Thursday 25 January 2007

Uma teoria da conspiração


Eu tenho uma teoria. Quer dizer, eu tenho várias teorias, mas a maioria delas dava direito a estadias prolongadas em quartos com paredes fofas.
Esta teoria é sobre a invasão do Iraque. Lembram-se? "Armas de destruição massiva", "regime ditatorial", "eixo do mal", etc., etc., etc.? Todas as razões que "justificaram" que o país responsável pela instauração do maior número de regimes ditatoriais do mundo atacasse um outro?
As armas, nunca se encontrou. O "eixo do mal" continua a existir. Parece que, segundo o senhor Bush, bastava eliminar um dos países que o compunham para ele desaparecer - tendo em conta os desenvolvimentos mais recentes, pode-se afirmar que, se ele achava isso, se enganou com uma eficácia impressionante.
Para mim, a pedra de toque, que despoletou a coisa toda, foi outra.
Em Outubro de 2000, o ministro para o petróleo do Iraque, Amir Mohammed Rasheed, anunciou que o seu país iria passar a indexar o preço do petróleo ao Euro, deixando o Dólar.
Em termos económicos imediatos, isso até nem era muito significativo, porque o Iraque estava limitado nas suas vendas ao programa de petróleo por alimentos. Mas já se sabe que as outras nações produtoras de petróleo, salvo uma ou outra excepção, nunca morreram de amores pelos Estados Unidos, e a possibilidade de seguirem o exemplo não deverá ter sido negligenciável.
A promoção de uma segunda potência económica, mais "simpática", através da adopção da sua moeda como referência não é totalmente disparatada.
Pouco tempo depois, o Iraque trocou todo o seu fundo de reserva guardado nas Nações Unidas de Dólares para Euros.
É preciso não esquecer que apesar das sanções em termos de venda de petróleo, o Iraque era (e continua a ser) o potencial segundo maior exportador de petróleo. Imagine-se que, por alguma razão as sanções deixavam de existir? Aí é que o Médio Oriente soltava a franga.
Não deixa de ser interessante que, quase todos os países europeus (os ingleses não usam o Euro e têm a Libra indexada ao Dólar; Portugal tem garantidas as massas da Europa e se conseguir sacar algo ao americanos (Lajes, etc.) não vê a coisa com maus olhos; os espanhóis, bem, são espanhóis; os polacos ainda não eram parte da UE, e, por princípio, discordam sempre da Alemanha), foram contra a invasão. Os franceses foram-no tão veementemente, que o Congresso americano chegou a votar a alteração do menu da cantina de "french fries" para "freedom fries"...
Os americanos estão-se nas tintas para os regimes ditatoriais, sobretudo desde que desapareceu a ameaça da União Soviética. O único que os chateia verdadeiramente, é Cuba. Mas mais por ser à porta de casa e por lhes ter dado uma coça durante a Baía dos Porcos. É preciso não esquecer que o regime anterior, de Batista (e apoiado pelos Estados Unidos, que assim tinham casinos e putedo quase à borlix ao virar da esquina) não era menos democrata do que o actual.
Portanto, é esta a minha teoria: no momento em que um país se lembrasse de vender o petróleo recebendo Euros, lixava-se. Aconteceu ser o Iraque, poderia ter sido outro.
Facto é que a trilogia "petróleo, ouro, dólar" é a nova versão do "pai, filho, espírito santo". E ai de quem lhe toque, que, agora, já sabemos o que lhe acontece.
Agora com licença, que estão aqui dois senhores muito simpáticos com uma camisa nova. Oh, é para mim? Que gentis.

11 Comments:

At 25/1/07 18:15, Blogger ups said...

A trilogia não era Fátima, Futebol e Fado?

 
At 25/1/07 19:19, Blogger asterisco said...

Ups:
Desculpa estar a teclar tão devagar, mas é que a camisa é esquisita; os botões depunho prendem uns aos outros, e nas costas, vê lá tu!
Tenho de teclar com o nariz.
Seja como for, e em jeito de resposta: quando se reduzia a esfera mundial para um rectângulo local, parece que sim, que inventaram essa. Mas foi, segundo parece, um fenómeno espácio-temporal.

 
At 25/1/07 19:40, Blogger ups said...

Será? Parece que hoje em dia o mote é exactamente o mesmo... Pelo menos vendo os telejornais é essa a impressão que fico.... ou ficava! Não tenho visto televisão, muito menos portuguesa.

 
At 25/1/07 23:34, Anonymous Anonymous said...

Cuidado com essas camisas, pá: são tipo antenas de telemóvel que registam e enviam toda a tua actividade aerofágica (vá lá, traques) para a nave Epsilon 6, construída pelos americanos, marcianos e três cientistas somalis albinos, em órbita estacionária ali para os lados de Sacavém Sul, assim como quem vai para Moscavide e olha para o ar.

Depois não digas que não te avisei.

Só não te deixo o abraço do costume porque parece que esta minha camisa também está com umas fivelas assim um pouco para o... NÃO! A INJECÇÃO NÃOoo!!..

 
At 26/1/07 10:34, Anonymous Anonymous said...

olha no fundo no fundo tu querias era ir descansar um dia ou dois num quarto com as paredes fofas... tantas voltas só para conseguires isso... ai ai ai ai ai...

 
At 26/1/07 12:16, Blogger asterisco said...

ups:
Se se analisar os conflitos que por aí andam, à parte dos étnicos, são todos motivados por questões económicas.
Já nesta, depois dos americanos terem maizoumenos a situação controlda (achavam eles - "Misson Accomplished!" hahaha), só podiam trabalhar empresas no Iraque que tivessem sido autorizadas pelos americanos. Adivinhaste: eram quase todas americanas. E os contratos existentes com empresas de outros países, foram anulados. Também acertaste: eram contratos de exploração do petróleo (para devidos efeitos de valor legal) firmados com empresas europeias (maioritariamente francesas).
A ética é um valor que fica bem mostrar. Para agir, aplica-se a lógica pura e dura da economia.

gajos dos abraços restritos:
Epá, isso dos somalis agora deu-me arrepios pela espinha abaixo.

1entre1000's:
Eu cá, quando ligo o complicómetro...

 
At 27/1/07 03:42, Anonymous Anonymous said...

o espírito santo é mais euro.

 
At 29/1/07 11:11, Blogger asterisco said...

Humor Negro:
Hehe. Só nos resta identificar o pai e o filho. Não há-de ser nenhum de nós isso é garantido.

 
At 30/1/07 10:00, Anonymous Anonymous said...

Excelente estes teus ... sentidos divergentes. Voltaste mesmo, ainda estava na duvida ...

 
At 30/1/07 12:11, Blogger Alex said...

:(

 
At 2/2/07 19:35, Blogger asterisco said...

Alex:
Ah, pois. O blogger novo a pregar das suas. Desculpa pelo atraso.

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.