Wednesday 24 May 2006

Trocou-lhes as voltas


O asterisco sonoro de hoje, é tirado de um CD do Neil Young. Anos a fio, andaram os Pearl Jam a dizer que ele era a sua grande inspiração, e que um dia ainda o haveriam de convidar para um dos discos deles, o que nunca aconteceu - o máximo que aconteceu, foi tocarem algumas canções dele, ao vivo (o "Keep on rocking in the free World" salta-me à memória).
O que deve ter acontecido, às tantas, foi o Neil Young fartar-se do discurso: se a montanha não vem a Maomé, Maomé vai à montanha, portanto convidou-os ele para serem o grupo de suporte dele num disco dele. E assim, gravou-se o "Mirrorball", com ps Pearl Jam "reduzidos" a acompanhar o mestre (somente uma das canções tem letras do Eddie Veder, o resto é todo do Neil Young).
Como curiosidade, diga-se que eles só aparecem mencionados nas notas dos créditos do livrinho; por razões legais, não podiam aparecem nem fotografias deles, nem sequer o nome "Pearl Jam" em lado algum. Mesmo assim, foi o álbum do Neil Young que mais alto subiu nas tabelas de vendas dos Estados Unidos, desde o Harvest (quase 25 anos antes). Se bem que não chegou ao topo, nem permaneceu nas tabelas por muito tempo.
Este disco é curioso, porque o início das canções apanha quase sempre um fragmento de diálogo entre os Pearl Jam e o Neil Young, e percebe-se, por aí, a metodologia dele: nada de perder tempo, a espontaneidade é tudo. Se o instrumento não estiver perfeitamente afinado, não há-de daí vir mal maior (foi assim, que chegou a ensaiar e gravar discos em duas semanas). Se ouvirem com atenção, no início da canção, ouve-se ele a dizer: "No tuning, nothing".
E assim, para hoje, Neil Young com os Pearl Jam (escondidos).

4 Comments:

At 24/5/06 17:30, Blogger B-Good said...

Tudo o que tenha Pearl Jam, nem q sejam escondidos, é benvindo :)
'Brigada

 
At 24/5/06 18:45, Blogger asterisco said...

B-Good:
Por acaso, tinha cá uma ideia de que serias uma das pessoas que iriam gostar.
Não sei porquê...

 
At 26/5/06 00:15, Blogger bonifaceo said...

É "Rockin' in the free world" :D. O Neil Young apenas era uma grande influência (como Hendrix e outros), até era chamada de padrinho do grunge e tal. Já agora, em resposta ao Mirrorbal, em que o Neil trocou os Crazy Horse por eles, os Pearl Jam lançaram um EP de duas músicas, o Merkinball com a I've got ID e Long Road com a participação do Neil.
Abraço.

 
At 29/5/06 17:45, Blogger asterisco said...

Bonifaceo:
Claro. É só "Rockin' in the free World". É do "Freedom", que abre com uma versão a abrir desta canção e que fecha com a mesma canção, mas acústica. Os Pearl Jam fizeram o cover da primeira.

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.