Friday 11 May 2007

Tang gram

tangram
Era uma vez um chinês, que era empregado na corte do imperador (chinês, claro. Por acaso, até poderia ser mongol, mas estou a desviar-me do tema). Certo dia, foi encarregue de levar ao imperador uma placa cerâmica, muito valiosa e frágil. Escusado será dizer, que tropeçou e a deixou cair, partindo-a em cacos. Muito aflito, o servo tentou refazer a placa, mas não conseguiu. Apesar dos chineses terem inventado o esparguete, o gelado e o papel-moeda, a super-cola ainda estava num horizonte longínquo, e a placa parecia ter sido feita na Viuva Lamego.
Uma coisa que o chinês em questão descobriu, seja como for, era que as peças formavam muitas outras formas (mas nunca a placa original, claro...), coisa com a qual se divertiu muito, até ser decapitado.
E assim reza a lenda, meninos e meninas, segundo a qual os chineses inventaram o Tangram. A parte da decapitação foi acrescentada para dar um pouco de colorido.
Tecnicamente, um conjunto de Tangram é composto por sete placas (tangs, como o sumo):
  • duas são triângulos isósceles rectângulos;
  • uma é um triângulo igual, mas com metade do tamanho dos grandes;
  • duas são triângulos pequenos, com metade do tamanho do anterior (portanto também triângulos isósceles rectângulos);
  • uma é um quadrado composto por dois triângulos iguais aos dois pequenos (encostados pelas hipotenusas, pois claro);
  • e uma é um paralelograma, obtido através dum quadrado composto pelos dois triângulos médios, subsequentemente inclinado a 45º.
Duvido que o servo chinês tivesse tido tempo de desenvolver este quebra-cabeças, sobretudo porque antes disso lhe aplicaram um quebra-pescoços, mas é capaz de ter fornecido a base para isto (mais um acrescento para adicionar colorido à coisa, mas chamo a atenção para a brincadeira do "quebra-cabeças" e "quebra-pescoços" - de fino recorte, isto)
Seguindo as regras da proporcionalidade, mas fazendo um pouco de batota (este Tangram asterisquiano tem 12 peças, e não sete), aproveito o facto de vos poder ocupar dois dias com mais uma inutilidade:
é descarregar este ficheiro em pdf, imprimir (é isso, adivinharam: é uma folha A4. Falta de originalidade...) recortar as peças, e ver o que dá. A solução é esta, para quem achar, muito justamente, que "não há direito de este anormal me ocupar o tempo com estas merdas, deixa-me lá ver o que é que este camelo quer desta vez".
Independentemente disso, a solução é sincera.
E a combinação de cores é explicada num post subsequente. Fixe, já me auto-alimentei; menos um post para inventar.

10 Comments:

At 11/5/07 14:38, Blogger nana said...

!!As coisas que tu sabes e de que te lembras!!
;)
confesso que fui ao link da solução logo!!
;)
Eu tive um tangram!!
;)
Bom fim-de-semana

 
At 11/5/07 16:08, Blogger B-Good said...

Já que hoje estamos numa de trocar galhardetes, toma lá "bom fim de semana" também para ti (vês? curto e grosso...assim ninguém diz "não há direito de este anormal me ocupar o tempo com estas merdas, deixa-me lá ver o que é que este camelo quer desta vez".)

 
At 11/5/07 16:35, Blogger asterisco said...

Nana:
Foste logo, logo, sem sequer descarregar o pdf? Preguiçosa! Mas fizeste bem, que o fim-de-semana é mesmo para isso: preguiçar.
Um bom preguiçanso parati, também.

B-Good:
Hahaha!!
Essa citação é genial!!!! HAHAHAHAHA!!!! Um bom fim-de-semana para ti, e diverte-te.

 
At 11/5/07 17:22, Blogger Alex said...

Ai c'un caraças.

Bom fim de semana para ti também.

 
At 11/5/07 17:33, Blogger asterisco said...

Alex:
Sempre a dar trabalhos para casa, esta besta. ainda bem que não optei pelo ensino. Coitados dos putos.

 
At 12/5/07 20:10, Blogger S. said...

Eu tinha uma caixinha destas quando era miuda... :D
Confesso que lhe achava uma piada limitada. Preferia brincar com uma caixa de dominós. Funcionavam como uma espécie de legos, e até a caixa entrava nas construções que fazia.

 
At 14/5/07 10:28, Blogger mnica ;* said...

bela ideia!

eu fazia competições de tang gram com o meu namorado!

(eu perdia...) distraía-me muito com outras visões!!

Jinhos ;*

 
At 14/5/07 11:01, Blogger asterisco said...

S.:
Eu detestava o tangram. Fazias-me lembrar uns execícios de matemática que havia na primária, na qual se tinha de juntar peças de plástico segundo várias classificações (tamanho, cor, forma, etc.). Achava aquilo uma total perda de tempo (prova disso, é que só se manteve no programa uns três ou quatro anos).

Mnica;*:
Hehehe. Competições com adversários de vida, dão frequentemente nisso. Ops. Eu disse "adversários"? Hehehe.

 
At 14/5/07 11:56, Blogger 1entre1000's said...

LINDO!

 
At 14/5/07 12:13, Blogger asterisco said...

1entre1000's:
Que exagero... Mas obrigado.

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.