O Fanã
Para lerem este post, cliquem no "play" da barrinha. É para criar o ambiente...
O Fanã, nascido em berço de latão, lá para os lados do Prior Velho, tem uma má-qui-na. Após concluir com distinção o nono ano (distinguia-se dos outros pela total ineptidão), foi trabalhar na serralharia do Zé "Três Dedos", tendo conseguido fazer uma aprendizagem na montagem de esquentadores, não sem antes ter alterado a alcunha do "Três Dedos" para "Dois Dedos", via uma rebarbadora.
Munido do diploma (uma folha de papel pardo, que em tempos embrulhava uma sandes de presunto, e que agora ostentava, em caneta Futura preta: "O Felisberto Antunes fês aqui a sua aprendisagem de montador de esquêntadores. José Bruno Gouveia"), o Fanã fez-se à vida.
Nada o movia mais, após 12 anos de escola e três a aprender para que lado se desatarracha uma porca de polegada e meia, do que ganhar umas massas, de modo a poder comprar o Honda Civic que o "Kikas" tinha posto à venda.
Tendo conseguido comprá-lo, procedeu imediatamente ao melhoramento da viatura. Primeiro comprou uns bacquets Recaro de competição. Devido à sua estatura, agora tem de se sentar numa almofada comprada no Benfica-Marítimo de há duas épocas, só para ter uma linha de visão acima do tablier. Para completar o ambiente, arranjou um volante Momo (gamado no ferro velho), e umas pedaleiras de look aluminio. De seguida, montou um auto-rádio Punto Azul, 100 Watts de pura distorção, que é secundado por um amplificador Kenachi (Praça de Espanha). O porta-bagagens foi eliminado, de modo a permitir a instalação de um subwoofer e duas colunas, debitando a potência total de 650 Watts.
De seguida, levou o bólide ao Manel "Cambotas", que lhe rebaixou a suspensão, colocou umas saias e umas embaladeiras e montou uns pneus Yokohama, medida 250, nas jantes de liga leve (quatro diferentes, que é o que se arranjava com um orçamento apertado). Da primeira vez que saiu com o Civic da oficina, ia tão baixo que não conseguiu transpôr uma moeda de 2 Euros que tinha caido na rua.
A performance foi retocada, através da montagem de um kit de potência (dizia na caixa "não nos resaponsabilizamos por explosões" - o que o Fanã interpretou como condizente para quem tem uma bomba). O Honda Civic debitava, agora, orgulhosos 230 cavalos, enobrecidos por uma ponteira de escapa Remus que obrigou a fazer um entalhe no pára-lamas traseiro, senão roçava no chão.
Os faróis levaram com uma pala por cima, para parecerem mais agressivos, o que teve como resultado o desenvolvimento de uma certa capacidade de divinação do Fanã em condução noctura. Por cima do capot, montou entradas de ar falsas, complementadas com entradas de ar falsas de arrefecimento dos travões nas embaladeiras. Na traseira, substituiu os farolins por uns tipo Lexus. Os vidros foram todos fumados, mas como o orçamento já apertava, conseguiu o efeito através de autocolante preto, o que tornou os espelhos exteriores supérfluos - foram retirados, o que, bem vistas as coisas "melhora a érodinâmica comó caraças". Depois de ter atropelado dois cães, um gato, três velhinhas e um jogger, decidiu retirar o autocolante do para-brisas. À força de latas Pluricor, o Civic agora passou de amarelo-canário para encarnado com uma risca preta ao comprido, por cima, com laivos de amarelo-canário. Na parte traseira, mesmo por cima do escape, colou um autocolante "Fanã Intrenacional Tunning".
A Fatinha agora já não é a sua namorada, mas sim noiva, depois de lhe ter oferecido o ambientador Ambipur, de colocar na saída de ventilação. Mais tarde, o Fanã havia de confessar que "até se me molharam os olhos, caralho".
Agora é vê-los, os dois, ao fim-de-semana, para os lados da costa da Caparica:
o Fanã com boné de pala (New York) virado para trás, o cotovelo esquerdo do lado de fora, a mão a segurar, com a ponta dos dedos - muito cool - o volante. Camisa de manga à cava (que só se vê quando ele sai do carro ou quando se empolga para insultar "aquele filho da puta") e óculos de sol Oakley. Bigode e pêra, que agora está in. A mão direita descansa em cima da perna da Fatinha, e só se desloca para engrenar a mudança apropriada (basicamente aquela que mais barulho origina a dado momento) ou para fazer gestos obscenos "àquele cabrão de domingueiro". A Fatinha, entretanto, com o cabelo cuidadosamente envolto em gel, o que ressalva ainda mais aquele ar de Cão-de-água Português encharcado, lá vai mastigando a sua Gorila, brincos à lá Nelly Furtado. Um topzinho sem alças, encimado pelas alças do sutiã ("sut-mamas", nas palavras imortais do Fanã) completam a visão. Os óculos de sol foram-lhe oferecidos pelo noivo, uns Xanell autênticos, que lhe tapam três quartos da cara, não que daí advenha algum mal ao mundo.
Ambos rolam ao som da tecnozada mais distorcida da costa ocidental, com o rádio a debitar um volume de decibéis comparável à descolagem de um 747 vivida a 30 centímetros de distância. Ela faz balões com a pastilha e ele abana o capacete ao ritmo.
À sexta-feira e ao Sábado de noite, o Fanã encontra-se com a malta dos bólides à entrada da ponte Vasco da Gama, altura na qual são comparados os pára-choques dos carros e os das respectivas amadas. O grande sonho do Fanã, é casar com a Fatinha, ter um caso com a Laurinda da papelaria e ser o proprietário de um Subaru Impreza WRC, igual ao do "janado do Zé Bocas".
28 Comments:
Impressionante, voltas te pior ... mas esta genial, dificil imitar alguem a escrever assim heheheheh
já andei tentada a fazer um post sobre tunning , mas ando com dificuldade em algum vocabulario... como se chama o gás que faz bombar a máquina , sabes hihihihi
Viuva Negra:
Olha, desse esqueci-me. É Óxido de Nitrato. Os cromos do tuning abreviam-no como NOx (nitrous oxide).
Epá, diz ao Fanã que se tirar o ambientador da saida de ar interior, o carro ganha logo mais 5 cv! E se ele instalar um rádio da "supersom" dá mais 7cv! Isto para não falar nos pipos em aluminio que dão quase 15cv!
E olha que eu sei o que digo...
Míscaro:
Epá, o ambientador é que não pode ser, porque a Fatinha já anda desconfiada dele e da Laurinda, e se ele tira, está o caldo entornado.
"Supersom"! Já não me lembreava dessa marca mítica. Os pipos é que teriam que ser em alumínio anodizado a vermelho. Pintarola.
O Fanã é uma nice... :D:D:D:D:D
Oferece lá o Subaru ao rapaz, pá.... ;)
Eu e minha mania de ler de baixo para cima...
Acabei por ler o post sem o respectivo acompanhamento musical...
Mas, bem vistas as coisas, até acho, q fiquei a ganhar! ;) :)
Patioba:
Pela quantidade de esquentadores explodidos, parece-me que ele já vai bem encaminhado.
The Crow:
Por um lado ficaste, mas eu acho que o tema justificava o acompanhamento sonoro.
já tinha saudades de um textinho assim.
;)
Nana:
Obrigado. Eles andem aí...
Desculpa asterisco mas o texto é demasiado bom para ser lido ao som daquilo!
o que pode acrescentar e retirar a um bólide!
sempre foi um mistério a aptidão masculina para a mecânica, a sapiência técnica, um conhecimento que exige dicionário!
he!he!
só li com música depois!
muito onda "carrinho de choque" este sound!!!mas está em sintonia: queres melhor escola de "tunning"?
Mas confesso que em tempos tive um clio preto, sem palas, de matrícula pequenina( das antigas) com autocolante Liberto.
Para a altura, estava quitado!
q.b.
;)
Brilhante! Manda notícias quando o Fanã conseguir papar a Laurinda no banco de trás do Subaru... Um abraço
Só agora reparei que tinha um link para o meu estaminé!Obrigada!
Tens lá um recadinho!
chuác
:)
És um profiler Asterisco. Há uns dias atrás passou um Fanã por mim com, imagine-se, uma luz azul eléctrico que iluminava a parte de baixo do carro.
LOOLLOLLOOL LOOOLLOOOLLLOOLLOLL...ai que já me dói a barriga.... EEH EHEHEHEH...!! :DDDD
The Crow:
Obrigado pelo elogio. Mas a música ajuda a visualizar a fauna.
Nana:
Estiveste a roçar perigosamente na aresta do abismo, com esse Clio. Isso deve ter sido pela altura em que eu era o orgulhoso proprietário de um R4. Aquilo é que devia valer a pena quitar!!
Já lá vou ao teu cantinho. Primeiro tenho de despachar as correspondência.
Omeublog...deves:
Até isso acontecer, ainda têm de explodir alguns esquentadores. Mas a Laurinda está ansiosa. Ai está, está.
Humor Negro:
Também já fui ultrapassado por um desses. Quase que ia parar à berma.
S.:
Se serviu para te pôr nesse estado, cumpriu os objectivos.
Ahahahahahahah!!!!!!!!!!!!!
Genial!!!!!!!!!!!!!!!!
O bem que sabe um texto genial como este logo pela manhã!!!!
N era um elogio era a constação de um facto. Até pq (saio ao meu paizinho nisto) não faço elogios.
Just me:
E o bem que sabe ler os vossos comentários logo pela manhã!
The Crow:
Então, ainda melhor.
Pontinha:
A Fatinha está a guardar-se para o casamento, mas o Fanã desenrasca-se por outras freguesias.
Da maneira como andam as coisas, da TVI nem bom vento, nem bom casamento.
Uma anatomia perfeita, tunnings, uma pitada de amor/traição - "tás no ponto pah" :P
Mais um asterisko muito bem escrito e com muito humor à mistura. Inimitável.
[]
Gumm:
Obrigado. Mas a culpa é do Fanã.
Pontinha:
Epá, os tuners aí pela Inbicta são piores do que os de cá.
Uma miúda já não pode virar as costas que o Pontinha arrebita logo! Ó menino, comporte-se no blog dos outros, ah!! Veja lá que precisa que lhe ponha a mão por cima!
(desculpa, asterisco, ele anda uma bocadinho afectado desde o incidente)
S.:
A sério que é só desde então? Eu tinha a impressão que ele era saudavelmente louco de origem.
De resto: eu se fosse a ti, relia com algum cuidado os comentários, antes de os publicar: "Uma miúda já não pode virar as costas que o Pontinha arrebita logo(...)"? Aiaiai...
Mas que belo auto-retrato :)
Pedro Couto:
Pronto, fui fisgado. És pior do que a BT da Vasco da Gama.
Mas bem-vido a este cantinho, seja como for.
Não posso deixar de dar os parabéns pela criatividade e pelo rigor deste recorte jornalístico.
asterisco pá, este é um local bastante aprazível!!!
Bom trabalho.
-Peopleware-
vitor m.:
Muito obrigado pelos elogios, e volta sempre!
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