Monday, 4 September 2006

E ele não se cala com isto...

O título do asterisco sonoro de hoje, é a última palavra do post anterior, só que em estrangeiro. Eu, quando faço as burradas, gosto de as fazer em grande estilo. Estilo que, por acaso, acho que esta canção dos 857 também tem - é cool.

25 Comments:

At 5/9/06 02:06, Anonymous Anonymous said...

Não é que goste especialmente deste * sonoro, mas toma lá aquele abraço!

 
At 5/9/06 14:21, Blogger asterisco said...

Míscaro:
Um grande abraço para ti, também!
Se não gostas deste, diz-me lá uma alternativa; isto é um espaço de interacção (salvo seja!!!!!).

 
At 5/9/06 15:36, Blogger Alex said...

Olha o miscaro :-)

O que será feito da Caipira? Perguntas-lhe tu, ou pergunto eu ...?



Já votaste numa das 7ª maravilhas do mundo? Ainda não?

 
At 5/9/06 16:28, Blogger asterisco said...

Alex:
Em relação à Caipira, sei que está muito bem (pelo menos estava, há um mês e meio) e, pelo que percebi, anda bem atarefada.
Em relaçao às maravilhas do mundo, li agora uma notícia sobre a votação e, ao descobrir que entre elas estava o castelo de Neuschwanstein, na alemanha, desisti de votar. Quem põe aquilo numa lista dessas, não deve ter os critérios lá muito bem afinadinhos.

 
At 5/9/06 17:18, Blogger Alex said...

O Castelo de Neuschwanstein (em alemão: Schloss Neuschwanstein, "novo cisne de pedra") é um castelo alemão construído na segunda metade do século XIX, perto das cidades de Hohenschwangau e Füssen, no sudoeste da Baviera, a escassas dezenas de quilómetros da fronteira com a Áustria. Diz-se que é o edifício mais fotografado do mundo, e um dos destinos turísticos mais atractivos da Alemanha.

A sua construção foi iniciada pelo rei Luís II da Baviera, o Louco. Deve o seu nome a uma das óperas de Wagner, Lohengrin, onde aparece o Cisne da Noite. A traça do castelo deve-se a Christian Jank. Situa-se próximo de Hohenschwangau, um outro castelo, restaurado pelo pai de Luís, Maximiliano II da Baviera. Devido às suas excentricidades, diz-se (aparentemente sem razão) que Luís usou parte do erário público bávaro para financiar a construção do castelo (na verdade, parece que usou apenas as suas próprias riquezas). De qualquer forma, Luís suicidou-se em 1886, antes de ver a sua obra-prima completa; pouco depois, o castelo com o seu esplêndido recheio foi aberto ao público. Inúmeras tapeçarias e pinturas ilustram cenas das ópera de Wagner, reflectindo o amor de Luís pelos trabalhos do seu compositor. Contudo, muitos dos quartos não foram decorados; apenas 14 estavam completados aquando do suicídio de Luís.


Postal da década de 1890 representando o casteloDe Marienbrücke tem-se uma excelente perspectiva do Neuschwanstein.

Diz-se que este verdadeiro castelo de contos de fadas da Baviera terá inspirado o moderno castelo da Bela Adormecida na Disneylândia, símbolo da própria companhia Walt Disney.



O que foi Asterisco???
Conta-me o que eu não sei.
Foi precisamente a minha escolha.

 
At 5/9/06 17:37, Blogger asterisco said...

Alex:
Ena, ena. Estudaste bem a lição. Mas Neuschwanstein quer dizer "Nova Pedra de Cisne". Para ser "Cisne de Pedra", teria de ser "Steinschwan".
A mim, aquilo sempre pareceu uma aberração romântica, completamente deslocada do seu tempo e da sua realidade. O grosso dos turistas que o visitam são, precisamente, americanos, que devem ser o único povo que acha aquilo típico e/ou genuíno. E é verdade: o castelo da Disney foi mesmo inspirado naquilo.
Se Luis II da Baviera se suicidou, é debatido acesamente. Uma das possibilidades, é não ter-se afogado a si mesmo, mas sim ter sido afogado num lago, a mando de pessoas muito influentes, devido à sua crescente loucura e excessiva drenagem dos cofres do estado. Neuschwanstein poderá ter sido construido com dinheiro próprio, mas o resto das suas excentricidades foram sugadas de outros lados.
A minha escolha, de entre a lista (e os que conheço), cairia sobre Petra. Uma cidade toda esculpida em pedra, isso sim: uma maravilha da civilização.
No entanto, bem que se poderá discutir que as pirâmides (apesar do fundo religioso) também exigiram uma certa dose de loucura do faraó que as mandou construir... e, no entanto, eram uma das sete maravilhas originais.

 
At 5/9/06 17:44, Blogger Alex said...

Ó Asterisco.
Já me devias conhecer um bocadinho.
Estou-me borrifando para quem são os turistas maioritários, ou para o suicidio do Luis da Baviera.
Tenho uma adoração por castelos (desde miuda, talvez ainda perca a mania) e sempre gostei deste castelo. Acho-o Fabuloso. Principalmente por ter sido construido a esta altitude.


Manias!
Fiquei mais descansada, pensei que sabias alguma aberração estranha sobre o local (tipo ter servido de antrio para alguma coisa estranha, retirava já o meu voto!!!).


E com isto, ocupei-te, literalmente, o teu post sobre a cançao dos 857 :))))

 
At 5/9/06 17:58, Blogger asterisco said...

Alex:
Hehehe. Pois ocupaste.
Eu visitei vários castelos na Alemanha, com os meus avós. Eles moravam à beira do Reno, perto da confluência com o Meno (Coblença), onde há montes de castelos. Nunca fui ver este, no entanto (bem mais a sul). Mas posso-te dizer isto: há castelos construidos muito mais alto do que Neuschwanstein, precisamente porque tinham funções defensivas.
Mas, fica sabendo, que Luis da Baviera, no meio da loucura dele, tinha um fascínio pelo oculto e misticismo (tal como o protegido dele, Wagner, precisamente), e é sabido que nas grutas que ele mandou costruir debaixo do castelo (que, só por si, já são um monumento ao excesso) se passaram rituais muito peculiares, envolvendos as seitas e sociedades secretas mais estranhas da altura, sacrifícios rituais incluidos - uma das teorias sobre a morte de Luis, é precisamente devido a ele, alegadamente, ter falado sobre esses rituais secretos.
E se pensas que consegues ocupar isto aqui sozinha, estás muito enganadinha!!! Hahahahahaha!!!

 
At 5/9/06 18:05, Blogger Alex said...

Ai mas tu estás a puxar-me.
E eu gosto destes picanços :)))

O tópico está perfeito!
Reparaste?

Volto mais logo.
Ai volto!

 
At 5/9/06 18:25, Blogger asterisco said...

Alex:
Até te peço por favor. É sempre um prazer.

 
At 6/9/06 09:43, Blogger Alex said...

Então bom dia :)

Sobre o castelo, ainda não falámos da vertente da Ópera. As ÓPERAS DE RICHARD WAGNER.

Mas tu secalhar não gostas de ópera.


Foi o Rei Ludvig (que era conhecido como o arquitecto dos castelos de encantar) que teve a inspiração para o grande castelo nos morros a pique que serviam de protecção natural a qualquer invasor. Um mini festival de Wagner que o Rei Ludvig pediu para o teatro da corte de Munique em 1867, serviu de mote à sua inspiração.

Neuschwanstein foi o 1º castelo planejado pelo Rei Ludvig construído numa área muito amada pelo Rei, na montanha mais alta dos Alpes Alemães, conhecida pela montanha de escarpas quase impossível de escalar na altura. Foi considerado por ele e por todos como: O castelo dos Contos de Fadas!

A história, um pouco mórbida, conta que o Rei Ludvig da Baviera, um eterno apaixonado pelas artes, morreu no dia em que o castelo terminou de ser construído. O Castelo não voltou a ser ocupado, passando a servir de museu.

Todos os quartos do castelo têm pinturas de cenas das ÓPERAS DE RICHARD WAGNER.

O Rei aoproveitou toda a ala do 4º andar para construir um Teatro onde eram representadas as Óperas de Wagner.

Walt Disney visitou o Castelo e gostou tanto que construir a sua républica na Disneylandia.

 
At 6/9/06 09:47, Blogger Alex said...

Ando à procura dos "podres" :-)

 
At 6/9/06 09:48, Blogger Alex said...

Sobre a "altitude" não é tanto a altura, mas sim o formato a pique da montanha onde foi construido.

 
At 6/9/06 09:53, Blogger Alex said...

Ha! Espera. Encontrei uma coisa gira. É a chamada "rota romantica".

É UMA LENDA !

hehehehe

Diz assim: Uma das rotas mais famosas da Alemanha é a Rota Romantica. Nesta rota, encontra-se o Castelo de Neuschwanstein. Diz a lenda que se as mulheres que visitarem o castelo "acostarem" (?) à cama do rei (nunca tinha ouvido esta expressão), serão felizes para sempre no amor.

hahahahaahhaa


Será? Quer dizer, seria?
Vou procurar mais lendas.

 
At 6/9/06 09:57, Blogger Alex said...

http://photos1.blogger.com/blogger/4218/581/1600/Neuschwanstein.jpg


Uma foto.

Enquanto procuro mais lendas.

 
At 6/9/06 09:58, Blogger Alex said...

Este castelo de contos de fadas, construído num rochedo íngreme ao estilo de um castelo medieval, foi mandado construir pelo Rei Bávaro Ludwig II. Um homem bastante dedicado às artes, Ludwig gastou muitos dos seus recursos financeiros na construção de castelos e no apoio à ópera. Acredita-se que o Castelo de Neuschwanstein providenciou a Wagner muita da sua inspiração para compor a sua música!


Já percebeste porque é que votei no castelo ??

:))))

 
At 6/9/06 10:04, Blogger Alex said...

Não encontro nada sobre essas "reuniões" suspeitas nas caves do castelo ...

 
At 6/9/06 16:02, Blogger asterisco said...

Alex:
Xiiiiiii, tu estás com a pedalada toda!!!
Tenho em casa um artigo sobre essas reuniões, numa revista alemã que eu assinava há uns anos atrás. A ver se descubro.
Não sou, de facto, um grande apreciador de ópera, e as poucas de que gosto, ficam mais para trás do que Wagner (do qual, aliás, sou pouco apreciador - é demasiada pompa).
O primeiro texto desta leva, refere que os castelos dele ficavam nos montes porque "(...)serviam de protecção natural a qualquer invasor(...)", o que é incorrecto: Neuschwanstein nunca foi pensado como fortaleza (repara que não tem ponte levadiça, nem ameias, nem paredes exteriores fortificadas).
Essa história do "encosto" não conhecia; é engraçada. Não deixa de ser curioso, porque, aparentemente, Ludwig era homossexual (adiou tanto o seu casamento com Sofia da Baviera, que o pai desta o instigou a dissolver o noivado). Na correspondência de Ludwig essa inclinação está razoavelmente bem documentada; um dos seus amigo também se tornou famoso: era o escritor Leopold von Sacher-Masoch, do qual derivou o termo "masoquismo".
Não é correcto, também, que Neuschwanstein tenha inspirado Wagner: Ludwig teve de expulsar Wagner da Baviera em 1865, sob pressão da população de Munique, do seu governo e até da sua família (era popular, o gajo). Neuschwanstein foi iniciado em 1869, só 14 anos antes da morte de Wagner. apesar de O Anel dos Nibelungos só ter tido a estreia em 1881 (em Berlim), o libretto já estava pronto desde 1852. Aliás, o simples facto de os quartos estarem todos decorados com motivos de óperas de Wagner, é suficiente para provar que elas já existiam. A inspiração foi mais ao contrário: de Wagner para o castelo. De resto, não há provas que Wagner tenha sequer entrado no castelo. Sabe-se que sabia dele, porque Ludwig lhe apresentou os planos. Na altura, Wagner já morava em Bayreuth, e estava mais preocupado com a edificação das infraestruturas do Festival de Bayreuth, que ainda hoje em dia acontece todos os anos.
Numa coisa tens razão: Neuschwanstein não tem paralelo. Isto porque não segue nenhum estilo em particular, nem é fácil de definir em termos de edifício; não é um castelo, não é um palácio, não é neo-gótico, não é (nada) barroco, não é românico.
É um pouco de tudo, mas, ao mesmo tempo, não é nada. Ao contrário dos outros dois palácios que Ludwig construiu, este é um total devaneio. Uma navegação na mayonnaise.
Um dos que fui ver com os meus avós, um castelo "à séria" (é do séc. XII), foi este. Havias de ver o ar do Piolhão ao entrar aqui, quando lá estivemos este Verão!!

 
At 6/9/06 22:19, Blogger Alex said...

Eu logo vi que não era bom sinal estares desaparecido tanto tempo ... ena pá :(


Fico à espera. Da tua revista. Gosto de saber essas histórias. Lembrei-me agora que nunca cheguei a completar os posts da monarquia em Portugal (as desavenças, os amores e desamores, as histórias camufladas de todos, ou quase todos, os reis de portugal.

Todos os castelos foram construidos em posições estratégicas e defensivas. Nenhum se destinava a servir de "museu" lá no alto das nuvens :-)
Claro que o rei, louco como era, tinha que ser protegido. A ponte levediça foi retirada porque apodreceu com o tempo mas se reparares, um dia que lá fores, ainda lá estão os mecanismos manuais da dita cuja! Ora, ora.


Ludvig não era homosexual! Era uma questão de estratégia de "defesa" do reino, assim, as donzelas não corriam "perigo" e podiam frequentar a corte sem qualquer problema.

Sobre a Opera, nem discuto contigo, tenho documentos escritos e reais que comprovam que Wagner se inspirava num daqueles salões de janelas altas com vista para o lago. O que tu não sabes, é que nesse lago - diz a lenda - vivia uma espécie de sereia que tinha um dom muito especial. Todos os dias pela meia noite, vinha para a margem e cantava.


Esses castelos são lindos realmente, mas não fazem parte da lista "salganhada" que foi aprovada pela Federação. (TENS MAIS FOTOS ???? QUE ESPANTO!!!


Resumindo, se não encontrares a revista lá em casa (e não vale dares a desculpa que tudo está ainda em caixotes por causa da mudança) não me consegues provar que nas caves do Castelo Neuschwanstein se passavam "coisas" muito estranhas :))))



Agora vou vasculhar esses links ao som dos waterboys!


E nunca mais te falo sobre votos de coisas maravilhosas na Internet!

;-)

 
At 7/9/06 11:32, Blogger asterisco said...

Alex:
Há aqui uma questão de semântica, que esclarece a função defensiva de Neuschwanstein. Em alemão, é "Schloß Neuschwnastein". Ora bem, "Schloß" não tem tradução para português ("castelo", neste caso, é uma solução de recurso), mas, por definição, é um residência (Versailles, em alemão, é um "Schloß", p.ex.). Uma fortificação é uma "Burg" - tal como o significado original de burgo.
Poder-se-à descrever assim:
Até pode ter inspirado Wagner em algo, não o disputo, mas terá sido, certamente, uma inspiração menor. As histórias das óperas dele centram-se quase exclusivamente na mitologia germânica ("O Anel dos Nubelungos" não é um título inventado por ele - é mesmo o nome dessa parte da mitologia) e, com a idade que ele já tinha quando o castelo finalmente ficou pronto, o discurso musical / melódico dele já estava bem desenvolvido - poderá ter sido, talvez, uma inspiração espiritual.
A revista está, de facto, encaixotada, e ainda nem sequer está na casa nova... é a desculpa esfarrapada. Mas tens razão: tenho de a encontrar. A mudança é este fim-de-semana, portanto, vamos a ver. no entanto, tendo em conta o pendor para o misticismo de Kudwig, tewns de admitir que não é difícil imaginar que ele estivesse envolvido em sociedades secretas - que, em pleno romantismo, apareciam que nem cogumelos por todo o lado.
Ludwig era homossexual (o que lhe criava um sério conflito interno, porque, à luz do seu catolicismo devoto, isso era condenável), e existem várias referências sobre isso nos seus diários pessoais - inclusivé juras a si próprio de abdicação, caso voltasse a "cair no pecado". O seu ajudante-de-campo, o príncipe Paul von Thurn and Taxis foi, durante muitos anos, o seu amante. Isto aparece na biografia dele (a família von Thurn und Taxis está muito bem documentada: foi a casa nobre mais rica da Alemanha, durante séculos, porque detinha o direito de exploração dos correios), bem como no diário de Ludwig.
Seja como for: se gostas do castelo, se ele te fascina assim tanto, fizeste muito bem em votar nele. E não interessa muito o que se passou nas cavernas ou não; a construção das pirâmides ou da Grande Muralaha também não foram propriamente pacíficas, e nas pirâmides sul-americanas faziam-se sacrifícios humanos. E isso não lhes estraga (pelo menos a esta distância temporal) a beleza ou o valor artístico.

 
At 7/9/06 11:33, Blogger asterisco said...

E assim se fazem 21 cometários num post duma música hip-hop. Sobre um rei louco e o seu castelo. Está bonito, isto, está...

 
At 7/9/06 11:56, Blogger Alex said...

E para rematar, vai ver o que encontrei durante a descida às catacumbas de Neuschwanstein!

Ao que parece, era o seu lugar preferido, onde se recolhia para meditar e beber um bom vinho. Pois, maluco, maluco!


Maluca esta ideia dos castelos, mas eu gostei!

Um bom dia para ti :-)

 
At 7/9/06 12:13, Blogger asterisco said...

Alex:
Um dos outros dois castelos, também tem uma gruta artificial: tem cisnes vivos, iluminação artificial em várias cores e, crème de la crème, uma concha gigante, na qual ele navegava num lago artificial, enquanto ouvia cantar artístas mandados vir de propósito. É tão kitsch, que já tem graça.

 
At 7/9/06 12:17, Blogger Alex said...

Fogo :/

As coisas que nós andamos a descobrir.
Não é melhor parar por aqui??

 
At 7/9/06 12:20, Blogger asterisco said...

Alex:
Hehehe. Talvez seja. Partamos para outra. Hehehe.

 

Post a Comment

<< Home


Creative Commons License
Este estaminé está licenciado sob uma licença Creative Commons.