Friday 23 December 2005

Heróis presidênciais


Esta senhora, chama-se Maria Teresa Lameiro, é funcionária pública, de 56 anos e vive em Bila Noba de Gaia, carago.
Até aqui, nada de fora do comum; partilha o destino com milhares de outras pessoas, mais ou menos anónimas, se não em Vila Nova de Gaia, então espalhadas pelo país.
A diferença, é que esta senhora é candidata à Presidência da República. Entregou mais de dez mil assinaturas no Tribunal Constitucional, demonstrando, entre outras coisas, que existe, de facto, discriminação entre habitantes na capital e habitantes em qualquer outra zona de Portugal: como os sacos eram muito pesados, teve de vir duas vezes a Lisboa, porque só pode entregar as assinaturas no Tribunal Constitucional, na capital. Nisto, e como teve de vir de comboio, já gastou uma pipa de massa em comboios e uma data de tempo em entregas.
Ai do doido de França (a terrinha em plena Serra do Gerês, não o país) que se lembre de se candidatar à Presidência da República.
Nas palavras da candidata: "Tudo de uma vez era muito pesado. Foram cinco sacos da primeira vez, e seis na segunda".
Na opinião dela, e não encontro as citações, portanto vai aqui em ad lib e ad hoc, o cargo de Presidente da República é um emprego como qualquer outro, só que financeiramente mais atractivo. A candidatura à Presidência da República era já um sonho antigo, e, admite ela, da última vez não entregou tudo em devida ordem.
É por estas pessoas, que optam por exercer o seu direito a custo, que me irritam profundamente os candidatos-palhaço, como os Manueis Joãos Vieiras. Porque, efectivamente, estão a gozar não com a Presidência, mas sim com as pessoas anónimas, que se candidatam a muito custo, e que levam a coisa a sério. E isto não é uma irritação pessoal: tenho todos os discos dos Ena Pá 2000, divirto-me bestialmente com eles, já o(s) fui ver ao vivo várias vezes e até nem sou muito amigo da República (apesar de aquela ideia de ela andar sempre por aí com um seio de fora ter o seu quê de atractivo).
Para finalizar, três pontos:
  • em honestidade, ninguém vai bater esta senhora;
  • talvez não fosse mal pensado, facilitar a candidatura de não-lisboetas habitante em Portugal à Presidência da República, em vez de estar a debater a estupidez da regionalização ou deslocar Secretarias de Estado para Faro (como de costume, põe-se a carroça à frente dos bois, por estes lados) - é só uma ideia;
  • antes de gozar com algo, dever-se-ia, talvez, pensar em quem, verdadeiramente, é gozado - nesta caso, parece-me ter falhado completamente o objectivo.
Se forem aqui, encontram uma lista dos outros verdadeiros heróis, e se forem aqui, lêem a notícia da candidatura da senhora.
Se alguém me facultar a citação que perdi, tem a minha eterna gratidão.

8 Comments:

At 23/12/05 10:00, Blogger 1entre1000's said...

Não vou tecer comentarios, a guerra e paz norte sul, porque isso ja me aborrece... e ainda por cima este exemplo não é de todo positiovo para eu puxar os galões para o meu lado...
Quanto a senhora, pronto que tá na menopausa (que por si só segundo dizem, nõa é fácil) e disse ao Jerónimo (marido): olha filho cheguei a um ponto que necessito de mudar, a opinião publica decidiu-se a atacar constantemente a função pública, não aguento... mas também deixar de ser funcionária do estado neste país não é fácil... assim como assim acho que há vagas para a presidência da república, olha porque não tentar a minha sorte? E cá está candidata!!!

 
At 23/12/05 10:06, Blogger S. said...

E agora o complemento dessa história. Essa verdadeira heroína dos cabelos oxigenados recolheu as assinaturas TODAS num mesmo sítio. Na Avenida da República, em Gaia, mesmo em frente ao estabelecimento onde esta Yours Truly e o próprio do Pontinha exercíamos a nossa actividade. A senhora, cujo nome nunca apanhei, apesar de ela me ter pedido o meu várias vezes, o número do BI e o local de nascimento, esteve lá, fizesse sol, chuva ou pó (as intermináveis obras do Metro) a recolher as assinaturas dos incautos. Dizia, com - pelo menos que eu testemunhasse - 18 meses de antecedência - que se iria candidatar à Presidência da República. Para nós, já era a Presidenta, uma coitadita, apanhadinha dos neurónios. Já lhe diziamos que não éramos de Gaia (e não éramos) para evadir as suas repetidas investidas. E não é que conseguiu, e que até já no BLOG do ASTERISCO conseguiu menção?! What's next?
Anda-me!!!
Ah! E o Pai Natal é o marido desta senhora!
(agora, a sério, o conteúdo deste comentário é todo verídico. TODO!)

 
At 23/12/05 10:06, Blogger S. said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 23/12/05 13:45, Blogger asterisco said...

O facto de a senhora ser do Norte, é de somenos importância. Aliás, o que é referido no texto, é que existem facilidades em Lisboa, que deveria existir no resto do país.

1 entre 1000's:
Mas quantos de nós têm a oportunidade e a coragem de perseguir um sonho? Eu até a admiro. Há já muitos anos que queria ser candidata, e concretizou esse sonho.

S.:
A isto chama-se a verdadeira quadratura do círculo!

Penso Rápido:
Eh, caneco! Tanta força não! Um bom Natal para ti, também, e para todos à volta dessa mente supersónica.

Objectivo:
Sem dúvida rigorosamente nenhuma. Mas não deixa de ser verdade, que há certas coisas, nas quais nós, em Lisboa, somos particularmente beneficiados. Mas claro que o verdadeiro problema, já desde sempre, se formos ver bem, é o desiquilíbrio entreo litoral e o interior.
Eh, cum camandro!!!! Só agora vi!!! Bom retorno, pá!

Balzakiana:
Esse, ainda é outro problema. Sobretudo se formos ver, que a maioria (se não todos, não me recordo) dos candidatos, chegaram a ir a debates ainda sem a entrega das assinaturas. Ou seja, nem eram efectivamente candidatos. E quando já havia passoas com as assinaturas entregues, que não foram convidadas aos debates.
Mas temos esta hipocrisia dos candidatos "apoiados por partidos mas com candidaturas pessoais". Será que se os papéis estivessem invertidos, Soares ganharia a Alegre?
É por essa (e por outras) que a República, mesmo de seio de fora, não me atrai por aí além. Aliás, a República, cada vez mais, vai nua.

 
At 23/12/05 14:09, Anonymous Anonymous said...

Nós temos "Portugal" e "Portugal Politica", os primeiros têm que alimentar-se e alimentar os segundos! Os segundos são forças coersivas que obrigam os primeiros a trabalhar para todos!
Ainda os segundos, não podem permitir entrada natural a qualquer membro dos primeiros, no espaço dos segundos. Apesar de serem os primeiros, a conquistar, definir, realizar, acrescentar valor, enfim, a esfalfarem-se para que os segundos vivam bem e os primeiros vivam abaixo da razão!
Ainda que: É mais que lógico que o "sangue azul" não corre em qualquer veia, logo só os descendentes ou descendentes de irmãos podem ocupar certos cargos apoiados!
Essa senhora, por muita vontade que tenha, deve ter competências a mais e amizades politicas a menos, (falta de ascendentes politicos) para poder pertencer ao clã de iluminados!
Minha Senhora, eu não vou votar em si porque não gostei de a ver nos debates politicos que deram na tv...................

Raiiiiiiiiiiiiiiiiiivaaaaaaaaaa

 
At 23/12/05 14:18, Blogger 1entre1000's said...

Admiração?!?!?!? Desculpa Asterisco, há sonhos e sonhos e há concretizações e concretizações!!! E o sonho e concretização da senhora tem tudo menos lógica! Ainda bem que o sonho dela não passa por ser nomeada Papa!!! Desculpa mas acho ridicula a candidatura dela, este tipo de situações, quanto a mim fazem cada vez mais com que a visão governativa do pais seja uma anedota... (é a minha opinião)

 
At 23/12/05 16:30, Blogger asterisco said...

Míscaro:
Epá, também não é bem assim. Estatisticamente, gera-se mais riqueza per capita em Lisboa do que em qualquer parte de Portugal. O que acontece, é que há zonas em que há mais concentração de riqueza. Em contrapartida, quase tudo é mais caro em Lisboa (e já nem falo da habitação, que é um autêntico roubo).
Mas no que toca à total parcialidade em relação aos "grandes" e aos seus familiares, estou a 100% contigo.

1 entre 1000's:
E como opinião que é, respeito-a. Mas o facto é que ela se empenhou a sério para o fazer, e respeita o processo, concorde-se ou não com a atitude. Deplorável, é a atitude do Vieira, que o faz possivelmente só porque deve estar aí a estalar outro disco dele. Ela quer ir para o boletim, só nos custa a tinta (porque não vai ter apoios do estado; para isso tinha de chegar aos 5%), e leva aquilo a sério; ele já sabe de antemão que é só pré-candidato.
Aliás, tu mesmo admites que o sonho não é assim tão ilógico: querer ser Papa é que o seria...
Claro que, de um ponto de vista meramente analítico, a candidatura dela é disparatada. Mas talvez isso não seja tanto culpa dela, mas mais do sistema - como já comentei antes: será que, com papéis invertidos em termos de apoio partidário, o Soares ganharia ao Alegre?

 
At 3/1/06 15:41, Blogger asterisco said...

Pontinha:
Pronto. está explicada a razão da sua não-admissão pelo Tribunal Constitucional.

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.