Tuesday 3 January 2006

Gajos aos círculos


Estranhamente, com o aparecer de um ano novo, dá-se-me uma comichãozinha de voltar a ver e ouvir uns tipos a andar às voltas nuns carros. No fim de cada época de Fórmula 1, todos os anos, assola-me sempre o pensamento de que agora é que estou lixado, que não vou aguentar. A maior molha que apanhei na minha vidinha, foi no Circuito do Estoril, a ver o Senna ganhar a primeira corrida da vida dele. Com um bilhetinho VIP, dádiva dos Deuses. Bem sei que podia ter feito como uma série de outros convidados, que se sentaram numa tenda a morfar e a ver aquilo pela televisão, mas para que carga de água (que bem que isto fica, aqui), é que serve um bilhete de acesso a ri-go-ro-sa-men-te todo o lado, se um gajo fica quieto, ao sequinho? Nesse dia, dei a volta a pé ao circuito umas quatro vezes, molhado até aos ossos. E surdo. Quem nunca esteve perto de um Fórmula 1 a abrir numa recta (ou não, que aquilo faz barulho até em ponto morto), não sabe o que é barulho. Claro que podia ter usado tampões nos ouvidos, mas eu era puto: tinha de ser à flor da pele.
De manhã, ainda estive na cavaqueira com o Keke Rosberg - finlandês, que fala um alemão impecável (é casado com uma alemã, e vive na Alemanha). O filho dele estreia-se na Fórmula 1 este ano, e corre pela Alemanha, por sinal.
Quem também já tem lugar cativo numa equipa, é o Tiago Monteiro, o nosso. Que foi eleito numa votação pela Net o melhor estreante num desporto motorizado do ano passado, a nível mundial. E não foi porque os tugas votaram em massa - foi porque o mereceu: bateu o record do Jackie Stewart do maior número de corridas consecutivas acabadas no ano de estreia (eram seis. O Tiago acabou 15! Embrulha! O record tinha quase 40 anos.), igualou o record do Schumacher de mais corridas acabadas numa época (as quinze), só não chegou ao fim numa corrida (foi o piloto mais regular da época), fez um pódio no ano de estreia (só um ou dois o tinham feito antes, se bem que no caso dele, foi numa corrida maluca em que só participaram seis carros. Mas podia muito bem ter chegado em sexto ou feito um disparate e não ter chegado ao fim - o mérito é de quem aproveita as oportunidades), e, para demonstrar que sabe daquilo, pontuou em mais uma corrida, com todos em pista. E fez tudo isto, com um carro manifestamente inferior a todos os outros, excepto outros dois. Teoricamente, deveria ter chegado em 17º ou 18º em todas as corridas. A bitola, é o companheiro de equipa, com um carro igual, portanto, que só pontuou na tal corrida estranha. Nas outras, fartou-se de nem sequer chegar ao fim.
A ver se o carro dele este ano o leva mais longe; a equipa é a mesma, mas mudou de mãos: agora chama-se Midland F1, é dum megamilionário russo, e tem um orçamento bem mais recheado. Para terem uma ideia: lembram-se daquela mega-jackpot do EuroMilhões? De cento-e-tal milhões de euros? Não chegava para manter uma equipa de topo na Fórmula 1 durante um (!) ano - dava, à rasca, para brincar a meio do pelotão...
Além do mais, e como podem ver pela fotografia, agora tem melhor aspecto; aquilo de tentar ser um carro de corrida e ser lacado de amarelo-canário, era mais para a malta da Ponte Vasco da Gama, francamente.
E pronto: prometo que não vos volto a chatear sobre Fórmula 1, que bem tenho noção que isto é só para os maluquinhos.
Mas uma linhazita ou duas, se o rapaz pontuar, posso, ou não?

21 Comments:

At 3/1/06 18:06, Blogger nana said...

estás à vontade!!
Que ninguém te limite o uso da palavra!!
mesmo sendo uma "naba" em Fórmula 1,gostei desta "viagem" ao circuíto!!
;)
excelente 2006!

 
At 3/1/06 18:21, Blogger Senador said...

Se bem que ache que o Tiago tem estilo de taxista, acho que se portou muito bem no ano de estreia. Só resta ver se neste segundo ano de F1 consegue manter a regularidade mas uns lugares acima. Isso é que era!

 
At 3/1/06 19:08, Blogger Sereia said...

Já gostava de acompanhar os grandes prémios de F1, desde à muitos anos, mas desde que fui ver os treinos no circuito do Estoril fiquei apaixonada!!
Aquele barulho é mesmo viciante!

 
At 4/1/06 00:22, Blogger innocent bystander said...

eu gostava de fórmula 1, juro que gostava. até fiz em computador uns formulários para preencher com os resultados das corridas: GP e geral. (Tenho estas pancas, depois foi a Volta a França, no dia em que achei que gajos a pedalar horas tinham muito mérito, mesmo que dopados, enfim). Mas, para mim, isso tudo acabou no dia 1 de Maio de 1994. Acabou-se para mim, esvaziou-se o interesse.
Quanto ao Tiago Monteiro, só me lembro de velhinhas com as duas mãos no volante a olhar para os retrovisores a ver se não batem em ninguém. Desculpa lá, asterix, nesta não concordamos.
Mas escreve, escreve!

 
At 4/1/06 00:33, Blogger pinky said...

apesar de não perceber quase nada de fórmula 1, a minha intuição diz-me que se dessem um carro como deve de ser ao nosso rapaz, ele chegava a campeão.
na volta, se continuar a portar-se assim bem, até ppode ser que surja algum convite, pode ser que algum piloto se reforme.

 
At 4/1/06 02:34, Blogger Pim said...

Falta acrescentar que um dos apelidos do rapaz é... Vagaroso. Tiago Vagaroso Monteiro. E não estou a tangar. É a mais pura das verdades. Assim sendo, cheira-me que um vagaroso não vai longe. A ver, pode ser que me engane.
p.S.: tal como a IB, também perdi algum encanto pela coisa naquele triste Dia do Trabalhador em que assiste a tudo em directo... E com esse dia, acho que o circo da F1 perdeu também alguma magia.

Beijos e abraços.

 
At 4/1/06 08:53, Blogger just me said...

Espero que sejam mais do que uma linha ou duas!
Estive nos treinos no Estoril no ano em que o Senna ganhou! Não deu para ir à corrida em si, mas já foi muito bom! Mas comigo foi sempre com as protecções nas orelhinhas!

 
At 4/1/06 10:01, Blogger 1entre1000's said...

Por mim estas a vontade, quem manda aqui és tu e és escreves do que te apetece...
Lembro-me bem do Gerard Berger o eterno terceiro lugar, mas simpatizava com ele, afinal até casou com uma mocoila portuguesa... os meus irmãos gostavam do Nigel Mansen, mas eu tinha q ser do contra...;)

 
At 4/1/06 10:47, Anonymous Anonymous said...

VAGAROSO LOLOLOL
É mesmo ironia do destino...

 
At 4/1/06 11:00, Blogger B-Good said...

Ó homem, por quem és (pelo T. Monteiro, já percebemos)! Bota aí as linhazitas q te apetecer!

 
At 4/1/06 13:00, Blogger vitornev said...

Liga lá os motores rapaz!!!
gosto dete tema!
...olh'ós pneus!!!
eu cá sou anti-ferrari! Prontsh! NEXT!

 
At 4/1/06 13:18, Blogger asterisco said...

Nana:
Eu é que me tenho de limitar a mim próprio, de vezes em quando...
Um bom 2006 para ti, também.

Senador:
Se aquilo é um táxi, não quero nem ver o taximetro. Deve ser uma bandeirada, que fáchavor.
Mas o gajo portou-se muito bem. era uma injustiça brutal não lá estar este ano.

Sereia:
É isso. Percorre os ossinhos todos.

Innocent Bystander:
Eu agora vou ser mauzinho...
Grande Prémio de Imola, '94. Estão duas formiguinhas a comer, descansadamente, uma saladinha, à beira da pista. De repente, ouvem um barulho brutal, fica tudo escuro durante uma fracção de segundo, depois aparece o sol de novo, seguido de um estrondo. Diz uma formiguinha à outra: "Fónix! Que cena foi esta?"
Desculpa lá, não resisti.
Esse GP fez-me uma impressão brutal. O Ratzenberger na sexta-feira, o Senna no Domingo... Eu não era particular fã do Senna, mas fez-me imensa impressão o resto da época.
E ninguém me convence, que ali não houve marosca para ele finalmente ganhar uma corrida nesse ano.

Pinky:
Campeão, não sei. Mas que andava lá bem mais para a frente, sem dúvida. O problema dele, e quem o disse na altura foi o Pedro Lamy, é que é muito difícil entrar na F1 como piloto pagante (os que levam patrocínios às costas para correrem), e depois dar o salto. Em anos recentes, só me lembro do Alonso.

Penso Rápido:
Não é bem às voltas, é mais um trinta-e-um.

Pim:
Bem, o "Schumacher" é "sapateiro". E o Vagaroso, quando entrou para a Formula Indy, igualmente com um carro de merda, foi o primeiro "rookie" desde o Mansell a liderar a corrida de estreia. E o Mansell, convenhamos, era outra loiça, em termos de experiência.
O problema, é que ele dificilmente vai conseguir deixar de andar com carros fracos. Só as equipas de topo têm pilotos sem patrocinadores.

Just me:
Andei com o zumbido nos ouvidos durante uma semana...

1entre1000's:
Eu gostava dos dois. E do Keke Rosberg.

Mary no País das Maravilhas:
Por acaso, não sabia isso. Também achei hilariente.

B-Good:
Por acaso, até nem sou pelo Monteiro. Simpatizo com ele, e acho que merece estar onde está. Neste momento, até nem sou por nenhum piloto, especificamente. Tenho alguns ódios de estimação, mas nenhum favorito. Sou do contra.

 
At 4/1/06 13:41, Blogger asterisco said...

Anus Nimous:
Também não sou fã desses. Aliás, neste momento, gosto de nenhum em particular.

 
At 4/1/06 13:53, Blogger Patioba said...

Olha.... outro maluquinho da velocidade :D:D:D:D:D:D:D:D!

Eu é mais rally, mas,realmente, a F1 é alucinante! O que eu gostava mesmo era de conduzir... isso sim.... ;)

 
At 4/1/06 14:53, Blogger asterisco said...

Patioba:
Por umas massas razoáveis, podes fazê-lo, no Estoril: há uma empresa que tem uns F1 dos anos 90, e que dá uns cursos de um dia.

Balzakiana:
Aiaiaiaiaiai. A tentação.
Obrigado.

 
At 4/1/06 16:04, Blogger innocent bystander said...

hehehe, acho que mesmo nas desgraças a gente tem de arranjar maneira de ser rir. Leva-se melhor a coisa, não sei. É Vagaroso, o Monteiro, confirmo. Obrigada Pim!

 
At 4/1/06 19:09, Blogger asterisco said...

Innocent Bystander:
Tenho um amigo brasileiro que fica piurso quando lhe conto esta anedota. Já a devoi ter contado umas 2000 vezes. Menino mau...
Já agora, Pim, esqueci-me de agradecer por esse naco de informação. Obrigado.

 
At 5/1/06 15:53, Blogger innocent bystander said...

pois, mas os brasileiros levam a coisa mais a peito, né? o homem era um Deus...

 
At 5/1/06 17:21, Blogger asterisco said...

Innocent Bystander:
Basta ter visto as imagens da procissão fúnebre dele.

 
At 5/1/06 18:39, Blogger innocent bystander said...

eu vi, eu vi tudo...

 
At 5/1/06 19:02, Blogger asterisco said...

Innocent Bystander:
Tudo não vi, mas era impressionante.

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.