Wednesday 5 April 2006

Triscaidecafobia


Na cultura ocidental, toda a gente sabe que o 13 é um número "mau".
Na Última Ceia, Judas era a décima terceira pessoa à mesa - dá azar ter 13 pessoas à mesa, desde então. Não contente com isso, ainda por cima, às tantas Judas entorna o sal - mau, muito mau.
Na cultura Viking, Loki, o Deus responsável por tudo que era mau, era o 13º Deus, o que mais tarde foi adaptado pelo cristianismo, ao apelidarmos Satanás de 13º anjo.
Triscaidecafobia é um medo doentio relativo ao número 13. Não é propriamente uma doença, mais frequentemente é visto como uma supestição muito enraizada. Uma das pessoas que sofria disto, era o compositor autríaco Arnold Schönberg.
Um dos mitos à volta disto, é que a sua última ópera "Moses und Aron" omitia a maneiro correcta de escrever um dos nomes ("Aaron"), para não somar um total de treze letras.
Ele nasceu num dia treze do mês e, no meio da sua fobia, achava isso premonitório. Para grande fúria da sua mulher, recusou-se a alugar uma casa, porque esta era o número 13 e tinha pânico de chegar aos 76, porque os números, adicionados, davam 13. Porque diabo não teve medo de chegar aos 67, só ele saberá...
A sexta-feira, 13 de Julho de 1951, ele passou-a na cama, a preparar-se para a sua morte: era a primeira sexta-feira do septuagésimo sexto ano da sua existência o que, segundo ele, era o pior que podia existir, mesmo para uma pessoa que, tal como ele, era perfeitamente saudável.
A mulher dele (um anjo, de certeza!), ordenou-lhe, às tantas, que ele se levantasse e parasse com esses disparates, ao que ele respondeu "Harmonia", morrendo logo de seguida. Eram 11 horas e 47 minutos da noite: 13 minutos antes da meia-noite, sendo que 1 + 1 + 4 + 7 dá 13.
E se pensam que isto era um texto para pôr aqui música de Schönberg, desenganem-se: detesto visceralmente.

26 Comments:

At 5/4/06 19:39, Anonymous Anonymous said...

Mas Judas era o 13.º a contar de qual? Por ordem alfabética? Por ordem de chegada? Por lugar na mesa? E se aquilo tinha lugares marcados, o sacana não foi o que fez as marcações? E o 13.º não poderia ser o Big Boss Himself? E por falar em HIMself, não é estranha a ligação com os His Infernal Majesty? Já agora, que tal HIM aqui no tasco (mas o último não, é um bocado amaricado; agora a versão que fizeram do Wicked Game do Chris Isaac tá linda. E o arranque no The Sacrament tb se aconselha).

Quanto a números de azar é como o número da besta: é à vontade do freguês :-)

Abraço vigoroso com uma masculinidade notória.

 
At 5/4/06 19:48, Blogger asterisco said...

Invisível:
Judas foi o último a chegar: demorou-se nas negociações com os romanos.
Em relação aos HIM: na boa. Tenho isso lá por casa, a ver se me lembro da trazer amanhã e ripar para mp3. O último deles não é nada de especial, de facto.
Em relação aos números, é isso mesmo. Na China e no Japão, treze (e 3) são bons números, enquanto que quatorze (e 4) são maus.
Um abraço cheio de pelos, acompanhado de fortes pancadas nas costas, seguido de um soco no braço e de "Então, caralho, pá? Como é que vai isso?".

 
At 5/4/06 21:30, Blogger S. said...

Essa foto deve ser de um elevador no Japão. Aquilo é que é uma nação... comé que disseste?...triscaidecafóbica. Eles lá não gostam do 13, mas sobretudo não vão à bola com o 4 ou o 9. Curiosamente 4+9 dá quantos? 13!

 
At 6/4/06 04:16, Blogger pinky said...

mas q história mais bizarra! sempre gostava de saber onde desencantas tu estas histórias...

 
At 6/4/06 09:16, Blogger 1entre1000's said...

Eu queria ser o comentario Nº13 mas como tenho as palavras nas pontas dos dedos não consigo esperar, a não ser que chateie ao longo de 8 comentarios... (não poupo-vos a isso... relaxem)
Agora ca vai: Olha lá tu andas possuido só pode?!!?!?!?

 
At 6/4/06 09:16, Blogger nana said...

gosto do 13.Acho que é um belo número!
ainda que não me sente em mesa onde já estejam 12!!
Que bela música toca aqui hoje!
;)
inspiring....
para mim o teu blog é um "clássico"!!
;)

 
At 6/4/06 09:28, Blogger asterisco said...

S.:
Na China, no Japãp e na Coreia (sobretudo), existe a tetrafobia: medo do número 4 (e semelhantes). Em chinês, foneticamente, 4 é parecido com "morre": "si". Esta pronúncia é semelhante em japonês e coreano (por influência da China). O número 3 (e seus derivados), pelo contrário, são considerados números "bons": foneticamente diz-se "san", o que é parecida a viver ou sobreviver. A fobia ao número 13 no Japão é de influência ocidental, directamente ligada à ocupação americana do pós-guerra. Por sinal, outra das características dessa ocupação, é que o Japão, apesar de ter uma comunidade cristã minúscula (uns 2%, se não me falha a memória) é o país no mundo que mais dinheiro gasta per capita durante o Natal.
Ainda em relação aos números: tradicionalmente, até era bastante comum evitar o número 14 nas casa, substituindo-o pelo 13A.
Mas não sabia dessa do número 9. Já aprendi mais uma coisa.

Quarentaom:
Curto e grosso: se te apanho, passas a Macho Sexualmente Mais Fraco.

Pinky:
Estava a ler um apanhado sobre os compositores do séc. XX, e, a páginas tantas, é referido que Schönberg sofria de triscaidecafobia; fui à procura e descobri estas histórias, por acaso.

 
At 6/4/06 09:54, Blogger just me said...

Os spam adoram vir cá!!!!!!!!!
Não tenho nada contra o nº 13 por acaso!!! Mas é como o 666, só é preciso é vontade e imaginação!!!

 
At 6/4/06 13:26, Blogger asterisco said...

Just me:
Também não me aquece nem me arrefece. O único número que me consegue entusiasmar verdadeiramente, é um dos que lidos em pé ou de pernas para o ar ficam iguais...

 
At 6/4/06 13:31, Anonymous Anonymous said...

Isso do 96 é um mito, não funciona...

 
At 6/4/06 14:12, Blogger B-Good said...

Tb podia ser o 8... pq 96? :)

 
At 6/4/06 16:45, Blogger asterisco said...

ex-penso:
Para quem tem um fetiche olfactivo, até é capaz de funcionar...

B-Good:
Hehehe... Como é que adivinhaste?

Balzakiana:
Hahaha! Pelo que tenho visto desses anúncios, teria de me brozear bastante antes disso aparecer num jornal. de resto, muito obrigado!
Já agora, e como estamos com a mão na massa: o seu foi o décimo terceiro comentário a este post...

 
At 6/4/06 17:53, Blogger asterisco said...

Balzakiana:
Força!! Boa sorte!

 
At 6/4/06 19:33, Blogger Seamoon said...

o que eu gosto neste teu blog é que por aqui aprende-se sempre qq coisa...
bjs

 
At 7/4/06 02:16, Blogger Astor said...

O nº 13 não é usado na Formula 1. Ninguém o admite ligar a isso.. mas ninguém o quer usar.

aliás.. já tá de parte há muitos anos. lol.

 
At 7/4/06 09:31, Blogger asterisco said...

Seamoon:
É precisamente o que eu gosto em quase todos os blogs!!

Astor:
Deixou de ser utilizado depois da morte de dois pilotos (não consegui descobrir quais), ambos com o número 13. Mas também já li que nunca existiu o número 13.

 
At 7/4/06 10:00, Anonymous Anonymous said...

Por falar em aprender e Judas, este artigo no Guardian de hoje.

Afinal o gajo obedeceu a ordens do Big Boss. Mas parece que, para variar, se trata de mais um apócrifo...

 
At 7/4/06 11:01, Blogger a said...

oi! olha... nem ligo ao 13. este ano fomos exactamente 13 pessoas para a neve e correu tudo mt bem! beijocas

 
At 7/4/06 14:04, Blogger 1entre1000's said...

Protestócoment: Porque que é que não me respondes-te asterisco?!?!? Nem a mim nem á Nana?!?!?! Somos filhas do demo aqui no blofff é é???

 
At 7/4/06 14:31, Blogger nana said...

então?então?
obrigada1ente1000 por tomares palavra!!Como é???uns filhos e outros enteados???
nem parece teu!!!
;)
calhou no 13,o meu comentário??
;)

 
At 7/4/06 14:53, Blogger asterisco said...

Invisível:
Interessante. Muito obrigado.

Enquanto eu não volto:
Eu também não lhe ligo - aliás, tento insistir sempre que possível no 13, só para ser do contra.

1entre1000's & Nana:
Ih, diabo!!! Escaparam-se-me completamente!! Só agora reparei que tinha os vossos comentários pendurados! Mas tem uma razão: vocês comentaram às 9:16, e eu estava a responder a comentários anteriores (resposta essa, publicada aqui logo a seguir a vocês). Como tal, quando vim aqui espreitar de novo, a minha resposta apareceu a seguir a vocês, e eu não olhei para cima. Acontece, às vezes.
Mas respondo agora:

1entre1000's:
Não, não ando possuido, apesar de o tipo a segurar uma cruz sobre a minha cabeça ser de opinião contrária.

Nana:
Por acaso, não me faz confusão nenhuma sentar-me numa mesa que já tenha 12, mas não o faço por causa das outras pessoas - fica tudo passado.
Ainda bem que gostaste da musiquinha.
Apesar de não o conseguir fazer com a frequência que gostaria, também já me habituei ao teu blog.

 
At 7/4/06 14:54, Blogger asterisco said...

Nana:
Já me esquecia: foste o nº 23. O 13, foia Balzakiana, que foi logo de seguida apostar no EuroMilhões.

 
At 8/4/06 16:47, Blogger Alien David Sousa said...

Deixem o 13 em paz!! Porra! Que mal é que o desgraçado 13 fez para levar com tanta merda em cima.É mais um número. Vão implicar com o 22, ou com o 4. Sempre o 13?? Ponham-se no lugar do 13 e digam-me com sinceridade se iriam achar piada a serem constantemente perseguidos por tudo e por nada.
13, estou contigo! Força, não desanimes.

 
At 9/4/06 20:32, Blogger nana said...

23 também é um número simpático!!
com treze à mesa há risco de vida para o +novo ou velho!Cristo que era Cristo...
nunca fiando...
mais vale colocar uma mesinha ao lado!!
Oh, não precisavas de responder ao "clássico", mas j´´a que te tinhas esquecido de comentar e quase te esquecias de revelar o meu nr.de comentário,está bem!!
Obrigada por fazeres lá do estaminé um dos teus "habitués"!!
;)
o tempo já está quente para essa roupa!!Tira lá o gorro que já faz calor!!
;)
Bom restinho de Domingo!

 
At 10/4/06 11:37, Blogger asterisco said...

Alien:
Mas já viste o respeitinho que a malta tem dele?

Nana:
Tens toda a razão: o tempo já não justifica o agasalho. A essa hora de Domingo, já nós tínhamos enviado o campeonato para o Porto. Ainda bem que não ligo demais a essas coiosas, senão perdia 3 horas e meia de boa disposição...

 
At 23/4/07 17:44, Anonymous Anonymous said...

Enjoyed a lot! » » »

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.