Friday 3 March 2006

Mais Julgamentos nocturnos

E vão duas para o fim-de-semana, da mesma banda sonora, mas agora mais audíveis, que isto não é só para massacrar.
A primeira é dos Dinosaur Jr e de Del Tha Funky Homosapien. Sobre o segundo, pouco há a dizer, a não ser o facto de ele ser o irmão do Ice Cube. Dos primeiros pode-se dizer que, durante os fins da década de '80 estavam lá bem em cima, juntamente com os Pixies e semelhantes. Nesta altura, em 1993, ainda faziam coisas de jeito, mas cada vez menos interessantes.
A segunda, é dos Mudhoney e de Sir Mix-A-Lot. Uma daquelas canções que eu chamo de "desopilantes".
Dos Mudhoney, pouco reza a história. Fundados por volta de 1985, tiveram algum sucesso, mas, o que é verdadeiramente importante, é que, estes sim, foram os percussores de tudo que se convencionou chamar "grunge". Quen tiver alguma curiosidade, que clique no link, e leia a biografia deles: está lá tudo que veio a ser grande, posteriormente.
O Sir Mix-A-Lot é um dor milhares de exemplos saídos das escolas do Rap, que tiveram um sucesso gigante com uma canção ("Baby got Back" - ao contrário do que possa parecer, não é sobre um amor que regressou, mas sobre mulheres "abundantes" (vem de bunda, mesmo)) e depois, nunca mais nada.

8 Comments:

At 4/3/06 15:08, Blogger bonifaceo said...

Isso dos mudhoney serem os percursores do grunge não é bem assim. Eles influenciaram mais os nirvana, as outras bandas apenas tinham algumas bandas iguais como influencias musicais. Aliás, os grandes soundgarden formaram-se em 83, tal como os green river, estes tinham dois elementos que formariam os mudhoney e outros dois que formariam os mother love bone e depois desta, formaram os pearl jam.
Vou comprar finalmente o meu primeiro álbum de mudhoney, ou o superfuzz bigmuff/early singles ou march to fuzz (este é melhor mas mais caro).

 
At 5/3/06 20:56, Anonymous Anonymous said...

Boa informação, obrigada

 
At 6/3/06 09:38, Blogger asterisco said...

Bonifaceo:
Os Mudhoney foram o primeiro grupo do género a ter algum sucesso: foi esse sucesso que fez com que as editoras editassem os Soundgarden, por exemplo. Não são percursores por uma questão de influência, mas sim por um questão comercial: "abriram" o mercado para os outros. Era o que eu queria dizer; exprimi-me mal. De resto, a tua descrição está correctíssima. E aconselho-te a fazeres o sacrifício e gastares os cobre a mais; vale a pena.

Alyia:
De facto.

 
At 8/3/06 01:33, Blogger bonifaceo said...

Hum, ok, nesse aspecto até posso concordar, mais ou menos :D.

 
At 9/3/06 14:36, Blogger asterisco said...

Bonifaceo:
Portanto: I stand corrected.

 
At 13/3/06 16:32, Blogger Unknown said...

Esta banda sonora é uma reliquia :)

 
At 14/3/06 16:30, Blogger asterisco said...

Bífido:
Por alguma razão, é aminha banda sonora favorita (perseguida, de perto, pela do "The Belly of an Architect, no entanto).

 
At 23/2/07 02:34, Anonymous Anonymous said...

Very nice site! » »

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.