Monday 24 July 2006

E coiso e tal

meteorite
- Bom dia, caros telespectadores. Estamos aqui na praia de Ondinhas para descobrir o que fazem os portugueses enquanto estão na praia. Olhe, por favor... o senhor, sim. Podia saber o seu nome?
- Sousa. Felisberto Sousa.
- Ah, sr. Sousa. Está aqui de férias, não é?
- Naaaa. Trabalho.
- Trabalho? Mas trabalha em quê?
- Eu cá sou arqueólogo marítimo, com especialidade na costa orleira, e coiso e tal.
- Costa orleira, hm... Então explique-me lá isso. Presumo que mergulha muito, na sua profissão?
- Naaaa. Isso de mergulhar para descobrir coisas é prós bananas. A malta aqui tem é mesmo de cavar, aqui à beirinha da água, e coiso e tal. É cá um trabalhão, nem lhe digo!
- Ahhhhh, pois.... E o que é que está neste momento a fazer?
- Olhe, de momeeeento, assim agorinha, estou práqui a desenterrar este meteorito. Já cá estou nisto há três dias. Trabalhão!! Sempre que consigo destapar um pouco, a maré cheia lixa-me tudo de novo. Com um escafandro e coiso e tal, é que é fácil. Também já tinha descoberto um monte de barcos antigos e moedas e coiso e tal.
- Meteorito? Olhe que isso parece-me um pedregulho normal!
- Ah, pois. É que a gente é que temos o olho treinado para isto, tá a ver? Tá a ver aquilo? Nota-se mesmo que raspou neste sítio na estritósfera! Um meteorito, já lhe disse. Aliás, quando tiver isto tudo desenterrado, não me espantava nada encontar umas estalac-coiso-e-tal lá por de baixo.
- Estal.... Enfim... Mas diga-me lá uma coisa: o senhor consegue sobreviver com esta actividade?
- Ora, claro que sim! Bem, para já, só faço isto como biscate, não é? Normalmente sou cobrador da Brisa. De resto, volta e meia lá encontro uma cracas e uns percebes e coiso e tal, que é uma maravilha. Trouxe a Etelvina até cá, que faz uma pratito que é de estalo.
- Aaaahhh.... pois... Então, diga-me cá sr. Sousa: onde é que aprendeu a sua actividade? Nalgum curso, não?
- Naaaaaa. Isso é para bananas. Isto é tudo poder de observação, 'tá a ver? A malta chega aqui, olha pró bicho e decide se vale a pena ou não. Se nos enganarmos, temos cracas e percebes e coiso e tal. Pior do que isso não pode ser. Agora desculpe-me lá, tenho de cavar por aqui, que vem aí a maré cheia lixar-me isto de novo!

14 Comments:

At 24/7/06 15:20, Blogger S. said...

Sim, e depois há os conquilheiros freelancers.

 
At 24/7/06 16:18, Anonymous Anonymous said...

Agora que eu 'tou de abalada é que apareces com personagens novas :-(

Boas férias e um abraço a cheirar a «understandings»!

 
At 24/7/06 16:39, Blogger 1entre1000's said...

'tou a ver... :D

 
At 24/7/06 17:34, Blogger asterisco said...

S.:
Ah, pois. Esses. Também conhecidos por "observadores de baleias de terra firme".

Balzakiana:
Ou esse, ou o repórter de praia... Quem sabe?

Blogo:
Não é um personagem novo, é só uma diarreia mental. Umas grandes férias para ti!

1entre1000's:
´tás a ver? Ui, coitada...

 
At 25/7/06 10:01, Blogger nana said...

com o calor, aposto que o Sousa acaba por mergulhar!A não ser que não saiba nadar!!
;)

 
At 25/7/06 11:30, Blogger asterisco said...

Nana:
Nadar, não sabe. Mas consegue boiar, que é uma beleza.

 
At 25/7/06 17:36, Blogger Pseudo said...

É persistente, o senhor. Faz-me lembrar uma das personages da "Alice no País das Maravilhas", que do seu posto alto e seco à beira-mar incitava as outras personagens a secarem-se enquanto corriam em círculo e eram banhadas pela maré. Ok, é mais fácil de perceber se vires o filme...

 
At 25/7/06 18:04, Blogger asterisco said...

Pseudo:
Hahaha! É capaz de ser, de facto. Mas, pelo que deu para perceber, essas ficaram sem cracas, percebes e coiso-e-tal!

 
At 25/7/06 22:25, Blogger Alex said...

:-)


Mas não é que "eles" andam mesmo a cair por aí? A meio do texto já estava à espera de ler o nome Silva, sabe-se lá porquê.

O regresso está a ser bom?

Beijinho para ti

 
At 25/7/06 22:26, Blogger Alex said...

pera aí.
Quem regressou fui eu, não foste tu.

E pelos vistos ainda não regressei a 100%

 
At 26/7/06 12:45, Blogger asterisco said...

Alex:
Acredita: a percentagem é absolutamente irrelevante.
Eu, de resto, ainda estou a meio gás: as minhas tarefas diária mantém-se, mas tento descomprimir um pouco por estes lados, quando consigo. É uma panaceia.

 
At 10/8/06 10:08, Anonymous Anonymous said...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

 
At 21/2/07 15:45, Anonymous Anonymous said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » » »

 
At 24/4/07 00:55, Anonymous Anonymous said...

best regards, nice info Lounge shirt las vegas nevada tooth whitening bleaching

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.