Friday 1 September 2006

67 anos

poland invasion
Naturalmente, o cidadão comum não quer a guerra; nem na Rússia, nem na Inglaterra, nem na América, nem na Alemanha. Em análise final, são os dirigentes dum país que determinam a política, e é sempre uma questão muito simples arrastarem as pessoas consigo, seja numa democracia, uma ditadura fascista, num parlamento ou numa ditadura comunista. O povo pode ser sempre levado à vontade dos dirigentes. É fácil. Tudo que se tem de fazer, é explicar-lhes que estão a ser atacados, e denunciar os pacifistas por falta de patriotismo e exporem o país ao perigo. É igual em todos os países.
Faz hoje precisamente 67 anos, que a Alemanha invadiu a Polónia alegando que alguns postos fronteiriços tinham sido atacados por soldados polacos, no que seria uma preparação para uma invasão a toda a escala. Mais tarde, soube-se que tinha havido ataques, mas que tinham sido fabricados: vestiram prisioneiros com fardas polacas, dispararam uma balas contra os postos fronteiriços e depois trataram de ter "soldados polacos abatidos durante a tentativa de invasão".
A 1 de Setembro de 1939, começou, efectivamente, a Segunda Guerra Mundial.
A citação ali de cima, foi proferida por Göring durante o seu julgamento, em Nuremberga, e só peca por omissão. No fim, falta-lhe o apêndice: "... e em qualquer altura".

0 Comments:

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.