Monday 21 November 2005

Turbilhão


Com a loucura instalada por estes lados, mais dois terços da família em casa com uma virose (casa de banho em alta rotação...), ouvir os asteriscos sonoros de hoje em repeat é mais ou menos a única coisa que ainda me faz agarrar-me à minha sanidade mental.
Johann Pachelbel (1653 - 1706), foi, segundo Carl Philipp Emanuel Bach, um dos compositores que tinham inspirado o pai (na minha opinião - que pouco ou nada vale, mas cá fica - o maior deles todos: Johann Sebastian Bach). Escreveu centenas de peças (sobretudo música sacra, que na altura praticamente não existia outro tipo de "musica séria"), mas ficou famoso por causa duma só: o Canon em Ré Maior.
Em dias como este, ou me aguento à bronca a ouvir isto, ou é música para partir tudo. Hoje deu-me para aqui. Em rotação, alternando com o Adagio em Sol menor do Albinoni (1671 - 1751) - que, bem vistas as coisas, não está provado ser dele: foi "re-escrito" por um musicólogo chamado Remo Giazotti, no princípio do sec. XX, com base em apontamentos originais.

12 Comments:

At 21/11/05 18:27, Anonymous Anonymous said...

Há tempo para tudo... e vontade também.

 
At 21/11/05 19:08, Blogger Viuva Negra said...

Bem agora fiquei com o coração pequenino, apertadinho... ouvir, isto foi enesperado... completamente apanhada de surpresa... quase diria que me conheçes ...

guiar ao som de Pachelbel, é algo magnifico... é voar

 
At 21/11/05 19:09, Blogger Viuva Negra said...

Relativamente ao estado em que se encontra juro que não tenho nada com isso... eu até já estou boa

 
At 21/11/05 19:16, Blogger Viuva Negra said...

É verdade as melhoras!

 
At 21/11/05 20:22, Blogger nana said...

as melhoras da tua gente!!
o 1º asterisco é lindo!!
;)

 
At 21/11/05 20:41, Blogger just me said...

Virose??? Andas com um um azar, que balhamenossasenhora!!!!!!! As melhoras!
Quanto aos Asteriscos sonoros: o Canon dá-me uma paz imensa!!!! Desde sempre! Adoro! Já o Agadio dá-me uma neura desgraçada!!!!
Ora aqui estão duas boas escolhas!
Tenho pena de não ter ouvido os Cold!! Fica para uma próxima vez!

 
At 22/11/05 09:19, Blogger vitornev said...

dizem as más linguas que o Albinioni plagiou essa melodia ao Axel Rose e o tal Remo Giazotti (íntimo de Zuchero) publicou as partituras na net onde foi apanhada pelo vocalista dos "blur" e depois leiloada ao sting que, ao lêr a dita cuja, rasgou-a!
...prontsh!

 
At 22/11/05 09:21, Blogger B-Good said...

Sabes que às vezes não há como a música clássica (seja lá o que esta definição quiser dizer) para nos lavar a alma...sabes de certeza, senão não tinhas escolhido estes * sonoros. Bj pra ti e para os doentinhos lá de casa e as melhoras

 
At 22/11/05 12:15, Blogger asterisco said...

Rascunho:
Num mundo ideal, sim, de facto. Normalmente, no entanto, falta sempre ou um ou o outro.

Viuva Negra:
É o que me acontece, normalmente. Ontem precisava mesmo de paz interior.
Ainda bem que já estás boa.
Lá por casa, já está tudo fino - ontem a coisa foi melhorando durante o dia, valha-nos isso.

Nana:
É uma das minhas peças de música barroca favoritas, também.
Obrigado. Já está tudo a andar.

Just me:
Tem sido um pouco agreste, de facto. Mas desta vez foi mais pacífico: desapareceu tão depressa como apareceu.
O Canon esteve ontem em rotação intensa por isso mesmo: o que eu precisava era de paz interna. O Adagio, nessas circunstâncias, é um pano de fundo sonoro eficaz.
Deves ouvir Cold ainda esta semana: a Amazon já me eviou o último deles há dois dias.

Anus Nimous:
Pronto. Lá está: nada se inventa, tudo se recicla.

B-Good:
É exactamente isso.
Muito obrigado pelas melhoras e beijos para ti também.

 
At 22/11/05 14:29, Blogger asterisco said...

Alex:
A palavra foi escolhida a dedo, acredita...
Se a malta não se ajuda uns aos outros, para quê gastar as teclas? Quando deitar fora o teclado, quero poder dar-lhe umas palmadas nas costas.
Muito obrigado pelos desejos de melhoras. Já está tudo bem; foi esquisito: desapareceu tão depressa, como apareceu.
Não tenho dúvidas nenhuma sobre isso, acredita.

Um beijo, também.

 
At 22/11/05 14:46, Blogger 1entre1000's said...

Tens uma virose em casa???? Estupida teimam em visitar sem serem convidadas!!!! Corre com lea rapaz... (agora a sério as melhoras para a familia.) Uma escolha musical de Senhor, muito bem...(tambem faz parte);)

 
At 22/11/05 15:05, Blogger asterisco said...

1entre1000's:
A virose já se foi - foi uma visita de curta duração. Obrogado pelas melhoras, ainda assim.
As músicas que aqui estavam (apanhaste-as por pouco!), eram duas das que ontem eu precisei para não começar aos pontapés a tudo por aqui.
Hoje, mesmo assim, já está melhor.

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.