Origens obscuras
Há histórias, que por serem tão bonitas, merecem ser contadas:
Há muitos anos, na véspera de Natal, o Pai Natal estava muito aflito porque ainda não tinha embrulhado as prendas todas, tinha uma rena coxa e outra constipada. Desesperado, foi beber um copo. Chega à adega e não havia nada. Voltou à cozinha para comer alguma coisa e os ratos tinham comido tudo. Como se tudo isto não bastasse, a mulher avisa-o que a sogra ia passar o Natal lá a casa. O Pai Natal passou-se!
No meio do desespero, tocam-lhe à porta. Com a pressa de abrir a porta, tropeça, bate com a cabeça numa esquina da mesa e começa a sangrar abundantemente. Já verde de raiva, abre a porta e dá de caras um anjinho, que lhe diz, com uma voz angelical:
- Olá Pai Natal! Boas Festas! Venho visitar-te nesta quadra tão feliz, cheia de paz e amor. Trago-te aqui esta árvore de Natal. Onde é que queres que a meta?
Foi a partir daí que todas as árvores de Natal passaram a ter um anjinho no topo.
recebido por e-mail
7 Comments:
Balzakiana:
A história (àparte uns pequenos retoques) não é minha, apenas a iniciativa de a colocar aqui o é (bem como a alteração na expressão do anjo), mas ainda bem que gostou. Sem ser propriamente religioso, também prefiro a versão do Menino Jesus. Por sinal, e já que falou em botas na chaminé: na Alemanha na noite de 6 para 7 de Dezembro, celebra-se o S. Nicolau, e as crianças recebem doces que são colocados nos sapatos que elas têm de colocar à porta do quarto de dormir. Há sempre uma origem para tudo, não é?
Quando era pequena, em minha casa era como na da Balzakiana e também viviamos a magia do Menino Jesus, o Pai Natal era descrito apenas como um ajudante do Menino Jesus, e ano após ano tentavamos manter-nos acordados porque a minha avó dizia que o Menino Jesus depois de distribuir os presentes pelos sapatinhos nos vinha dar beijos, mas claro nós (segundo ela) adormeciamos mesmo mesmo na altura em que ele vinha...
Gosto sempre das historias que trazes até nós.
Asteristo, tenho o "nosso Natal" pronto, está verdinho e com algumas bolas vermelhas...
Falta o mais importante.
Ainda estás na disposição de?
Dizes-me como te hei-de fazer chegar a ti? Por mail, através do blogue, diz-me ...
obrigada, beijinho
Agora que falas nisso... Realmente, o anjinho que tenho no topo da arvore, não está lá muito soridente!
Ele há noites..... ;)
vim pra desejar bom natal
Oteublogémazégigante:
Olha, bem visto. Isto das origens das tradições está cada vez mais complicado...
1 entre 1000's:
Nós, lá está, não tinhamos o Pai Natal, mas o tal S. Nicolau, a 6 de Dezembro.
Alex:
Manda por e-mail. Se quiseres, manda o que tiveres, anexado, e manda-me o texto no mail. Assim, vejo o que tens pensado em ternmos de layout, e consifgo ter o texto editável, para poder jogar com a entrelinha.
Míscaro:
Vês, vês?
Patioba:
O Pai Natal também tem direito...
O Chaparro:
Desejo-te o mesmo a ti.
Post a Comment
<< Home