Thursday 10 May 2007

Onófrio

galvani
Por volta de 1783, Luigi Galvani (1737 - 1798), ao dissecar uma rã numa mesa onde tinha acabado de fazer experiências com electricidade estática, tocou acidentalmente com um bisturi ainda com carga estática num nervo da perna da rã. Imediatamente saltou uma faísca num aparelho eléctrico e a perna da rã contraiu-se. A conclusão do senhor, foi que os processos internos de um corpo são movidos a electricidade, e não por um processo hidraulico ou a ar, como até aí se pensava.
De seguida, e devido aos conhecimentos de electricidade estática que possuia, Galvani inventou o arco galvânico: um arco composto por dois metais (cobre e zinco), que, devido à carga oposta dos dois metais, quando toca com uma ponta num músculo da perna duma rã (p.ex.) e com a outra num nervo, faz a perna contrair-se.
Tornou-se famoso por fazer coxas de rã contrairem-se, o que, convenhamos, não deve ser pelo que ele mais gostaria de ser conhecido (é uma versão antecipada do Egas Moniz, portanto).
Agora pergunto eu: em vez de passar o resto da vida a fazer pernas de rãs contraírem-se, e tendo em vista que seguramente sabia daquilo, o caramelo não poderia ter feito um esforçozito em descobrir o "on / off" da coisa? Ou, pelo menos, a caixa de fusíveis? É que volta e meia, bem que me apetecia desligar uma parte do circuito eléctrico que comanda isto tudo cá por dentro.

4 Comments:

At 10/5/07 14:33, Blogger Alex said...

Mas tu ainda tens ? Fusíveis?


hehehehe

 
At 10/5/07 14:51, Blogger asterisco said...

Alex:
Hahaha!!! Olha, bem visto. Deve ser esse o problema - isto já só vai ao sítio com um shut-down geral.

 
At 10/5/07 19:32, Anonymous Anonymous said...

Só pelo seguro, é melhor não tentar desligar nada, não vás desligar acidentalmente algo de que precises *mesmo*.

Um abraço eléctrico e nada estático

 
At 10/5/07 19:44, Blogger asterisco said...

abraços de carga positiva:
Eh, caneco!!! Não me tinha lembrado disso. Mas lá está: o segredo de qualquer caixa de fusíveis, é tê-los etiquetados correctamente.

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.