Tuesday 5 June 2007

Contrastes

Lembram-se disto?
Na altura, eu disse que a combinação das cores iria ficar para outro post. E esse post, é este.
Cada uma das peças do Tangram tinha uma cor de fundo e uma cor para as letras, sendo que se tratava sempre de cores que se definem como "cores complementares".
Cores complementares, em termos técnicos, são duas cores que, adicionadas, dão um tom de cinzento. No máximo, podem resultar em branco, no caso do sistema aditivo, ou preto, no sistema subtractivo.
Uma maneira simples de se definir a cor complementar de outra, pelo menos no sistema subtractivo (que acaba por ser o que utilizamos mais), é que a cor complementar duma cor, tem o mínimo possível dessa cor na sua composição.
Assim, a cor complementar dum azul, será um cor-de-laranja (vermelho e amarelo), a dum lilás (azul e vermelho) será um amarelo, etc. Percebe-se bem neste gráfico:

As cores complementares, de certo modo, não são complementares: são antagónicas - encontram-se em pontas opostas dos esquemas cromáticos, o que faz com que sejam de alto contraste.
São importantes, também, porque criam sensações no observador, que são exploradas no marketing: um truque para a carne ter um aspecto mais fresco, é colocá-la perto de algo verde - salada, p.ex.
E o "branco, mais branco", não tem nada a haver com limpeza. Todos os detergentes modernos têm na sua fórmula um agente azul (nalguns, vê-se perfeitamente os grãos azuis). Eles não limpam nada. O que fazem, como são uma cor complementar dos tons amarelados, é "pintar" a roupa num ligeiríssimo toque de azul, o que lhe retira o amarelecimento natural.
E, caso um dia pintem uma parede de branco: juntem-lhe uma a duas gotas de lilás (basta muito pouco): evitam o amarelecimento pelo sol.
O fenómeno por detrás disto, é que as cores subtractivas funcionam pelo princípio da reflexão: nós vemos as cores que não são absorvidas pelo suporte. Lilás é lilás, porque uma grande parte do amarelo foi absorvido.
Se se juntar um pouco de lilás (e basta muito pouco) à tinta branca, dá-se logo por isso: é mais "branca", e o pouco amarelo que a parede ganha com o tempo, passa a ser absorvido pela sua cor complementar.
Em contrapartida, a utilização intensa de cores complementares, como no Tangram lá de cima, cria frequentemente irritação visual. Por isso, peço desculpas.

4 Comments:

At 5/6/07 17:33, Blogger S. said...

Aprendi!! :D

 
At 5/6/07 17:58, Blogger 1entre1000's said...

não tem nada que pedir desculpas uma vez que nós é que temos que agradecer mais uma lição do professor asterisco!

 
At 6/6/07 11:54, Blogger Alex said...

Hoje já vi com outros olhos, ontém estava com visão turva.
A tua combinaçao de cores é perfeita.
Há dias despejei umas colheres de sobremesa de tinta laranja numa lata de tinta branca de 20 litros.

O resultado foi surpreendente ...
tem a cor de uma fruta. Sabes qual?

 
At 3/7/07 15:35, Blogger asterisco said...

S.:
E nem toda a gente pode dizer o mesmo.

1entre1000's:
Agradecemo-nos mutuamente, então. Pode ser?

Alex:
Hmmm... Não estou a ver uma fruta laranja-pastel.

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.