Thursday 13 April 2006

3


  • 3 é um número primo; só é divisível por 1 e por si próprio;
  • triângulos têm três lados, tripés têm três pés, e o triceratops tinha três cornos (curiosamente, as fêmeas dos dinossauros, em alemão, são chamadas vacas);
  • tri-dimensional, significa que algo tem comprimento, largura e profundidade;
  • o bilhar é, provavelmente, o único jogo do mundo que se joga com três bolas - pelo menos quando jogado na vertente "fora do bolso"...
  • na mitologia grega, existe o Cerbéro, um cão com três cabeças, bem como a Cíla, um monstro marítimo com seis cabeças: cabeças mitológicas têm a tendência de aparecer em múltiplos de três;
  • "Existem três tipos de mentiras: mentiras, mentiras descaradas e estatísticas" - Benjamin Disraeli (1804 - 1881), primeiro-ministro inglês;
  • Toblerone só é bom, se vier na forma triangular;
  • Com três cores, é possível compôr todas as outras cores: na projecção usa-se o processo aditivo (verde, azul e vermelho), na impressão usa-se o processo subtractivo (cyan, magenta e amarelo). Por questões técnicas, adiciona-se o preto no processo subtractivo.

  • é impossível criar um poliedro com apenas três planos;
  • o Titanic tinha quatro chaminés, mas só três eram efectivas: quatro chaminés estavam na moda entre os arquitectos navais da altura. A chaminé traseira só servia para arejamento de compartimentos interiores.
  • A grande maioria das plantas que crescem de bolbos, têm pétalas em múltiplos de três.
  • Existem, resumidamente, três tipos de daltonismo diferentes: a deficiência vermelho-verde, que faz com que não se distinga essas duas cores, a deficiência azul-amarela (mais rara), e a ausência total de percepção de cores (ainda muito mais rara). Se, no boneco lá de cima de tudo, reconhecerem um "3", está tudo OK; se reconhecerem um "5", sofrem da primeira das três; se não reconhecerem nada, não vêem cores ou não sabem os números.
E três são os dias durante os quais eu vos desejo tudo de bom, e que a gente se releia ao quarto:
Um enorme fim-de-semana para todos e para todos que vos são próximos - que os outros desapareçam na sua insignificância, equivalente a mais ou menos 3,1415926, o que dá π, o que, por sua vez, nada mais é do que a onomatopeia da censura: apague-se.

15 Comments:

At 13/4/06 17:47, Blogger Unknown said...

Ena....
Tanta coisa que aprendi neste cadinho..


Bom
Excelente
Fabuloso

Fim de semana!!!

Beijoca Gande pa ti!!!

 
At 14/4/06 17:27, Blogger nana said...

três é número fabuloso e perfeito como espero que sejam estes dias!
até à volta!
;)
Boa Páscoa

 
At 14/4/06 20:00, Anonymous Anonymous said...

Para que conste: Foi uma rodela como esta que me espalhou o pânico na vida no dia em que eu ia desempenhar uma missão militar secreta (tão secreta que ainda hoje não sei qual era...). Nunca mais fui o mesmo com comissões de médicos a dizerem-me que o melhor era tirarem-me amostras e eu pensar "Vale tudo menos tirar olhos!". Agradeceram muito, deram-me bastantes palmadinhas nas costas e despediram-se de mim (e eu deles). Eu trouxe a consciência de ter um problema sério na distinção das cores, eles perderam um super guerreiro que dispararia em todas as direcções (excepto nos amarelos que esses vejo-os sempre), qual jogador de PlayStation encurralado. Ah, estes gajos da tropa é que a sabem toda. Sim, sou daqueles que não consegue ver porra nenhuma nessa rodela, mas eles só perceberam isso já eu disparava há 3 anos... Na volta era porque os tanques que serviam de alvo eram pretos.

 
At 14/4/06 20:16, Blogger NaLua said...

Um é Pouco;
Dois é Bom,;
Três é demais!!

Apesar disso, um grandioso fim de semana para si Asterisco.

 
At 15/4/06 16:13, Blogger 1entre1000's said...

Olha e neste momento cadacdia que passa e cada vez mais a trilogia na minha vida é O MAIS IMPORTANTE! Oh my God a Páscoa a mostrar que eu sou sensivel... Xô xô xô...
Tudo de bom, obrigado igualmente!!!
(este post está um must, como sempre...;))

 
At 15/4/06 23:27, Anonymous Anonymous said...

Te cuidado. Tem muito cuidado!

 
At 16/4/06 00:44, Blogger pinky said...

fantástico texto! surpreendente texto! como é habitual, diga-se de passagem! uma doce Páscoa e bom descanso!

 
At 16/4/06 10:49, Anonymous Anonymous said...

Um bom Domingo do Páscoa a todos

 
At 16/4/06 20:21, Blogger alyia said...

:) este post está de génio :)

 
At 17/4/06 00:17, Blogger Miss Trouble said...

Ta muito bom mm... mas pq o 3???

 
At 17/4/06 11:30, Blogger just me said...

Mai sum bocadinho de cóltura aqui para a malta!
3, a conta de Deus fez! Os meus 3 rebentos!!!!!!
Espero que tenhas tido ums bom fds e uma boa páscoa!

 
At 18/4/06 01:20, Blogger Alien David Sousa said...

Ó asterisco, recebeste o teu novo visual?? Enviei por mail!

 
At 18/4/06 08:57, Blogger just me said...

Pela falta de notícias, deduzo que os teus patrões voltaram a achar que estás aí para trabalhar??!!!
:D

 
At 18/4/06 17:30, Blogger Unknown said...

os teus 3 (dias) ja se estão a duplicar... e a caminho de se triplicar...

Nunca mais voltass?

 
At 19/4/06 11:08, Blogger asterisco said...

BB:
1º comentário: Posso-te garantir, que também aprendi.
2º comentário: Tens toda a razão. A explicação vem já a seguir.

Nana:
Espero que tenhas tido uma boa Páscoa, também.

Anónimo:
Eu conheci uma vez um designer gráfico com esse problema. E o gajo era bom, mesmo.

Nalua:
Cá para mim, feriados são a excepção que confirmam a regra.

1entre1000's:
Essa sensibilidade, não m custa a acreditar. Espero que tenhas tido uma boa dupla dupla trilogia.

Invisível mas denunciado pelo pivete:
Eu gostava era de saber, qual é o nerd que se dá ao trabalho de descobrir um número primo com 1811 algarismos...

Pinky:
Em contrapartida, também gostei à brava do teu texto, hehehe...

Alex:
Muito obrigado! A Páscoa, propriamente, até nem foi má. O diabo foram os dois dias seguintes.

Ludwig:
Obrigado. Espero apanhar-te por cá mais vezes.

Alyia:
E o teu comentário prima por uma capacidade de noção de qualidade notável!!! HAHAHAHA.

Mis Trouble:
Fim-de-semana prolongado = 3 dias. Só isso.

Just me:
Isso, até nem foi mau. Os dois dias seguintes é que foram uma bela procaria. Literalmente.

Balzakiana:
Essa expressão, também se usa nesta "aldeia". Espewro que também tenha tido uns bons três dias.

Alien:
Recebi, sim! Muito obrigado pelo trabalho e desculpa só poder responder hoje.

Just me:
Os meus patrões? de certo modo... Mas foi só um deles, coitado.

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.