciar novidades o que não significa que tragam melhores resultados mas trazem uma diferença face ao habitual.

 
At 19/10/05 10:47, Blogger asterisco said...

Senador:
Isso implicaria, que TODOS os marketeers são de uma esperteza acima da média...

 
At 20/10/05 12:14, Blogger ruiiiii said...

UM POST ABSOLUTAMENTE GENIAL

 
At 21/10/05 12:38, Blogger asterisco said...

Ruiiiii:
Muito obrigado. E muito bem-vindo às pontuações traiçoeiras.

 
At 24/10/05 16:49, Blogger S. said...

Não disse que era bom mantermo-nos na ignorância, mas sim, que tem momentos/circunstâncias em que é cómodo ou conveniente - para o bem e para o mal. Pantanoso, realmente.

 
At 12/8/06 19:33, Anonymous Anonymous said...

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