Tuesday 23 May 2006

Crime, não é, mas...


Até onde vai a liberdade de uma pessoa se "inspirar" num texto doutro blog?
Ontem, por exemplo, recebi um mail, que achei melhor do que qualquer coisa que eu seria capaz de escrever sobre o assunto. E assim, postei-o aqui, com a indicação que era de um e-mail. E era, mas não directamente - era do desBlogueador de conversa, como depois descobri. Até aqui, tudo bem, até porque alterei o post de modo a reflectir a autoria.
Claro que, quando uma pessoa escreve algo num blog, está a partilhar livremente algo; não espera receber algo em troca, quando muito comentários (como se isso fosse pouco!). Aliás, já em tempos escrevi a minha opinião sobre blogues que servem para vender algo - se é uma ferramenta gratuita, não deve ser abusada.
Evidentemente, o "copy / paste" é permitido. Até é benéfico: uma pessoas não tem um blog somente para se agradar a si própria, mas também porque acha que tem algo que poderá entreter os outros. Mesmo que isso seja um exagero violentíssimo da capacidade de auto-avaliação de si próprio. A única regra da decência, é que se coloque a frase da praxe: "Este texto miserável foi regurgitado pelo asterisco", por exemplo. E eventualmente um link; também é uma coisa bonita, e nem dá muito trabalho.
Feio, mesmo feio, é por exemplo isto - descubram a diferença para o original. O senhor Viveiros pegou num texto, espetou-lhe com uma introduçãozita (sei lá se não gamada doutro lado) e ala de fazer dele o que não é.
Há, aqui, pelo menos três erros da parte do sr. Viveiros:
  • ele diz no cabeçalho que o blog dele é "Um blog... meu...". Como diz o Nelson Santos (o autor original do texto em questão), o blog poderá ser, mas as palavras, manifestamente, não o são;
  • se recebeu o texto por e-mail, deveria, pelo menos, ter assumido essa recepção;
  • copiar sem referir a fonte, é mau. Copiar de um blog com 400.000 hits sem referir a fonte, é burro. Se gamasse daqui, o cálculo de probabilidades ainda daria um resultado favorável ao sr. Viveiros - sendo que também diria mundos sobre a sua (in)capacidade de avaliação qualitativa.
Após a Just me me ter avisado que o texto era de um blog, lembrei-me de fazer uma coisa, que funcionou, portanto fica aqui a dica: Quando receberem um texto por e-mail que achem suficientemente bom para fazer o "copy /paste", seleccionem um excerto característico
dele e façam uma pesquisa no Google, com esse excerto colocado entre aspas. No meu caso, procurei por "não disseste mais cedo, Socas?" - apareceu o original e um post feito a partir dum e-mail, com a devida referência.
Como diz o cabeçalho: não é um crime. Muito menos, é o crime do século.
"E porque diabo é que esta abécula agora me vem com este paleio do crime do século?" - pensam vocês?
Porque não arranjei outro modo de fazer uma ligação aos Supertramp, que hoje ficam a bombar nos asteriscos sonoros, digo eu.
"És pouco rebuscado, és, ó minha grande abécula!" - Pois sou. mas o que é que querem? Apesar de tudo, isto é "Um blog... meu..." (sem referência de proveniência, hahahaha!!!).

P.S.: Num desenvolvimento muito recente, o senhor Viveiros desactivou o blog. Ou melhor, deve ter deslocado a sala de copista para outra freguesia. Sim, porque a blogosfera é uma mina de "copy / paste".

17 Comments:

At 23/5/06 16:08, Blogger 1entre1000's said...

Oh nem sei o que comentar uma vez que este post suscitou em mim o seguinte pensamento:"E porque diabo é que esta abécula agora me vem com este paleio do crime do século?", e como les-te o meu pensamento nem sei que diga... :p

 
At 23/5/06 16:12, Blogger Nelson Santos said...

Muito bom, caro *. Melhor do que qualquer coisa que eu tenha escrito sobre o assunto, definitivamente. Aliás, amanhã sai um post sobre como um plagiado facilmente se pode tornar, pelas possibilidades que a internet e a blogosfera em particular, num plagiador. Ainda só está na cabeça, mas penso que será elucidativo do "perigo" que esta prática pode significar. Até lá, parabéns por esta excelente análise.

 
At 23/5/06 16:30, Blogger asterisco said...

1entre1000's:
Hahahahahaha. Um clássico exemplo de como o comentário bate o post aos palmos.
Ainde me estou a rir.

Nelson Santos:
Vindo de quem escreve como escreve, um duplo "muito obrigado".
Já agora: se quiseres, podes fazer "copy / paste". HAHAHAHA!!!!
E fico à espera desse post - parece-me muito interessante, o conceito.

 
At 23/5/06 18:50, Blogger just me said...

Até podes ser abécula, mas acertaste na mouche!
Ainda fui lá à barraca do Viveiros, mas depois de ler o teu comentário e os dos Desblogueadores, achei que não valeria a pena, não iria acrescentar nada de jeito!!!!

 
At 23/5/06 18:50, Blogger just me said...

Até podes ser abécula, mas acertaste na mouche!
Ainda fui lá à barraca do Viveiros, mas depois de ler o teu comentário e os dos Desblogueadores, achei que não valeria a pena, não iria acrescentar nada de jeito!!!!

 
At 23/5/06 19:11, Blogger hole in my vein said...

É pena mas ele apagou o blog...
são todos uns chulos!!!

 
At 23/5/06 19:19, Blogger asterisco said...

Just me:
Admite: repetiste o comentário só para me chamares de abécula duas vezes. E eu que achava que já tinha feito um bom servicinho nesse campo...

hole in my vein:
Sej como for, é menos um.

 
At 23/5/06 20:52, Blogger ivamarle said...

pois deslocou asterisco, pirou-se o gajo...sobre o assunto em apreciação, só mesmo as anedotas é que coloco no blog, se forem textos que copio, enuncio sempre o autor, por vezes esqueço-me de o fazer é nas fotografias, como estou tão habituada a que elas tenham na própria imagem a indicação do autor, como no 1000 imagens, por vezes falho aí.Mas sou apologista do:"o seu, a seu dono"!

 
At 24/5/06 00:21, Blogger pinky said...

hahahah pois.... olha não me parece ser nada grave o "copy/paste", até me parece um meio bom de divulgação de textos, ideias e opiniões, desde, é claro, que se faça referência ao autor e origem do autor, senão é um verdadeiro furto, e uma vergonha!

 
At 24/5/06 09:18, Blogger just me said...

Sorry! Foi sem querer!
:D

 
At 24/5/06 09:50, Blogger Pseudo said...

"plagiado" e "plagiador"....isto faz-me lembrar alguém, uma 2 em 1, mas sobre essa pessoa também já escreveste alguma coisita. Mas fiquei curiosa sobre o que o N.S. escreverá.

 
At 24/5/06 10:37, Blogger asterisco said...

ivamarle:
Esquecimentos ou erros acontecem. A má-fé ficou demonstrada com a velocidade do eclipse do senhor, mal foi descoberto.

Pinky:
A blogosfera vive, em boa parte, do "copy / paste", e assim deve ser. Existem blogs que vivem disso - malta que anda por aí, e quando vê algo que acha porreiro, mete no próprio blog. E, justiça lhes seja feita, ainda não conheci nenhum blog desses, que não enunciasse a fonte. Um bom "copy / paste" tem o seu mérito; saber o que copiar, tambem é uma arte. E, para o blog de origem, é mais uma forma de divulgação, portanto, venha lá ele.

Just me:
Deves... hahahahaha

Pseudo:
Eles / elas andem aí; volta e meia, lá tem de ser. Também fiquei com curiosidade.

 
At 24/5/06 12:06, Blogger Nelson Santos said...

Ok, já lá está o tal post. Espero que não os decepcione, porque saiu um texto meio confuso. Mas espero que tenha conseguido explicar as ideias gerais.

 
At 24/5/06 12:16, Blogger Alex said...

O dito cujo deletou o blog.
São as vantagens e as desvantagens da blogosfera (entre tantos outros).

Não sei se sabes o que tem acontecido com os textos/poemas da Encandescente - Erotismo na Cidade, dão-se ao luxo de os recitar até em directo num programa de televisao sem sequer saberem o autor.

Os textos dela sobre alguns politicos/Epoca de Natal foram um sucesso tão grande que chegaram ao Brasil mas nunca ninguem sabe quem é a autora.

Eu sabia que tinha de haver alguma razao para ter "ficado" aqui pelo teu canto.

Um dia bom para ti e para todos

 
At 24/5/06 15:51, Blogger asterisco said...

Nelson:
Já lá vou.

Alex:
Já tinha dado pela divulgação dos textos dela, mas nunca tropecei em nenhum que tivesse sido roubado por outra pessoa. Ou possivelmente até tropecei, mas não dei por isso: poesia, e isso possivelmente é uma lacuna minha (mas que assim seja), definitivamente não é das minhas áreas preferidas (com muito, muito poucas excepções), portanto também não reconheceria um texto dela se o visse nessas condições.
Um muito bom resto de dia para ti, também.

 
At 24/5/06 17:42, Blogger Nelson Santos said...

Já agora, aproveitem para ver esta caixa de comentários...e mais não digo!

 
At 24/5/06 19:08, Blogger asterisco said...

Nelson Santos:
Caraças!! Se mais pessoas podem ter as ideias que por aqui andam, vocês são é todos doidos varridos!!!!!

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.