Thursday 22 June 2006

Barulhos duma calculadora

vl-tone 02
Em 1981 apareceu o primeiro "sintetizador do povo", o Casio VL-Tone 1. Era barato (16 contos - era dinheiro, mas não era uma loucura), pequeno (cabia na mochila), e autosuficiente (funcionava a pilhas e tinha um altifalante incorporado). Dava para fazer coisas bestiais, como ter uma caixa de ritmos ao mesmo tempo que se tocava algo que se assemelhava a um piano ou um violino. Também tinha um botão que accionava a calculadora, o que é bestialmente prático. As vezes que eu já desejei poder tirar a raiz cúbica de 347 no saxofone... nem dá para contar.
Claro que tinha as suas limitações. Por exemplo, era monofónico: só tocava uma nota de cada vez - nada de acordes, portanto. Mas ligado a uma aparelhagem, aquilo era do caraças. Então se se juntassem três macacos, cada um com um VL-Tone, dava para ganhar dinheiro a sério. Como, por exemplo, o fizeram os Trio. Gravaram um disco inteirinho só recorrendo a três Vl-Tones, volta e meia recorrendo a um tamborete. Podia aqui pôr a versão do Herlander, mas, na senda da música alemã, vão ter de gramar de novo com uma versão original.

7 Comments:

At 22/6/06 17:32, Blogger hole in my vein said...

tocas saxofone???? fixe!!!! qualquer dia tenho que aprender!
Os radiohead usam um sintetizador deste género! A sério, mas só às vezes!!! claro que eles têm dos bons.... são uns fracos!!! :)

 
At 22/6/06 18:31, Blogger asterisco said...

hole in my vein:
Toco, mas muito menos (e muito pior) do que gostaria. Tinha de ter mais tempo...
Infelizmente nunca tive um destes, mas na escola tinha dois amigos que tinham. Um deles tinha talento musial inversamente proporcional ao carcanhol, o que fazia com que eu praticamente fosse dono do VL dele.

 
At 22/6/06 21:26, Blogger asterisco said...

nãoésóoteublogqueémaior:
Ahpoinão!

 
At 22/6/06 21:56, Anonymous Anonymous said...

Tem mesmo aspecto antigo.

Jaime
www.blog.jaimegaspar.com

 
At 22/6/06 22:52, Blogger asterisco said...

Jaime:
Mas se lançasse as mãos a um hoje em dia, ainda brincava um pouco. Aquilo era do caraças.

 
At 23/6/06 19:48, Blogger ivamarle said...

por acaso não me recordo desta coisa...

 
At 26/6/06 17:30, Blogger asterisco said...

Ivamarle:
Durante um ano, prái, foi uma pequena loucura. Não da dimensão da loucura dos piões ou dos ioiôs (aliás, bem mais pequena), mas andou por aí.

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.