Friday 2 December 2005

Tradizione

Já que outro dia escrevi um post sobre a tradição do Natal (importada da Alemanha) lá em casa, fica aqui mais uma: à conversa com uma italiana sobre este tema, ela achou incrível que em Portugal se montasse o presépio tão cedo, sobretudo porque se incluía o menino Jesus. Na lógica dela (e penso que de alguma população italiana - pelo menos percebi que era), o menino só nasce na noite de 24 para 25, portanto só aparece no presépio a 24, ponto final. A mãe dela montava o presépio algum tempo antes da véspera de Natal, mas só nesse dia é que lá punha o menino Jesus. O que eu achei mesmo giro, é que o Reis Magos eram postos numa ponta da sala e todos os dias eram avançados mais um pouco em direcção ao presépio!
Eu ainda lhe perguntei se Maria ficava de pé e se depois, chegado o dia 24, era deitada de pernas abertas e se era dado um charuto a José no dia 25, mas isso, parece que não.
Agora a sério: Deus nos livre, que um/a italiano/a consiga superar o pedantismo dum alemão, portanto faço aqui a minha (atenção, Crow!) adenda: os três Reis Magos chegaram atrasados para o nascimento. Quem chegou a tempo foram os três pastores.

4 Comments:

At 3/12/05 17:28, Blogger 1entre1000's said...

São mágicas as tradições de Natal, e é bom que não se percam!!!!

 
At 5/12/05 09:30, Blogger just me said...

Eheheheheh!!!!! Já conhecia essa de só pôr o menino Jesus no dia 24. A dos Reis Magos irem andando todos os dias acho muito boa!!!!

 
At 5/12/05 11:25, Anonymous Anonymous said...

Humm, correndo o risco de passar por Italiano: - EU SÓ PONHO A CRIANÇA NO DIA 24!
Aliás, toda a minha familia exige que seja EU a deitar-me na mangedora, pelo meu ar divino... :))

 
At 5/12/05 11:37, Blogger asterisco said...

1entre1000's:
Pois, é isso.

Just me:
Foi o que também achei graça.

Míscaro:
Pois, deves ficar divinal de fraldinha.

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.