Thursday 25 May 2006

Ferramentas


Sempre que surge a discussão sobre o que faz a diferença entre o ser humano e os restantes animais, aparece a expressão alada do "animal racional": que o ser humano é capaz de formar raciocínios complexos que outros animais não são. Isto, acoplado ao facto de os podermos veicular através de uma capacidade ímpar de comunicar, torna-nos diferentes de todo o resto do reino animal. É evidente que, ao longo dos tempos, quando foi verdadeiramente importante comunicar e raciocinar, acabamos em guerra com outros países, mas enfim. É o que nos separa do resto dos animais, pelos vistos.
Uma outra corrente de pensamento, adiciona mais um factor diferenciador: a capacidade de fazer e utilizar ferramentas. Quem é que não se lembra do início do "2001 - Odisseia no Espaço", no qual um ser humanóide pega, pela primeira vez, numa ferramenta? Claro que foi prontamente utilizada para destruir algo, mas lá está: nós somos o máximo em falar com paus e calhaus (era um osso, eu sei).
Claro que há outros animais que utilizam ferramentas, a começar pelos chimpanzés, que usam paus, e a acabar com gaivotas, que usam as pedras no chão para deixarem cair moluscos do ar e assim parti-los, passando pelas lontras marinhas, naquela imagem gira delas deitadas de costas no mar, com uma concha e uma pedra em cima da barriga, e com outra pedra nas patas, que utilizam como martelo, assim rachando a concha entre as duas pedras.
Mas o fabrico de ferramentas (que não só a procura de algo adequado a fazer a vez delas) é, pelo menos que se saiba, um exclusivo humano.
Para tudo se criam ferramentas. E por essa palavra, entendo não só as chaves de parafusos e associados, mas muito mais. Conheci uma vez um designer, que defendia que não havia brinquedos para crianças, mas sim o que ele chamava de 'tool toys' - ele dizia que qualquer objecto intermediário entre o ser humano e um resultado é uma ferramenta. Pode ser um 'tool toy', como pode ser um 'music toy'.
Por exemplo: é através de uma série de "music toys", que quatro tipos obtém como resultado o que hoje está a bombar nos asteriscos sonoros. Precisamente... Tool.
E dizem vocês: "Caramba, tanta merda para dizer que são os Tool a bombar!".
E digo eu: "Queixem-se ao gajo que me pôs um 'keyboard tool' nas mãos."

4 Comments:

At 25/5/06 17:51, Blogger Alex said...

Mas tu estás com uma alta produção!
Estou a gostar :-)

 
At 25/5/06 18:55, Blogger asterisco said...

Alex:
Olha, aqui entre nós: eu também. E estou atolado em trabalho!

 
At 26/5/06 12:23, Blogger Alex said...

Deixa, já somos 2.
Racionalizar, racionalizar, passamos o tempo a racionalizar.
Pois eu hoje deitei-a fora - a racionalização. E o resultado?
É este sorriso parvo na cara logo de manhã :)))

Sabias que é bom acordar com aquela sensação de que é melhor ainda sentirmo-nos vivos e felizes?
É como eu estou hoje.
Feliz!

Desculpa lá as "lamechices" nos comments mas já sabes como eu sou, não escolho palavras,
deixo-as sair por instinto, sem "racionalizar" ;)

BOM FIM DE SEMANA

 
At 29/5/06 17:19, Blogger asterisco said...

alex:
Estás desculpadíssima; nem o quereria doutra maneira.
E tens razão: às vezes é bom desligar e avançar pelo dia fora em velocidade de cruzeiro: a embalagem que se traz, é a que faz avançar o tempo.
Espero que tenhas tido um bom fim-de-semana, também.

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.