Wednesday 12 April 2006

"Ora bolas, que azar!"


A 6 de Agosto de 1945, às 08:16h, o major Thomas Ferebee carregou num botão que deu origem, em primeira instância, a um click metálico.
Duas horas e dezasseis minutos antes, o coronel Paul Warfield Tibbets, Jr. informara a tripulação do B-29 Superfortress, baptizado com o nome da sua mãe, que eles transportavam a primeira bomba atómica a ser empregue contra seres humanos.
Durante meses a fio, e em paralelo com o projecto Manhattan - destinado a desenvolver uma bomba atómica - ele supervisionou a preparação do avião de modo que este a pudesse largar sobre o alvo; para além de se retirar tudo do avião que contribuísse com peso não essencial para a missão, teve de ser adaptado o compartimento das bombas, bem como as respectivas portas, para carregar e largar uma só bomba, substancialmente maior e mais pesada do que era costume. Deste modo foram preparados 15 B-29, com a designação "Silver Plate".
A missão era tão secreta, que, quando se retirou todo o armamento do avião (excepto a arma da ré), se colocou engodos; não por causa dos espiões japoneses, mas para evitar que os próprios americanos nas bases aéreas especulassem sobre o que se poderia querer fazer com um bombardeiro sem defesas.
O avião ficou de tal modo leve, que, mesmo com a bomba a bordo (durante metado do caminho, claro), conseguia exceder o seu raio de acção normal, permitindo-lhe assim regressar em segurança, bem como voar bem mais alto, acima do alcance das baterias anti-aéreas.
A 9 de Agosto, caiu a segunda bomba atómica, sobre Nagasaki.
A justificação para estas acções, foi que, perante a intransigência dos japonese para se renderem, se cometeu um acto horrendo que terá, em contabilidade final, morto muito menos pessoas do que se se tivesse tido de invadir o Japão de maneira tradicional.
Dou de barato. Mas duas vezes, e sobretudo sem dar tempo de respirar entre elas? Já me quer parecer entusiasmo.
Mais uma vez, um texto a atirar para o comprido só para acompanhar o asterisco sonoro de hoje: os Orchestral Manoeurvres in the Dark, com a canção que tem o nome do avião e, consequentemente, da mãe do coronel Tibbits, que, em 2002 (então já com a patente de general), disse o seguinte (e fica aqui em inglês, que estas coisas assim, a seco, são "melhores" nas palavras originais):
We’ve never fought a damn war anywhere in the world where they didn’t kill innocent people. If the newspapers would just cut out the shit like "You’ve killed so many civilians."! That’s their tough luck for being there.
Ah, pois. Fica, portanto, o título do post - foi precisamente o que a senhora Akiko Takeda disse ao seu filho Kintaro de 6 meses, às 08:17h do dia 6 de Agosto de 1945.

P.S.: Não é o aniversário da largada da bomba, nem sequer é um dia especial, relativamente à data em questão. É, somente, mais um dia no qual não nos deveriamos esquecer da senhora Takeda e do seu filho.

10 Comments:

At 12/4/06 19:08, Anonymous Anonymous said...

Ahh... Enola Gay... fui-te ao não-me-lembro-o quê e não te paguei...
Bons tempos!
Um abraço que, pese embora transparente, exala testosterona, pilosidade facial e, até, um certo travo a bedum.

 
At 12/4/06 19:15, Blogger asterisco said...

Invisível:
Eeeehhh! Já nem me lembrava da "versão alternativa"!!!!
Com esse cocktail olfactivo, não te adianta nada seres invisível, pá.
Um grande abraço!!!

 
At 12/4/06 23:58, Blogger S. said...

Muito bom! O post (mas já é hábito) e a musiquinha (também já é costume)!
Mestre, és my pride and joy!

 
At 13/4/06 00:43, Blogger Indibiduo said...

Bomba á parte, o avião é lindo...

 
At 13/4/06 08:10, Blogger asterisco said...

S.:
O que vale, é que os comentários suplantam tudo.

Ricardo:
Lá isso...

 
At 13/4/06 09:49, Blogger NaLua said...

Um bocadinho de cultura fica sempre bem.

Continue, que gosto muito de lhe fazer uma visitas.

 
At 13/4/06 11:00, Blogger S. said...

Antes suplantassem... Beijos e uma Páscoa à tua altura!

 
At 13/4/06 12:48, Blogger asterisco said...

Nalua:
Quase que posso garantir, que as visitas me sabem melhor.

S.:
Pessoalmente, suplantam. E uma Páscoa ao tamanho dos teus desejos para ti.

 
At 13/4/06 13:25, Blogger vitornev said...

Gosto imenso deste aeroplano e assim em metal polido é uma máquina e pêras! Uma Harley Davidson celestial!!
Mas os americaos são muito ciumentos quanto a "mass destruction weapons". Só eles têm o direito a largá-las em prol do seu bem-prazer com o bónus de fazerem um "memorial-day" pelo facto de as terem usado! ...e mai-nada!
Adorava ter um avião assim, para utilizar agora no verão, adaptado para carregar "agua choca" e descarregá-la barulhentamente nas zonas balneares...
e quê???...
cada quem tem as suas ideias de destruição maciça!!!

 
At 13/4/06 14:59, Blogger asterisco said...

Anus Nimous:
Hehehe. Este Verão, cada vez que eu ouvir um motor dum avião sob a praia: ala que se faz tarde!!!

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.