Friday 26 January 2007

Dois dias de cores (pelo menos!)

Há dois processos de composição de cores. Um é o processo aditivo, e o outro é o subtractivo.
Basicamente, no aditivo, de cada vez que se sobrepõe duas (ou mais cores), o resultado é mais claro. Todos os processo que implicam luz, são aditivos: a ausência de luz/cores é o preto, a presença de todas as cores, dá branco:

Por isso é que, quando Newton (1643-1727) fez um raio de luz branca atravessar um prisma, este decompô-lo nas cores do arco-íris. Que, por sinal, é criado por um efeito semelhante: a luz do sol (branca) atravessa partículas de água e é decomposta nas suas sub-cores. É a razão pela qual se vê melhor os arcos-íris a seguir à chuva: há mais água no ar.
Um dos objectos do dia-a-dia que emprega esta construção de cores é a televisão: Pelo esquema acima, percebe-se o porquê de um das avarias mais comuns das televiões ser uma influência exagerada de azul, amarelo ou lilás: é quando um dos raios de cor (respectivamente o vermelho, azul ou verde) deixam de funcionar. Se, mais raro, a televisão aparecer a vermelho, p.ex., foram-se as cores azul e verde.
Outro dos nomes para este processo, é RGB, para red, green, blue: as três cores básicas que se utilizam no processo e, basicamente, tudo que irradia luz (cores), funciona segundo o processo aditivo.
O outro processo, o subtractivo, recebe o nome porque de cada vez que se sobrepõe duas (ou mais) cores, o resultado é mais escuro - a ausência de cores é o branco, a presença de todas dá preto:

Este processo é aplicado em tudo que seja um processo de reflexão: a superfície "engole" algumas frequências da luz incidente (quais, depende da cor da própria superfície), e o resultado é o que nós percebemos como cor.
O preto, por exemplo, não reflecte nada, o branco reflecte todas as frequências/cores que incidem sobre ele. É comparável ao calor: roupa preta aquece ("engole" o calor), roupa branca é mais fresca - reflecte.
O outro nome para este processo, é CMY (cyan, magenta, yellow). Na teoria, bastam estas três cores. Na prática, por exemplo nas gráficas, adiciona-se o preto, para obter "preto mais preto", e o processo passa-se a designar por CMYK (K de blacK). Isto tem a haver com o facto de as cores utilizadas na impressão serem translúcidas, e assim não se conseguir obter o preto "escuro" somente por sobreposição das outras três.
Goethe teorizou muito sobre a cor, sendo que, se Newton se notabilizou pela pesquisa do processo aditivo, Goethe fê-lo em relação ao processo subtractivo. Embrenhando-se, também, em questões filosófico-psicológicas, desenvolveu uma interrelação das cores com o ser humano, e como elas o influenciavam, mas, paralelamente, criou o fundamento para a teoria da mistura das cores, criando o que ele chamou de "Farbkreis" - círculo de cores.

Goethe (1749-1832) e o seu círculo de relação entre o ser humano e as cores
Subdividiu um círculo em doze segmentos, e percebeu que as cores se oragnizavam "sem fim" nesta arrumação.
É possível, recorrendo a triângulos e a este círculo (que se poderá subdividir em muitas mais partes, claro), perceber rapidamente a correlação entre todas as cores:

Há uma maneira muito simples, de se provar que as cores adicionadas no processo subtractivo dão branco, através de movimento - e este é o ponto ao qual eu queria chegar quando, no início do texto, comecei por " Há dois processos (...)" (mania de ligar o complicómetro!!).
Neste documento está maizuma bricolage - tudo depende da capacidade de imprimir um movimento suficientemente rápido à geringonça, e as cores devem transformar-se em algo parecido ao branco (branco mesmo, é quase impossível, na prática).
Já agora, e juntando o útil (?) ao agradável, e se não quiserem ficar com os dedos em sangue, é uma questão de começarem a ler a inscrição no tetradecágono (é o nome que se dá a um polígono regular de 14 lados), começando no amarelo e inserindo os espaços onde acharem que fica bem.
Já agora, adiciono: que não seja só bom, mas cheio de cores.

Basta descarregar o documento para o vosso computador e imprimir (é um A4 para o Adobe Reader; quem não tiver, lá mais abaixo à direita tem um link para o ir sacar gratuitamente) - o resto está lá explicado.

5 Comments:

At 26/1/07 16:17, Blogger B-Good said...

Complicado, complicado, mas é destas coisas que tu gostas!! O ponto 8 suponho que não seja particularmente do teu agrado; por isso, em vez de uma "morte agonizante" desejo-te um fim de semana à medida da tua imaginação.

 
At 26/1/07 22:45, Anonymous Anonymous said...

calculos à parte qual é a tua cor favorita?
e a mim, da-me uma cor a ver se acertas? (simplesmente adoro identificar as pessoas por cores...)

 
At 28/1/07 13:58, Blogger nana said...

já tinha saudades destes bric -`-brac de fim-de-semana!!
;)
gosto de muitas cores, gosto muito de cores!!
;)

 
At 28/1/07 13:59, Blogger nana said...

ah!!E um fim-de-semana colorido...em azul eléctrico...por exemplo!!
;)

 
At 29/1/07 11:41, Blogger asterisco said...

B-Good:
Espero que tenhas tido um bom fim-de-semana, também (o meu foi passado a, finalmente, conseguir com que a arrecadação fosse utilizável (estantes e o diabo a quatro).
E uma boa semana, já agora.

1entre1000's:
Não tenho propriamente uma cor favorita - ou melhor: ela muda com os dias, até as horas. Quando era puto, era o cor-delaranja (muito original). Hoje em dia, talvez turquesa.
Para ti, neste momento, calculo que seja azul-bebé, hehehe.

Nana:
Vá lá que, desta vez, em termos de bric-a-brac, não compliquei demais...
Uma boa semana!

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.