Wednesday 18 July 2007

Geladinha


E agora, que já chegou (?) a altura de uma geladinha saber ainda melhor (sim, porque não é um frio ártico que me vai demover de deitar uma jola abaixo), um coisinha sobre as loiras. Também as há ruivas, as morenas e os malucos dos belgas até as inventaram com sabores de frutos (beeeeurk), mas essas não contam. E não falo dos estróinas que as bebem mornas e estupidezes dessas.
A razão pela qual existem tantas cervejas com nomes de abadias, santos ou ordens religiosas, não vem do facto de terem sido monges a inventá-la. A cerveja já existia muito antes. Bem vistas as coisas, se tivesse havido falta de vinho, poder-se-ia ter recorrido a cerveja. Nesse caso, hoje em dia diriamos qualquer coisa como "Bebei, pois esta é a minha bílis". Yuk.
Seja como for, a razão para a profusão de cervejas associadas a abadias e semelhantes está noutro lado: na Idade Média, os monges não só tinham dias de trabalho extenuantes, como ainda eram obrigados (ou faziam-no por convicção) de jejuar com alguma frequência. As duas coisas são relativamente incompatíveis; se não comes, não trabalhas. Vai daí, adoptaram o fabrico (e consumo) de cerveja. Cerveja é muito nutriente e também não havia o risco de o monge chegar ao fim do dia em coma alcoólico: era muito mais fraquinha do que a nossa, para além de morta. Como lhes era vedado o consumo de alimentos, mas não o de bebidas, eles contornavam a coisa por aí. É, também, daí que vem a alcunha de "pão líquido" - efectivamente, era o que a cerveja era para os monges. Só dava era um trabalhão barrar a manteiga, mas não se pode ter tudo.
A mais antiga lei de protecção ao consumidor é relativa à cerveja: em 1487 foi editado na Alemanha o "Reinheitsgebot" (traduzido: "mandamento de pureza"), que estipulava não só a composição da cerveja (tinha de se restringir somente a água, cevada e lúpulo), como também o preço. A lei esteve efectivamente em vigor até 1987 (500 anos, portanto), quando a União Europeia a decretou ser contrária à livre circulação de bens. Ela impossibilitava que se vendesse a grande maioria das cervejas não-alemãs nesse país. Não fez grande diferença, porque ainda hoje em dia é praticamente impossível conseguir vender uma cerveja na Alemanha, se essa não for feita segundo o "Reinheitsgebot".
Água? Epá, água não. Os peixes mijam nela.

2 Comments:

At 24/7/07 10:50, Blogger Alex said...

Não posso ouvir falar em coisas geladas. À conta disso, fiquei de molho nas férias. Não é justo.

Mas que sabe bem sabe.
Uns caracois e uma cervejinha fresquinha ao fim da tarde.

 
At 6/8/07 10:18, Blogger asterisco said...

Alex:
Epá, dos caracóis, vejo-me obrigado a discordar...

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.