Thursday 16 November 2006

Festival Gore

gore vidal
What do you think of gay marriage?
Since heterosexual marriage is such a disaster, why on earth would anybody want to imitate it?
Time, 20 de Novembro de 2006
Quem o disse, foi Gore Vidal. Tendo em conta que é um senhor já com 81 anos, com tendências conservadoras, e cujos pais se divorciaram quando ele tinha dez anos (coisa que lhe custou a superar), poder-se-á concordar ou não, mas decerto não se estranhará. Ontem quando li isto, só me despoletou o interesse porque ele é, de facto, homossexual assumido desde uma altura em que isso, definitivamente, não se podia assumir (bom, bem vistas as coisas, hoje em dia ainda não se pode assumi-lo, mas isso já são outras histórias).
Segundo ele mesmo, o amor da vida dele foi um certo Jimmy Trimble, um colega de escola, que morreu aos 20 anos na batalha de Iwo Jima, em 1945. Nunca mais se apaixonou, apesar de ter dormido com milhares (sic) de homens. Durante 40 anos, até à morte deste, viveu com Howard Auster. Ao escrever sobre a morte do seu amigo, ele referiu que nunca tiveram relações íntimas, mas partilharam tudo na vida. Quando lhe perguntam se isso é o que ele recomenda como uma fórmula para a felicidade, ele responde que "Oh, isso é apenas uma descrição de nós. Não faço recomendações a ninguém.".
Durante um ano, após a morte de Howard, Gore Vidal mal comeu. "Tornei-me anorético.", disse ele a um entrevistador há uns tempos. Este ficou tão surpreso, que durante um bocado não disse nada. Depois perguntou, como é que isso se tinha resolvido, ao que Gore Vidal sorriu e disse: "Comi algo.".
Seja como for, e voltando à (ainda) inexplicada vaca fria, nós temos sempre a ideia que todos os homosexuais são a favor do casamento entre duas pessoas do mesmo sexo - talvez também fosse interessante ouvir aqueles, que não o querem, mesmo que sejam só uma minoria dentro duma minoria.
Como remate, na mesma entrevista da Time, perguntam-lhe quais gostaria que fossem as suas últimas palavras (e que aqui ponho, porque rivalizam com o epitáfio que o Tom Waits uma vez disse que gostaria que figurasse na sua pedra tumular: "I told you I wasn't feeling too good").
A resposta de Gore Vidal? "Like my living words. "I told you so!".".

5 Comments:

At 16/11/06 16:49, Anonymous Anonymous said...

Oh e nao terá ele mta razão?

 
At 16/11/06 20:54, Blogger asterisco said...

Mikas:
Pelo que já li dele, ele está frequentemente carregadinho de razão.

 
At 17/11/06 12:19, Blogger 1entre1000's said...

Gosto de pessoas assim, que pensam pela própria cabeça!!!
(asterisco: welcome back, stop!)

 
At 17/11/06 13:23, Blogger asterisco said...

1entre1000's:
Oh, este, podes ter a certeza absoluta que pensa pela própria cabeça. De consensual, tem muito pouco.
Good to be back, stop.

 
At 26/12/06 10:04, Blogger hidden persuader said...

ehehe jao tinha confessado no Bichos Carpinteiros ... o Gore Vidal causa-me insónias, principalmente quando tentamoslê-lo às 2am, 4am e 6am - precisamente as horas em que o meu filho acorda a pedir o leite da mãmã.

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.