Thursday 9 November 2006

Perlimpimpim

A «guitarra portuguesa» é um cordofone com a caixa harmónica piriforme - o bojo ou cabaço -, sem enfranque, a aguçar para o braço, e de fundo chato e tampos aproximadamente paralelos. A sua boca é redonda; arma com seis ordens de cordas todas metálicas, as três primeiras com cordas lisas, as três últimas com corda lisa e bordão em oitava. As primitivas guitarras tinham as primeiras quatro ordens duplas, e as duas últimas singelas - dez cordas portanto ; actualmente, todas as ordens são duplas (e há mesmo casos em que as três últimas ordens são triplas).
Como dizia na resposta ao comentário deste monstro sagrado do blogoparalelipípedo, no post sonoro de ontem, isto estava para cá entrar a tocar um dia ainda não definido, mas não há nada como aproveitar as deixas. Por falar em deixas: fica comprovado que, em papel, é muito melhor, mesmo à segunda.
Como ontem, ainda por cima, estava a falar em guitarradas, isto fica aqui que nem ginjas.
O primeiro asterisco sonoro é do Carlos Paredes. O segundo, também é, e por sinal é exactamente a mesma canção, mas pelo Kronos Quartet - no disco em que aparece esta canção, aparece outra dele, "Romance No. 1"

6 Comments:

At 9/11/06 19:55, Blogger 1entre1000's said...

POsso fazer uma correcção ao teu txt?
Não posso?!?!
Faço na mesma! (nunca fui muito dada a acatar ordens)
Onde se lê: "O primeiro asterisco sonoro é do Carlos Paredes.", deverse-ia ler:"O primeiro asterisco sonoro é do grande Carlos Paredes.", tenho escrito!

 
At 9/11/06 20:17, Blogger asterisco said...

1entre1000's:
I stand corrected.

 
At 10/11/06 10:27, Blogger B-Good said...

O produto exemplar do monstro sagrado vem a caminho. Porque partilho a opinião de que em papel é que é.

 
At 10/11/06 10:49, Blogger asterisco said...

B-Good:
Fui ao lançamento (na quinta-feira), e já o acabei. E é mesmo verdade: ao ler no écran, perdem-se montes de detalhes - o papel aguça a tenção.

 
At 10/11/06 19:05, Anonymous Anonymous said...

aaaaaaaahh a Justiça tarda mas não falha! ;-)

 
At 10/11/06 20:05, Blogger asterisco said...

Humor Negro:
Mas tarda...

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.