Friday 13 October 2006

Ponto alto

Há certos momentos na vida dum país, que se tornam património universal. Seja pela relevância para o resto dos países (a Queda do Muro de Berlim, o acenar dos Acordos de Munique por Chamberlain, etc.). seja pela situação caricata que provocam (Nixon: "I am not a crook!", George Bush Sr.: "Read my lips: no-more-taxes!", Clinton (para Bush Sr.): "It's the economy, stupid!", e tantos mais). Outros há, que ficam mundialmente famosos, pelas razões erradas: "Ich bin ein Berliner!", de Kennedy em visita a Berlim, é um deles. Ele queria dizer que se solidarizava com os berlinenses, pelo facto de estarem isolados do resto do mundo; para muitos alemães limitou-se a dizer que era uma bola de Berlim.
Outros momentos há, que ficam sempre escondidinhos no canto no qual foram criados. Para mim, em Portugal, o momentos mais hilariante do pós-25 de Abril faz parte desse grupo: o primeiro-ministro, almirante Pinheiro de Azevedo, depois de ter declarada a suspensão do seu próprio governo, após ter sido mantido sequestrado na Assembleia Constituinte. Isto devia ser património mundial.

2 Comments:

At 19/10/06 03:06, Anonymous Anonymous said...

Bem escolhido este momento. Conhecia-o no papel, transcrito. Mas assim «ao vivo» é ainda mais hilariante.

 
At 7/11/06 10:52, Blogger asterisco said...

Humor Negro:
É uma peça de fino recorte, essa é que é essa. Os tiques, as mãso a seres esfregadas na peitaça, enfim, um ponto alto nesta, como dizia um tipo que eu cá conheço, "nossa novela mexicana".

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.