Barulhos duma calculadora
Em 1981 apareceu o primeiro "sintetizador do povo", o Casio VL-Tone 1. Era barato (16 contos - era dinheiro, mas não era uma loucura), pequeno (cabia na mochila), e autosuficiente (funcionava a pilhas e tinha um altifalante incorporado). Dava para fazer coisas bestiais, como ter uma caixa de ritmos ao mesmo tempo que se tocava algo que se assemelhava a um piano ou um violino. Também tinha um botão que accionava a calculadora, o que é bestialmente prático. As vezes que eu já desejei poder tirar a raiz cúbica de 347 no saxofone... nem dá para contar.
Claro que tinha as suas limitações. Por exemplo, era monofónico: só tocava uma nota de cada vez - nada de acordes, portanto. Mas ligado a uma aparelhagem, aquilo era do caraças. Então se se juntassem três macacos, cada um com um VL-Tone, dava para ganhar dinheiro a sério. Como, por exemplo, o fizeram os Trio. Gravaram um disco inteirinho só recorrendo a três Vl-Tones, volta e meia recorrendo a um tamborete. Podia aqui pôr a versão do Herlander, mas, na senda da música alemã, vão ter de gramar de novo com uma versão original.
7 Comments:
tocas saxofone???? fixe!!!! qualquer dia tenho que aprender!
Os radiohead usam um sintetizador deste género! A sério, mas só às vezes!!! claro que eles têm dos bons.... são uns fracos!!! :)
hole in my vein:
Toco, mas muito menos (e muito pior) do que gostaria. Tinha de ter mais tempo...
Infelizmente nunca tive um destes, mas na escola tinha dois amigos que tinham. Um deles tinha talento musial inversamente proporcional ao carcanhol, o que fazia com que eu praticamente fosse dono do VL dele.
nãoésóoteublogqueémaior:
Ahpoinão!
Tem mesmo aspecto antigo.
Jaime
www.blog.jaimegaspar.com
Jaime:
Mas se lançasse as mãos a um hoje em dia, ainda brincava um pouco. Aquilo era do caraças.
por acaso não me recordo desta coisa...
Ivamarle:
Durante um ano, prái, foi uma pequena loucura. Não da dimensão da loucura dos piões ou dos ioiôs (aliás, bem mais pequena), mas andou por aí.
Post a Comment
<< Home