Wednesday 30 November 2005

Asterisco de natal

Como já tinha explicado num comentário, lá em casa, o Natal era festejado a partir de 1 de Dezembro. Só aí é que se tirava as decorações da caixa e se enfeitava alguns cantos da casa - não a vinte-e-poucos de Outubro, Exmos. Srs. Comerciantes de Lisboa...
Para nós, putos, havia um calendário de advento, com vinte e quatro portinhas numeradas. Todos os dias, tinhamos de encontrar a portinha com o número correspondente ao dia e abri-la. Atrás dela, encontrava-se o desenho de um brinquedo, excepto na porta 24, que era maior e abria de par em par e que escondia sempre (e mal, portanto), o estábulo de Belém.
A árvore de Natal era decorada só nesse dia, nunca antes, e pelos meus pais. Nós só a viamos, quando chegava a altura de trocar as prendas. As luzes eram velas verdadeiras, presas aos ramos com uns castiçais especiais, que tinham um gancho e um peso em forma de pinha em baixo, para as manter direitas. As velas tinham de durar até ao dia 6 de Janeiro; nunca eram trocadas e só eram acendidas nos dias 24, 25 e 31. A última vez, acendiam-se no dia 6 e queimavam até ao fim; depois era desmontada a árvore.
Outra coisa que havia, era a coroa de advento: uma roda feita de ramos de pinheiro, com quatro velas, que simbilizavam os quatro Domingos antes do Natal: a cada um deles, acendia-se mais uma vela, até ao último; durante a primeira semana acendia-se uma vela ao jantar, à segunda, duas, e por aí fora.
Isto tudo para explicar o porquê do asterisco entrar em período natalício um dia antes do prazo ancestralmente estabelecido: como afinal deve haver uma espécie qualquer de ente superior, que fez com que, inesperadamente, eu amanhã afinal tenha feriado, o perfil, ali em cima à direita, fica colorido mais cedo, durante os próximos tempos.

17 Comments:

At 30/11/05 16:46, Blogger innocent bystander said...

tá giro, hã? o natal em minha casa só começa a 1 de Dezembro, no máximo a 8.

Continuo com a barra pendurada...

 
At 30/11/05 16:48, Blogger asterisco said...

Innocent Bystander:
Também o meu. Já tenho um calendário de advento para os putos.
Deixa-me ver isso da barra. vou fazer uns testes.

 
At 30/11/05 17:31, Blogger innocent bystander said...

já resolvi entretanto, mexi no width e apaguei uma cena que falava em «bug»

 
At 30/11/05 17:38, Blogger Patioba said...

Ó pá.... estás tão lindooooooooooo!!!!!!!!

Esse Natal devia ser fantástico... na minha casa sempre foi com luzinhas pisca pisca e as bolas da praxe. Nós ajudávamos, mas já não sei em que dia fazíamos a árvore..... O ponto alto era o presépio, com direito a encenação e tudo! Ideia minha, claro! Coitados dos meus pais... Cada boneco, cada casa, cada ponte, fosse o que fosse, era depositada no seu sítio só depois de eu fazer um grande enredo..... parece que foi há tanto tempo.....

 
At 30/11/05 17:41, Blogger 1entre1000's said...

Mui guapo o asterisco natalicio...;), uma pergunta a modos que indiscreta: és alemão?

 
At 30/11/05 18:40, Blogger asterisco said...

Penso Rápido:
Féldrasssssss. Espero que não digas, não!!!

Innocent Bystander:
O meu mundo já voltou ao normal, portanto. Não que isso queira dizer muito...

Patioba:
Esqueci-me do presépio. Era montado pela minha mãe, que tinha um presépio de figuras de Estremoz - são bestialmente folclóricas, mas, no meu imaginário, são bestiais. tentei comprar lá para casa, mas o preço daquilo agora é horrendo, e eles carregam ainda mais nas cores. não comprei.

1entre1000's:
Não é nada indiscreta - já tem aparecido por aí em conversas: a minha mãe é alemã. Claro que o ritual era "imposto" por ela. E havia outra coisa: na noite de 5 para 6 de Dezembro, era o São Nicolau. Tínhamos de pôr um sapato fora da porta do quarto, e de manhã havia lá doces. A parte gira, é que deixei de acreditar no Pai Natal muito cedo, mas acreditei no São Nicolau até prái os meus 12 anos. Foi uma decepção do caraças, quando uma amiga minha me explicou que não tinha tido nada no sapato porque a mãe estava doente.

 
At 30/11/05 19:23, Blogger S. said...

E tu perpetuas a tradição a bem dos teus rebentos, enriquecida com a fenomenal gastronomia portuguesa "imposta" pela tua senhora. És um alemão de sorte.
º<:·D

 
At 30/11/05 20:32, Blogger just me said...

Coisinha boa essas tradições de Natal! Não tive disso portanto estou a tentar criá-las com os meus filhos. A árvore são eles que decoram e o presépio são eles que montam. Devagarinho espero manter qualquer coisa nas memórias deles! Uma coisa que tive foi o clendário do advento. Adorava aquilo. Agora são as minhas filhas que têm, mas tenho que dizer que me vi grega para arranjar um que não tivesse chocolates!

 
At 30/11/05 23:32, Blogger pinky said...

que tradições engraçadas.
a das datas também há por cá, mas as das velas achei uma delícia!

 
At 2/12/05 09:20, Blogger B-Good said...

Eu não disse que tavas a ficar psicadélico? Mas a sério, linda a história que contaste, ainda por cima verídica. Não tive essa sorte, era tudo demasiado comercial e muito pouco sentido. À excepção de uma fantástica véspera de Natal em casa dos meus avós, em que olhei para a chaminé e disse "Ena, tanta tralha!!" do alto dos meus 4 anitos - dezenas de traquitanas para mim, ainda por cima desembrulhadas, do género de cenas que os putos gostam, tipo usar e deitar fora...

 
At 2/12/05 10:13, Blogger nana said...

o asterisco em triniton ficou lindo, simplesmente fabuloso!
Colorido,a piscar e de gorro!Quanta arte!!
;)

 
At 2/12/05 10:54, Anonymous Anonymous said...

Onde é que é este natal tão engraçado? Adorei este Natal...

 
At 2/12/05 11:26, Blogger asterisco said...

S.:
O mais pequenito ainda não percebe nada, a não ser que canta os parabéns sempre que se acende uma vela, e a tenta apagar. Ontem faltou a electricidade pelos nossos lados, e foi uma festa...
E olha que, ao contrário do que se pensa, a gastonomia alemã não é nada má, sobretudo a festiva; em termos de confeitaria e pastelaria, arrisco-me a dizer que é melhor do que a de cá, mas gostos são gostos. A doçaria portuguesa é demasiado violenta para mim.
E tenho alguma sorte, sim.

Exdruxulando:
Um grande abraço para ti também - que o advento seja um crescendo.

Just me:
Também me vi à rasca, mas não há nada que um telefonema à mãe não resolva. Por cá, até o Lidl só tinha com chocolates.

Pinky:
A mim, o que me faz pena, é que todas as tradições que eram comuns por cá, estão a desaparecer e, pior do que isso, a ser substituidas por um frenesim consumista assustador; nunca vi país nenhum, no qual se arremessasse com tanta prenda, como cá.

B-Good:
Nunca é tarde demais. A vantagem das tradições, é poderem ser recuperadas. Aliás, eu aprecio-as mais agora, do que naquela altura - vou ser eu a decorar a árvore este ano!! É é só a terceira vez na minha vida!!!!

Nana:
Obrigado. Fui preparando durante os buraquinhos que por aqui tinha, entre trabalho.

Edelweiss:
A minha mãe é alemã. Mas o Natal era por cá, claro.

 
At 2/12/05 12:22, Blogger asterisco said...

Alex:
Lá por casa, mantém-se. E é como eu dizia antes: e agora, sou eu que vou decorar a árvore!

 
At 2/12/05 19:17, Blogger S. said...

Asterisco, tu tens a sorte que mereces, e se não a tens toda, com um coração desse tamanho, bem que a mereces.
Isto, por estes lados está complicado para visitar blogs e pior ainda para comentar, mas assim que a situação se regularizar, voltarei a atazanar. Só mais uma coisinha: não falho um dos teus "bom-fim-de semana", já os Silvas perdi-lhes o rasto... bem, eu espero pelo lançamento do best seller. :)

 
At 2/12/05 20:34, Blogger asterisco said...

S.:
Atazana, que eu gosto. Os Silvas já foram devem rebentar lá para segunda-feira, se a Pinky for pouco crítica, ou então terça.
Um fabuloso fim-de-semana para ti.

 
At 24/4/07 20:29, Anonymous Anonymous said...

Excellent, love it! Forex pictures proactiv solution seroquel The truth about women &aposs hair loss Cholesterol high calcium in men Dlp tv and unsteady picture jeep dealer Accounting market information Alina hardcore Pontiac aztec problems

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.